Com o início da tão aguardada sexta temporada da série, achei que valesse a pena recordar, por curiosidade, algumas diferenças entre a série e os livros. Antes disso, quero clarificar uma coisa: esta selecção não inclui algumas das maiores diferenças, eventos ou personagens que existem nos livros e não na série, porque penso que podem ainda vir a aparecer ou a ser mencionados e não quero estragar a série para ninguém! Logo, este artigo não tem spoilers para quem já viu toda a série até agora. Como já sabemos, a série desviou-se da história dos livros, tendo havido uma mítica reunião entre os escritores da série e George R. R. Martin na qual combinaram um final em comum. Sendo assim, estão aqui cinco diferenças entre os eventos dos livros e da série, sem nenhuma ordem em particular.
Jeyne Poole
Alguém se lembra de Vayon Poole? Era o encarregado de Winterfell, um homem de confiança de Ned Stark, que foi com ele para Porto Real na primeira temporada. A sua filha, Jeyne, foi com ele. Na série, Jeyne é uma personagem que só aparece uma vez, interpretada por uma extra, na imagem em baixo. Porém, nos livros, Jeyne é a melhor amiga de Sansa, tendo algum destaque, e durante o massacre dos homens Stark na primeira temporada, quando matam o pai, é presa. Não sabemos nada dela durante muito tempo, até que volta a aparecer – os Lannister treinaram-na para fazer de conta que é Arya Stark, que se encontra desaparecida (como nós sabemos, agora em Braavos) desde os acontecimentos fatais. Esta falsa Arya é enviada de novo para o Norte e é dada em casamento a Ramsay Bolton, ou seja, tem nos livros o destino que na série foi dado a Sansa. Apenas aqueles que conheciam a vida em Winterfell intimamente conseguem ver a diferença – Theon Greyjoy repara imediatamente que os olhos da Arya falsa são castanhos, e os da verdadeira eram cinzentos. Parece-me que na série decidiram eliminar esta personagem completamente, o que acaba por não ter grande peso. De resto, dá muita mais profundidade e interesse à personagem de Sansa.
Ros
Quem é que se poderia esquecer de Ros, a prostituta da Cidade do Inverno que serve Tyrion Lannister numa das primeiras cenas da série, e pela qual Theon é claramente louco? Ela depois vai para Porto Real e acaba a trabalhar para o Mindinho, aliando-se a Varys e tentando ajudá-lo a salvar Sansa Stark. Enquanto que nos livros, Ros simplesmente não existe. O papel de Ros foi acidental, criado pela impressão positiva causada aos produtores pela interpretação da actriz Esme Bianco, inicialmente contratada para representar uma “prostituta ruiva” mencionada por alto. O seu papel acabou também por incluir o de várias prostitutas de menor importância que aparecem nos livros, como Alayaya, a prostituta que Cersei prende e tortura para atormentar Tyrion, pensando que tinha capturado a sua amante secreta, que na realidade era Shae.
A Morte de Meryn Trant
Meryn Trant é o pedófilo que Arya assassina num bordel em Braavos, pois estava na sua lista: foi ele o que liderou o grupo enviado para capturar Arya e matar Syrio Forel, o seu instrutor de “dança”. Depois do acto, Arya é castigada com a cegueira por tirar uma vida que não lhe pertencia. Porém, nada disto acontece assim nos livros. Arya, de facto, é cegada por ter morto alguém, mas Meryn Trant no livro continua em Porto Real. Arya mata um homem da Patrulha da Noite chamado Dareon, que tinha sido enviado para longe da Muralha numa missão de importância vital e que se tinha tornado num traidor, num vira-casacas, rejeitando os seus votos e dedicando-se a cantar, declamar poemas e beber em antros de prostitutas em Braavos. Arya assassina-o, naquilo que a maior parte dos teóricos de teclado interpretam como a continuação dos deveres sagrados da família Stark.
Maester Aemon
Uma das personagens mais complexas, e certamente a mais sábia, o Maester Aemon morre calmamente na sua cama no Castelo Negro, na série. Nos livros, a sua morte é muito mais desagradável. Como sabemos, Sam foi enviado por Jon para se tornar um maester na Cidadela. É decidido que Aemon acompanhará Sam nesta viagem, de modo a poder viver os seus últimos anos no meio dos seus colegas de profissão. Na viagem, ao longo da qual a saúde de Aemon definha visivelmente, o grupo tem de fazer uma paragem em Braavos para mudar de navio. É aí que Aemon morre, agonizante, e para além da enternecedora cena na qual ele chama pelo irmão (“Egg? Sonhei que era um velho”), ele lamenta também a sorte de Daenerys. Como sabemos, Aemon é um Targaryen, e ao longo da viagem ouviu rumores sobre os dragões da sua sobrinha-neta. Ele morre cheio de pena, desejando poder aconselhá-la e dar-lhe conhecimentos sobre os dragões que se perderam ao longo do tempo, mas que ele ainda tem.
O Casamento Vermelho
Mais particularmente, a esposa de Robb Stark. Enquanto que na série é introduzida uma nova personagem feminina forte, Talisa Maegyr, que se torna a Rainha do Norte, nos livros a mulher de Robb é bem diferente. Chama-se Jeyne Westerling, e Robb apaixona-se por ela quando vai conquistar a fortaleza da sua família no Oeste. É descrita como tímida, pequena, e, apesar de bonita, bastante desinteressante. Enquanto que Talisa engravida, Jeyne nunca consegue conceber; e enquanto que Talisa é assassinada juntamente com Robb e Catelyn nas Gémeas, Jeyne permanece em segurança em Correrrio. Após o desastre, Jeyne recebe um perdão, e mantém a sua vida, se bem que pouco mais.