You talkin’ to me? A célebre frase de Travis Bickle, será novamente ouvida no grande ecrã nas celebrações do 40º aniversário de Taxi Driver com exibição do filme mítico de Martin Scorsese, numa versão digital restaurada e remasterizada, em exclusivo, no Espaço Nimas, a partir de hoje, 22 de Setembro.
À cópia digital restaurada juntam-se um novo cartaz e um novo trailer, criados especialmente para a efeméride. Este restauro, supervisionado por Martin Scorsese e pelo director de fotografia Michael Chapman, tem a assinatura da Sony Pictures, e foi feito a partir do negativo original do filme. A partir deste mês, esta versão restaurada começa a ser exibida também nas principais salas de cinema por todo o Mundo.
https://www.youtube.com/watch?v=w6ta3Ci5YWg
Em Taxi Driver, considerado frequentemente um dos melhores filmes do século XX, Robert de Niro interpreta Travis Bickle, veterano da Guerra do Vietname, personagem icónica que percorre as ruas de uma Nova Iorque fervilhante num táxi amarelo. Taxi Driver foi uma das várias colaborações entre o realizador e o ator: antes estiveram juntos em Os Cavaleiros do Asfalto, a seguir fizeram O Touro Enraivecido, O Rei da Comédia, Tudo Bons Rapazes, O Cabo do Medo ou Casino.
Em Março deste ano, Martin Scorsese, Robert de Niro, Jodie Foster e o argumentista Paul Shrader reuniram-se no Festival de Cinema de Tribeca – do qual Robert De Niro é um dos fundadores – para celebrar os 40 anos do filme, e apresentá-lo nesta versão restaurada que chega agora às salas de cinema.
É estranho pensar que passaram quatro décadas desde que filmámos Taxi Driver nas ruas de uma Nova Iorque muito diferente. O filme foi feito com uma grande energia, a começar pelo guião único do Paul [Schrader], e eu trabalhei com o grupo mais extraordinário de artistas que poderia imaginar – a Jodie [Foster] que na altura tinha 13 anos, e o Bob [Robert De Niro] deram ao filme algo precioso, perigoso e, no fundo, marcante.
Afirmou Martin Scorsese na altura desta homenagem.