Facebook
Twitter
ReddIt
Tumblr

“Babylon”

Que episódio fraquinho! Esta discussão vai ser curta.

Chris Carter quis falar sobre terrorismo e sobre a comunidade muçulmana, sobre amor e ódio e tentou enfiar isso à força toda em Ficheiros Secretos. Não funcionou. Mas houve algo que funcionou, a dupla de novos agentes.

Mulder e Scully são visitados pelos agentes Einstein e Miller. Miller procura a ajuda dos veteranos para falar com um terrorista que está em estado vegetativo e assim desmantelar a célula terrorista. A dinâmica dos novos agentes é logo perceptível. Miller é Mulder, Einstein é Scully. É cópia chapada, eu sei, mas até gostei e não me importava que se juntassem à equipa.

ficheiros secretos s10e05

Scully contacta Miller para tentar uma técnica científica que poderá servir para falar com o terrorista através de impulsos electromagnéticos. Essa decisão vem do rescaldo da morte repentina da sua mãe. Gostava que Scully se tivesse lembrado desta técnica quando a mãe estava em coma. Iria responder a muitos perguntas. Vimos que essa técnica funciona mas não vimos resultados práticos.

Entretanto chegam dois agentes que dizem ser do Departamento de Segurança Interna. Chegaram tão rápido como foram embora e pelo meio falaram árabe(?). Porque é que sequer apareceram? Também não percebi.

Mulder contacta Einstein e propõe-lhe ir por uma via mais esotérica. Obviamente que Einstein o manda dar uma volta mas quando chega ao Texas e vê Miller com Scully, concorda em seguir o plano de Mulder. Ficou com ciumes? Sentiu-se inferiorizada? Fez birra? Não sei. Foi mais uma das cenas estranhas deste episódio.

Indo ao que interessa. Mulder toma dois comprimidos de cogumelos mágicos, entra numa grande trip, vê os The Lone Gunmen (que apareceram porque sim), e consegue falar com o terrorista que está sob os braços da sua mãe. Quando acorda descobre que tomou apenas um placebo. Miller traduz o que o terrorista disse e assim desmantelam a célula terrorista. Fim.

ficheiros secretos s10e05 - 1

O episódio foi MUITO fraco, para não dizer menos. Levantou questões pertinentes como o poder da sugestão, o amor vs ódio, mas não aprofundou esses temas o suficiente para que se destacassem. A dupla nova deu o ar da sua graça e bem desenvolvidos podem ser a revitalização que Ficheiros Secretos precisa. Podem ser o Mulder e Scully da nova geração.

Só falta um episódio e a história principal só agora vai regressar. Foi uma mini-série completamente desaproveitada apesar de ter tido bons episódios. Mas pedia-se episódios dentro de um arco narrativo e não episódios soltos. Bem, não vou já deitar abaixo porque ainda falta um episódio.

[youtube url=”https://www.youtube.com/watch?v=xYhozzXgfNU”]

Gostaste da nova dupla?