“Paradox”
Este segundo episódio de The Flash é sem dúvida melhor que o seu antecessor. Em “Paradox” percebemos finalmente o que mudou graças às viagens temporais de Barry.
Primeiramente Barry foca-se em descobrir o porquê de Joe e Iris estarem chateados um com o outro, ao ponto de nem sequer se falarem. Não demora muito até este descobrir que nesta nova timeline, Iris não perdoa Joe pelo facto do mesmo omitir a informação de que a mãe de Iris e Wally estaria ainda viva; na realidade que Barry conhecia e onde a segunda temporada tomou lugar, todos sabemos que Iris desculpa Joe.
Descobrimos também que Cisco perdeu o seu irmão Dante num acidente com um condutor bêbedo e sente-se magoado para com Barry por este enquanto Flash não querer voltar atrás no tempo para alterar o resultado desse acidente. O protagonista fica também a saber que tem um novo colega no Departamento da Polícia de Central City que não confia nem gosta dele, Julian Albert (Tom Felton). Este episódio marca assim a estreia do famoso Draco Malfoy da saga Harry Potter em The Flash.
Clariss volta a aparecer como o vilão Rival (aquele cuja relevância na série é parecida com a de Tobias Church em Arrow). Este inimigo tem um encontro com Dr. Alchemy que lhe confere então as suas memórias da realidade apelidada pelo Reverse-Flash de Flashpoint, bem como os seus poderes que lhe permitem voltar a ser um speedster. Barry como Flash e Cisco como Vibe facilmente derrotam Rival, deixando-o depois na prisão de Iron Heights. O duo de heróis apercebe-se também de que Alchemy estará a recriar os meta-humanos da realidade Flashpoint e de que eles terão de os encontrar.
Numa parte mais sentimental do episódio, Cisco e Barry fazem as pazes bem como Iris e Joe. Mais sentimental do que isto só mesmo aquele beijo que Allen e Iris dão. As últimas duas cenas mostram Barry a falar com Caitlyn e a dizer-lhe que está feliz por nada ter mudado na vida dela. É aí que percebemos que nesta nova realidade Caitlyn é Killer Frost. De seguida, vemos Clariss já na sua cela a ser atacado por Dr. Alchemy.
Na minha sensata opinião, este episódio superou em tudo aquele que iniciou esta nova temporada. De certo muita gente quereria ver Grodd como vilão principal, sim porque quem leu a BD sabe que a história de Flash vs Grodd é uma das melhores, mas creio que Alchemy possa ser uma personagem interessante. Porquê? Porque este vilão consegue materializar tudo e graças a isso criar armas revolucionárias, bem como mandar o Flash para o espaço (mas não falemos agora sobre isso). Foi bom também ver Cisco com o seu novo look de herói e como sidekick de Barry. Quanto à Caitlyn, vou aguardar para ver se esta Killer Frost será boazinha ou tão vilã quanto a da Earth-2.
Um grande começo de temporada para The Flash, superior a Arrow, com muitas surpresas ainda por revelar.