“XXI.”
As más notícias chegam cedo, Max e Anne numa tentativa de trocarem o ouro por materiais de igual valor, descobrem que se aproxima uma frota inglesa comandada por Woodes e embora ambas pareçam chocadas, vá lá, Max, isto é a confirmação de tudo o que já estavas à espera há muito tempo.. Então deves ter um plano em mente certo? Bem, convencer todos os capitães a reunir todos os navios em posição de combate para assustar os ingleses torna-se a estratégia mais discutida durante o episódio. O próprio Barba Negra demonstra acreditar no plano uma vez que faz uma proposta a Charles Vane de esse se juntar a ele e zarparem de Nassau uma vez que a frota inglesa esteja derrotada. Convencer a população a ingressar no plano para preparar a ilha e o forte para também fazerem frente a qualquer inimigo seria a parte mais complicada, mas as cabeças ocas conseguem entender que só todos juntos conseguirão fazer frente à ameaça que os espreitar para lá do horizonte.
No entanto Max está ainda de pé atrás e apressasse a dividir o ouro pelas parcelas com a ajuda de Anne. Até então estiveram em choque constantemente desde que se aperceberam da atracção que sentiam uma pela outra, primeiro negavam, depois ressentiam-se, já nem se entendia bem em que ponto estava a relação que agora Max quer dar por terminada. Os seus caminhos vão certamente divergir em breve, argumenta, então é preferível acabarem já antes que se embrenhem demasiado nessa relação e depois tenham medo de a quebrar pelos sentimentos da outra pessoa… Silêncio. Anne concorda e afasta-se sem ficar para ver a distribuição das parcelas.
Woodes marca a data de chegada a Nassau e partilha com Guthrie os aspectos a preparar para a submissão da população o mais pacificamente possível sendo que em último caso a frota irá invadir a ilha e tomá-la à força. Do ponto de vista da ex governante da ilha, a última hipótese parece a melhor de todas pois seguramente ou a população estará morta ou demasiado aterrorizada para fazer frente a Woodes. Woodes Rogers parece no entanto muito mais inclinado em manter a população viva e pacificá-la, mas confessa não ter muito tempo para o fazer daí ponderar a invasão. Descobre-se que tem um acordo com Espanha para cessar o forte da ilha e devolver o ouro da Urca de Lima ao país dentro de 8 semanas, o que o força a tomar estas decisões com as quais não concorda. Caso não consiga devolver o ouro, será também ele procurado pela armada espanhola.
Flint e a sua tripulação estão parados à 12 dias, com os mantimentos a esgotarem-se e sem sopro de vento, as capacidades de raciocínio começam a falhar e por isso há que tomar medidas o mais rapidamente possível. Reúne-se com Silver e Bill e discute a criação de duas listas, uma para homens indispensáveis para o manuseamento do navio que devem ser alimentados a dosagem de ração em vigor, e outra lista de homens que por serem dispensáveis, devem ser mais sacrificados na sua alimentação. Silver demonstra-se completamente contra a criação dessas listas, mas Flint sabe que é impossível sobreviverem todos juntos com o ritmo a que levam, para além de que a água que tinham já está praticamente esgotada. Silver afasta-se irado. Flint começa a mostrar sinais de verdadeira falta de confiança em Silver e ao confessá-lo a Bill, demonstra que começa a ver John mais como um problema do que como parte da solução.
Silver sabe que tem a tripulação do seu lado, mas não tem forças para agir, não lhe iria adiantar de muito desafiar o capitão agora que são quase as únicas pessoas com capacidade de raciocínio naquele navio. Bill por outro lado embora de inicio pareça suportar a perspectiva de Flint, quando o vê matar dois membros da tripulação que se diziam inocentes de roubarem comida, ameaça Silver que se ele não tomar uma atitude, ele próprio irá se levantar contra Flint.
Flint está devastado. Têm ilusões com a Miranda Barlow e a tal figura que ainda não foi revelada. Sonha constantemente com Barlow e ela fala com ele, acalmando-o, dizendo-lhe que ela estará lá para o guiar sempre, mas que um dia a terá de deixar ir.
No dia 21, a tripulação de Flint avista algo massivo a boiar à tona a alguns nós do navio e Silver sugere que os dois vão verificar o que se trata por serem os mais mentalmente sãos abordo. Durante a viagem, Silver testa as acções Flint. Não sabendo se é a altura certa para se ver livre do Capitão, conta-lhe a verdade sobre o desaparecimento do ouro. Como manipulou alguns membros da tripulação e depois a localização foi parar nas mãos de Rackham. Admitindo isto, fica a analisar a postura de Flint, preparando-se para contra atacar no momento ideal, mas Flint pega nos remos e continua a remar até à carcaça de uma baleia podre a ser devorada por tubarões. Não podem definitivamente comer a baleia, mas poderem caçar os tubarões para levarem e servirem de alimentos durante uns dias é sem dúvida uma dádiva quase divina. Juntos caçam o tubarão e depois de alguma conversa, chegam ao acordo que nestes tempos é melhor trabalharem juntos para se safarem da situação do que se manterem inimigos.
Pouco depois de chegarem ao navio e prepararem uma refeição para a tripulação, uma suave brisa começa-se a levantar.
Quer no Forte, quer em terra, quer em mar, Nassau ergue-se toda munida de armas e vestida de pólvora para receber os ingleses que se aproximam. Ao analisarem a situação, os ingleses acautelam-se e reúnem-se para discutir o que fazer perante este cenário. Caí logo a hipótese de retirada, Woodes não pode dar-se ao luxo de se borrar e virar as costas a Nassau uma vez que Espanha lhe segura firmemente as calças. É então que Guthrie aponta Hornigold para ir ler o acordo à praia atravessando o porto num bote e sob uma bandeira de tréguas. A ideia é brilhante, pois metade da ilha respeita-o profundamente. Se os piratas tentarem matá-lo, a outra metade da ilha surgirá criando um conflito interno nesse lado do campo de batalha, dando uma vantagem à frota. Caso Hornigold chegue à praia, há a hipótese de metade da ilha baixar as armas e aceitar os termos do perdão real, novamente dando uma vantagem à frota.
Quando Hornigold é colocado no bote, até mesmo Barba Negra admite a impossibilidade de evitar que os ingleses consigam o querem, e de facto quando este chega à praia, muitas armas são logo postas de parte para os habitantes aceitarem os termos que o Capitão proclama.
O episódio acaba com o navio de Flint a atracar numa ilha onde uma tribo local os observa com um misto de confusão e hostilidade.
Lê mais sobre Velas Negras.