Partilha no Facebook
Partilha no Twitter

Os dragões são criaturas mágicas cuja existência não é questionada no mundo d’A Guerra dos Tronos. Esta existência está tão cientificamente provada como a dos dinossauros no nosso mundo. Porém, e lamentavelmente, os dragões extinguiram-se há já quase 150 anos atrás no momento em que a série tem o seu início. Os únicos resquícios desta majestosa espécie são os seus ossos, muitos dos quais são mantidos na Fortaleza Vermelha (o castelo real em Porto Real), e alguns ovos fossilizados.

Os eventos que testemunhamos na primeira temporada desta série, aquando do nascimento dos dragões de Daenerys Targaryen, foi quase tão surpreendente para as pessoas desse mundo como teria sido para nós. De facto, a maior parte das pessoas que ouviu falar no evento tomou-o como um rumor, o que explica o facto de Dany e os seus dragões não terem sido imediatamente aplacados por um exército conjunto de todas as forças de Westeros (afinal, o que pode ser mais perigoso do que um Targaryen com três dragões?). Através deste pequeno artigo, espero poder responder a algumas das perguntas que todos nós temos sobre estas míticas criaturas.

De que tamanho é um dragão?

Isto depende de dois factores principais: alimentação e espaço. Se o dragão crescer ao ar livre, num local no qual tenha animais ilimitados para caçar, poderá hipoteticamente crescer de maneira ilimitada, e continuar a crescer ao longo de toda a sua vida. Sendo que os dragões são exclusivamente carnívoros, esta abundância de carne é fulcral. É dito que Balerion, o maior de todos os dragões que alguma vez existiram, podia engolir um mamute vivo. O último dragão, uma fêmea, criada num ambiente fechado já no declínio da sua raça, era pouco maior do que um cão. Isto explica a clara discrepância nos tamanhos dos dragões de Dany: Drogon, o que escapou, é bem maior do que os seus irmãos no cativeiro.

dragons4

Quanto tempo vivem os dragões?

A esperança de vida média de um dragão é desconhecida. É, porém, sabido que Balerion viveu por volta de 200 anos. Podemos certamente esperar que um dragão não morra de causas naturais durante muitas gerações.

Por que razão são eles tão importantes?

Os dragões são armas mortíferas, estando providos de garras e dentes semelhantes a espadas. Expelem fogo a temperaturas altíssimas, mais do que suficientemente altas para matarem um homem em segundos. Os seus corpos são naturalmente quentes, ao ponto de deitarem vapor em noites frias. As suas escamas são na sua maior parte ignífugas, impossíveis de danificar através de fogo. Todas estas características melhoram com a idade do dragão, sendo um dragão mais velho mais anticomburente e tendo uma chama mais quente que um mais novo. O seu próprio tamanho e o medo que inspiram tornam-nos também perigosos.

Porque se extinguiram os dragões?

Não existem certezas em relação a este tópico. É sabido que a morte do último dragão coexistiu com o definhar da magia no mundo, mas não é sabido qual relação de causalidade entre estes dois eventos. O mais provável é que os dragões tenham definhado lentamente devido à tentativa de domesticação por parte dos Targaryen, que os mantinham num edifício próprio, fechados. Esta tentativa de fazer criação de dragões acabou com os espécimes a ficarem cada vez mais pequenos e a tornarem-se inférteis (o último dragão pôs cinco ovos, que nunca eclodiram). Existe também a teoria, a partir de um rumor sugerido por Marwyn o Maester Mago nos livros, de que a Cidadela poderia ter estado por trás da extinção dos dragões, querendo aniquilar toda a magia existente no mundo.

dragons3

Qual é a sua origem?

Em Valyria, claro. Os Valirianos começaram por ser uma humilde comunidade de pastores estabelecidos numa península em Essos. Certo dia, numa área vulcânica conhecida como “Catorze Fogos”, descobriram os dragões. Foi através da domesticação destes dragões que Valyria se tornou numa cidade maravilhosa, lar de sabedorias inimagináveis. Os seus habitantes tornaram-se exímios em metalurgia e magia, tudo graças aos seus dragões. Foi através do uso destes animais que os Valirianos conquistaram todos os seus inimigos, incluindo, mais famosamente, os Ghiscari, a antiga civilização que povoava Meereen. Foi também graças aos dragões que uma família de Valirianos, os Targaryen, sobreviveu à Destruição da Cidade, voando para Westeros, onde conquistaram todo um novo continente.

Quais foram os mais famosos dragões que existiram?

O dragão utilizado por Aegon I Targaryen, chamado O Conquistador, e os dragões utilizados pelas suas irmãs e esposas, Visenya e Rhaenys. Cada um deles montava o seu próprio dragão, que, como todos os dragões, se tinham apegado a eles e sabiam intuir as suas ordens e os seus desejos. Aegon montava Balerion, um enorme dragão negro, com cujo fogo foi alegadamente forjado o Trono de Ferro. As suas irmãs montavam Vhagar e Meraxes, respectivamente. Os crânios destes três encontram-se armazenados na Fortaleza Vermelha. Os nomes de muitos outros dragões são conhecido, como Sunfyre, Vermithrax e Morghul. No tempo presente, temos os dragões de Daenerys Targaryen, eclodidos de ovos fossilizados através de processos mágicos misteriosos. Eles são Drogon, o grande dragão rebelde, preto com marcas vermelhas, assim chamado em honra de Khal Drogo; Rhaegal, verde com marcas cor de bronze, assim chamado em honra de Rhaegar Targaryen; e Viserion, branco com marcas douradas, assim chamado em honra de Viserys, o irmão de Daenerys que Khal Drogo assassinou em Vaes Dothrak.

5-most-badass-quotes-from-game-of-thrones-season-6-episode-9-1025055

Há muito tempo atrás, três dragões e três Targaryen foram o suficiente para conquistar seis dos sete reinos. Nos muitos séculos que passaram desde então, o poderio dos homens aumentou, e aumentou a sua arte de guerra. Poderá a proeza ser realizada de novo? Apesar de os exércitos de Westeros estarem dispersos e fragmentados, poderiam hipoteticamente unir-se num só para se salvar da ameaça de um novo domínio Targaryen. É também bastante provável que muitas Casas decidissem apoiar Daenerys, acrescentando as suas espadas às espadas dos seus Imaculados e aos arakhs dos seus Dothraki. Na minha opinião, a Segunda Conquista Targaryen não é uma hipótese, é apenas uma questão de tempo. Se Dany conseguir realmente sobreviver ao desastre que criou na Baía dos Esclavagistas e obter os navios necessários para a travessia, então, Westeros arderá, e passará novamente a pertencer ao sangue do dragão.

Pensas que Daenerys poderá conquistar Westeros com facilidade?
  • LÊ MAIS SOBRE
  • A Guerra dos Tronos
  • Por dentro d’A Guerra dos Tronos
Partilha no Facebook
Partilha no Twitter
DIZ ALGO SOBRE ISTO!
Este espaço é disponibilizado para comentários sobre o tema apresentado nesta publicação. Respeita a opinião dos outros e mantém a discussão saudável.
Os comentários são moderados de acordo com os Termos de Uso.
É possível deixar um comentário em anónimo. Basta clicar no campo de texto "Nome" e seleccionar a opção "Publicar comentário sem iniciar sessão".