“You Have to Go Inside”
Channel Zero é uma nova série a ter em conta para todos aqueles que adoram o terror. Estreou ontem o primeiro episódio da primeira temporada. Esta antologia televisiva de terror criada por Nick Antosca já foi aprovada para duas temporadas de seis episódios. A maior novidade desta série, e a razão pela qual eu quis muito segui-la, é que a trama de cada temporada será baseada em histórias creepypasta. Se não estás familiarizado com o conceito, creepypastas são lendas, imagens ou histórias assustadoras de origem incerta que surgem na Internet e são partilhadas, “coladas” (pasted), milhares de vezes, tornando-se virais. Um exemplo muito famoso de uma creepypasta é o conhecido Slender Man, que já se tornou numa lenda mainstream. Esta primeira temporada é baseada em Candle Cove, originalmente da autoria de Kris Straub.
As nossas memórias de infância podem ser incertas, maleáveis. Quantas vezes já te aconteceu pensares recordar um evento de uma maneira, e a tua mãe ou irmãos mais velhos dizerem-te que o que aconteceu foi de facto completamente diferente? Às vezes os sonhos são recordados como memórias, e as memórias como sonhos – ou pesadelos. Vamos editando o nosso passado à medida que vivemos, de modo a tornar o presente mais fácil de compreender ou de suportar. Se compreendes aquilo de que estou a falar, esta série vai-te perturbar imenso!
O primeiro episódio foi óptimo, e delineou logo o tom para toda a temporada. Mike Painter é o nosso herói, e vemos o mundo através dos seus olhos, só que Mike não é um narrador muito fiável. Ele próprio está confuso em relação àquilo que é a realidade, e tem muitas memórias reprimidas. Mike é um famoso psicólogo infantil e autor assombrado pelo trauma de ter perdido o irmão gémeo numa série de assassínios grotescos em 1988, na sua terreola natal de Iron Hill. Depois de ter evitado voltar a casa desde a morte do irmão, algo leva-o a regressar. Há uma força que o puxa para lá, algo que o impele a tentar descobrir o que terá acontecido às crianças mortas em Iron Hill.
Há dois elementos profundamente perturbadores na história: o programa televisivo Candle Cove, e a criatura dos dentes. Claro, devem estar relacionados, mas ainda não conseguimos perceber exactamente como. O programa de Candle Cove, com o seu elenco de fantoches horrorosos com vozes de dar arrepios, parece ter apenas sido visto pelas crianças da comunidade nos meses de Setembro e Outubro de 1988 – exactamente quando os assassínios tiveram lugar. Cinco crianças foram encontradas penduradas numa árvore, e faltavam-lhes os dentes… E o irmão de Mike desapareceu sem deixar rasto, depois de ter estado a comportar-se erraticamente durante algum tempo. Descobrimos no final do episódio que quando a mãe dos gémeos (e, presumivelmente, todos os adultos) olhava para a televisão, via apenas estática em vez do assustador programa. A criatura dos dentes aparece já para o final, quando Mike consegue descobrir a filha pequena dos amigos, Katie.
Katie desaparece de casa dos pais durante a noite, depois de um jantar de amigos no qual Mike a descobre a ver o antigo programa, Candle Cove. Esta descoberta acende uma conversa sobre o programa no qual os amigos discordam (houve um episódio no qual os fantoches gritavam? Terá sido um sonho?). Ao ver-se acusado de estar envolvido no desaparecimento, Mike fala com o irmão de Katie e descobre que esta foi ao “ninho do corvo”, onde os corpos foram encontrados em 1988. A criança é salva naquilo que parece um momento demasiado conveniente para Mike… E onde esteve ele durante as cinco horas desde que saiu do jantar até chegar a casa? Nem ele parece recordar-se. Já sabemos que não podemos confiar nas recordações de Mike, que descobrimos a este ponto ter estado recentemente internado num hospital psiquiátrico devido a um acto de auto mutilação, e que sofre também de sonambulismo. Acho perfeitamente plausível que Mike esteja de algum modo envolvido no desaparecimento de Katie.
esta série É profundamente confusa e perturbadora mas tão, tão fixe.
Após o salvamento de Katie, esta deixou para trás dois dentes que perdeu, e vemos então a criatura… A coisa… Completamente feita de dentes!!! Devo admitir que, mesmo tendo visto o trailer e sabendo que isto ia acontecer, fiquei horrorizada na mesma. A pior parte é o barulho que a criatura faz ao arrastar-se: é exactamente o barulho que algo faria se fosse feito de dentes! Que impressão!
Basicamente, temos vários grandes mistérios a ser desvendados nos próximos cinco episódios. O que é a criatura dos dentes? Se as crianças foram mortas para ele poder consumir os dentes, quem as matou? Quem está por trás do reaparecimento do programa Candle Cove? Se Mike e Bill eram gémeos, porque é que Bill era claramente tão mais fixe do que Mike? Quando é que o Mike vai perceber que precisa de fazer as sobrancelhas? Tudo isto e mais, no próximo episódio desta série profundamente confusa e perturbadora mas tão, tão fixe. O episódio sai na próxima terça-feira, dia 18 de Outubro, e chama-se “I’ll Hold Your Hand”.