“Changeling”
A Amberle está dentro da Ellcrys, e cá fora os elementos também se manifestam perante o teste, com tempestade – ventos agitados, relâmpagos, chuva. Dentro da árvore, ela percorre caminhos estreitos entre raízes que se vão mexendo ou aumentando. Não referi antes, mas a indumentária escolhida para esta aventura não podia ser menos adequada. Quem é que parte para um teste no desconhecido, dentro de uma árvore com um vestidinho branco/prateado todo vaporoso? Eu sei que ela é princesa mas…
Cá fora, Allanon informa o Will que a Amberle não poderá sucumbir ao seu medo, porque não só irá ser morta pela árvore, como irá destruir qualquer esperança de salvar o mundo de Dagda Mor. Aposto que a dica tinha valido à Amberle antes de lá entrar.
Quando ao teste da Amberle, não vou spoilar totalmente, mas resumi-lo com este gif, e dizer que ela o supera:
Quando Amberle passa o teste, o tempo cá fora amaina e fica um dia maravilhoso de… Primavera, possivelmente. Ela tem uma visão em que vê uma espécie de vitral com uma imagem que me pareceu uma rosa em chamas, o Will e a Eretria. Essa visão deverá ser o guia sobre o que tem de fazer a seguir para salvar a árvore. Mas lá dentro ainda, ela caminha até uma raíz que tem uma flor na ponta, flor essa que se abre e lhe revela a “semente” da árvore (um género de noz em filigrana prateada), que ela tira e leva lá para fora com orgulho e sensação de dever cumprido.
É neste momento que percebemos quem era o espião de Dagda Mor no palácio. Um dos guardas. Percebemos também que é outro monstro, que se chama changeling, que na sua forma original é uma mulher com aspeto tribal, mas que tem o poder de assumir a forma de quem quiser. Por isso até aqui assumiu a forma de guarda para espiar o que se passava. Este monstro e o Dagda Mor também falam outra língua, o Noalath, que assim à primeira vista soa parecido ao Dothraki ou High Valyrian de A Guerra dos Tronos, ou não tivesse sido criado pela mesma pessoa, David J. Peterson.
O símbolo da rosa em chamas é o símbolo do Safehold, o sítio para onde têm de levar a semente da Ellcrys, mas ninguém o reconhece ou sabe onde fica. O rei diz que deve ser a Amberle a ir, acompanhada do Will e Allanon.
Entretanto, o tal guarda mata o jardineiro da Ellcrys, e ficamos a saber que o Bandon consegue ver a morte das pessoas quando toca nelas. O Will mostra-lhe o desenho da rosa em chamas e ele diz que o viu quando tocou em Amberle, e também viu a rover Eretria.
É a seguir que Eretria chega finalmente ao palácio, disfarçada com uma capa de elfa que encontra pelo caminho. Consegue, mais uma vez, seduzir o parvo do Will e dormem juntos, e ela rouba-lhe as pedras e foge enquanto ele dorme.
O guarda “changeling” assume a forma de Eretria para tentar matar a Amberle num corredor, mas não consegue. Os outros ficam todos é a pensar que foi a Eretria! Claro que é apanhada e presa porque ninguém acredita nela.
Uma cena um bocado desgarrada da procura pelo monstro, mas aparece o rei avô a dar a espada do pai de Amberle à neta. Foi rápido e emotivo.
O Allanon e o Will esboçam um plano para encurralarem o monstro. Fingir que a Amberle está sozinha e vulnerável para ele atacar. Mas em vez de usarem a Amberle verdadeira, usam Eretria (com a mesma roupa). O pior é que o guarda ouviu o plano! E por isso em vez de ir para onde a Eretria e falsa Amberle estava, assume a forma de Will para a tentar matar a verdadeira, mas é aí que chega o Allanon e o mata, e depois chega o verdadeiro Will e vê-se a si próprio deitado no chão e a transfigurar-se de volta à forma de changeling!
Fast forward para a frente, têm de ir os três – Amberle, Will e Eretria – continuar a missão de salvar a Ellcrys, levando a semente para Safehold, apesar de ninguém saber onde é! Mas como ela não é de confiança, vai acorrentada tipo cão, e é se quer! Mas o Cephalo estava a ver tudo do cimo dum monte, e não vai deixar ficar isto assim! Ou será que vai?
Azar foi do tóino que ficou encarregue de queimar o corpo do changeling, porque em vez de o fazer rapidamente, deixa que o monstro volte a acordar e o mate! E o episódio acaba aqui.
A viagem para Safehold adivinha-se dramática. Não só pelos potenciais monstros que vão encontrar, mas pelos ciúmes das meninas que disputam, ainda que sem saber, o coração de Will.
[youtube url=”https://www.youtube.com/watch?v=p-DjM89Oin4″]