Facebook
Twitter
ReddIt
Tumblr

Apesar de o Terror não ser o meu género preferido, gosto de um bom filme de terror de vez em quando.

Portanto, quando descobri que ia ver o Regressão do Alejandro Amenábar, realizador do excelente Os Outros (2001), fiquei entusiasmado!

A premissa do filme é interessante. A história é inspirada no pânico que se instalou na América no fim dos anos ’80 e início dos anos ’90 quando rumores começaram a circular acerca de cultos satânicos que raptavam e matavam pessoas. Foi um verdadeiro fenómeno cultura, transversal a quase toda a sociedade americana, e um dos melhores exemplos modernos de histeria de massas, tendo envolvido enormes investigações do FBI sem que nunca se descobrissem provas concretas de nada.

A história passa-se exactamente numa pequena cidade americana onde uma rapariga acusa a família de pertencer a um desses cultos satânicos.

maxresdefault

A história progride de forma interessante à medida que o principal detective do caso vai investigando a situação, passando por várias fases de descrença, cepticismo, dúvida, medo, suspeita e até ao ponto de começar a duvidar da existência verdadeira do Diabo.

O ambiente de tensão e a atmosfera opressiva, conseguida à custa de uma boa fotografia e boa realização são o que mais contribui para o “terror” do filme. Por outro lado, os sustos propriamente ditos são poucos (o que não é mau) e o medo é escasso (isso já é pior).

Um dos aspectos mais positivos da história é o facto de manter ambíguo durante imenso tempo sobre se se trata apenas de pessoas que andam a cometer homicídios ou sobre se haverá de facto alguma coisa mais sobrenatural a acontecer.

Infelizmente, essa ambiguidade não é suficientemente explorada, a resolução do conflito não é particularmente inesperada, nem é bem executada. O filme acaba sem um clímax, com uma solução que, apesar de absolutamente lógica (previsível?), não tem nada de interessante.

regression4-xlarge

As interpretações são sólidas mas nada de especial. Tanto Emma Watson como Ethan Hawke estão na sua zona de conforto e não fazem nada que não tenham já feito dúzias de vezes.

O cast de secundários acaba por ser quase mais interessante, com Dale Dickey, David Thewlis e Devon Bostick a serem subaproveitados.

true-blood-dale

Honestamente fiquei desiludido. Fico com a impressão que o Alejandro Amenábar estava a precisar de dinheiro, então escreveu uma historieta simples e filmou-a no género com que mais se sente confortável, só para poder pagar as contas.

1280x720-hlT

Apesar de ter gostado da fotografia, o mais certo é que daqui a uns anos quando me perguntarem acerca do filme, nem vou ter a certeza de o ter visto ou não.

Sabiam dos Pânicos Satânicos que assolaram a América no início dos anos ’90?