“Home Again”
O episódio foi bom mas não estou a gostar do planeamento desta mini-série.
São episódios como o de hoje à noite que eu adoro. Assustadores, violentos e com um monstro nojento. Mulder e Scully são chamados a investigar a morte bizarra de um inspector da policia. Enquanto investigam a cena do crime, Scully recebe uma chamada a informa-la que a sua mão sofreu um ataque cardíaco e está no hospital em estado crítico.
A situação da mãe de Scully faz-lhe reviver o filho que ela e Mulder tiveram de dar para adopção. Tudo bem que faz parte da sua jornada como personagem mas estão a focar demasiado no filho de ambos. Será que ele vai ter um papel importante no grande esquema das coisas? Espero que sim, senão não entendo este foco tão grande nessa personagem.
Voltando ao episódio. O monstro foi brutal. E a forma visceral como matava as suas vítimas, deu um tom sangrento ao episódio. O monstro matava quem denegria os sem abrigo mas porque matou os dois ladrões? Foi porque roubaram a arte do seu criador? Não bateu certo com as suas motivações. Gostei da cena, mas senti que não acrescentou nada ao episódio. A investigação em si, foi passada muito ao de leve. O foco teve todo em Scully e os seus traumas. Pessoalmente gostava que o foco tivesse sido a investigação mas compreendo essa decisão. A personagem da Scully está a avançar, a ser desenvolvida. Por falar nisso, reparo agora, que a personagem do Mulder está estagnada. Parece-me que esta mini-série é muito centrada na Scully. Nada contra.
Mulder, e Scully vá, conseguem chegar ao artista que pintava as paredes. Adorei essa cena. Fez-me lembrar os meus 6 anos quando via Ficheiros Secretos com os meus pais, todo encolhido no sofá, com medo. Desta vez não me encolhi no sofá nem vi com os meus pais, mas deu para ficar nervoso.
O monstro sendo a materialização dos sonhos do artista foi fenomenal. Ficheiros Secretos nesse requisito é exímio. A coerência e o significado das manifestações paranormais na série demonstram a qualidade dos argumentistas.
No fim ficamos com um sabor amargo porque nada ficou plenamente explicado ou fechado. Sabemos que o monstro nasceu dos sonhos, pensamentos e desejos do artista mas não sabemos como ele se manifesta, se desloca, etc. Nada que 10 anos de Ficheiros Secretos não nos tenha habituado. No entanto tenho de dizer que apesar de estar a adorar os episódios, não estou a gostar da mini-série como um todo. Porque é que Ficheiros Secretos voltou? Para nos dar episódios isolados? É que até agora, é praticamente isso que nos tem dado. Faltam dois episódios para acabar e a linha narrativa principal está completamente parada e esquecida. Veremos como tudo se irá desenrolar.
[youtube url=”https://www.youtube.com/watch?v=8AyaXYTTNdA”]