Facebook
Twitter
ReddIt
Tumblr

“Mulder & Scully Meet the Were-Monster”

Duuuuuuuuuude que episódio brilhante!!!

ficheiros secretos s10e03

Ficheiros Secretos apela a uma grande e bastante diferente audiência. Temos episódios de terror, de comédia, de ficção científica, de fantasia, de fantasmas, de monstros, de alienígenas, etc. Tudo o que a nossa imaginação consegue conjurar está presente em Ficheiros Secretos. Por isso mesmo é que há episódios que são tão diferentes uns dos outros, apesar da linha narrativa central serem os alienígenas. Ficheiros Secretos sempre se pautou por ter episódios stand-alone, com histórias contidas num única episódio, com principio, meio e fim.

Pessoalmente gosto dos episódios assustadores, estranhos, nojentos, mas tenho de admitir que o episódio de hoje à noite foi o que melhor transmitiu a áurea original de Ficheiros Secretos nos idos anos 90. Está tudo lá. Uma história mirabolante com mais voltas que um filme de M. Night Shyamalan, um monstro full nineties, a química irrepreensível entre Mulder e Scully, e personagens esquisitas.

ficheiros secretos s10e03 - 3

Mulder anda deprimido porque muitos encontros com monstros estão a ser desmascarados como partidas e não monstros a sério. Scully interrompe o momento depressivo de Mulder informando-o que têm um novo caso que envolve um monstro. Lá partem os dois para a sua aventura da semana. Adorei ver o Mulder a fazer tudo para comprovar que realmente é um monstro e não mais uma partida de alguém. Scully, por outro lado, mantém os pés bem assentes em terra. A cena na autopsia é brilhante, com Mulder a interromper Scully com as suas fotografias desfocadas. As referências a episódios dos anos 90 são muitas. É um episódio feito para os verdadeiros fãs.

O dono(?) do hotel onde ficaram instalados era muito esquisito, com os seus túneis secretos, pontos para espreitar os quartos e em cima disso tudo bebia álcool etílico!! Muito estranho, mas numa vertente cómica. Também o controlador de animais era esquisito. Ah, e o psiquiatra? Todos naquela cidade eram esquisitos.

ficheiros secretos s10e03 - 1

Mas o brilhantismo deste episódio foi no facto de se inverterem os papeis e os humanos passarem a serem os monstros. O “monstro” tornou-se humano porque foi mordido por um humano. Brilhante! Brilhante também todas as coincidências que punham o monstro no local dos crimes, quando era um humano que andava a matar outros. Claro que também não podia faltar a critica social. Assim que o monstro virou humano, foi inundado com preocupações sociais, tais como andar vestido, arranjar um trabalho, alojamento, desejos sexuais por puro prazer. As emoções também vieram à tona. Vingança, humilhação, medo da morte. Adorei quando ele explica que o conceito do medo da morte não existia para ele. Só nós humanos é que temos medo da morte. Muito bom!

E claro, Mulder conseguiu ver finalmente um “monstro da semana” e até falou com ele!! Nunca antes isso tinha acontecido. Eram sempre passagens rápidas, nada claras. Aqui conversou com o monstro, escutou as suas motivações, medos, estilo de vida e teve cara a cara com ele. Porque é que nunca vimos estes monstros antes? Bem, ele diz que hibernam por 10 mil anos. Mas isso também pode não estar certo porque o monstro disse que nunca entendeu o conceito de tempo dos humanos. Não interessa muito. Ficheiros Secretos é isto. Fantasia pura!

ficheiros secretos s10e03 - 2

Adorei o episódio, é certo, mas fiquei um pouco desiludido. Numa mini série de seis episódios não se pode perder tempo com os casos da semana. Tem de ser tudo uma única linha narrativa. Veremos como será o próximo episódio. Espero que os seis episódios sejam coerentes. Tenho as minhas reservas…

[youtube url=”https://www.youtube.com/watch?v=W5a0ljw5A6k”]

Apanhaste todas as referências a episódios anteriores?