Ora bem, já vai fazer quase duas semanas que me dirigi a Matosinhos para descobrir o que é isto da Comic Con Portugal que tanta gente me fala e que me perguntam muito sérios, “nunca foste?!”.
Não vou mentir, diverti-me imenso e havia sempre algo para fazer ou para ver. Agora, se tudo correspondia às expetativas? Se tu nunca foste e também estás com algumas expetativas como eu tinha, pode ser que eu te possa ajudar. Como é óbvio, quando se fala da Comic Con, pensa-se na de San Diego, EUA, e claro que as coisas não são iguais, o que não quer dizer que não te vais divertir à mesma. Como primeira dica deste guia improvisado, aconselho-te a levares um amigo, dos dois dias que fui levei comigo alguém para partilhar a experiência e acredita que vai ser bem melhor do que ires sozinho.
Isto porquê? Bem, vamos dividir o evento em quatro partes. Tens as bancas onde podes admirar e comprar o trabalho de artistas bem talentosos e bancas com merchandising que podes levar para casa. A área do cinema e televisão. O espaço dedicado aos videojogos. E a seguir o sítio mais importante, a área da restauração onde podes comer leitão às onze da manhã ou então só um chá com bolhas.
2° dia de Comic Con Portugal e a @popstore.pt já nos anda a mimar. Se queres produtos oficiais e licenciados procura o Deadpool, não há que enganar! 😃
Se fores sozinho, é provável que vejas as coisas mais rapidamente, mas se tiver alguém contigo vais apreciar os espaços de maneira diferente e com mais calma. A parte das bancas é bastante simples, vais andar por lá a espreitar o que o pessoal tem à venda e vais agarrar a tua carteira para impedir que gastes tudo no mesmo sítio. Sim, é difícil porque se gostas de cultura pop ou cultura japonesa, vais querer levar tudo para casa! Mais uma dica para quando fores lá, se vires um multibanco tenta levantar algum dinheiro extra daquilo que estás a pensar gastar, senão além da fila ficar gigante pode acontecer a máquina ficar sem dinheiro e depois não levas aquela caneca do Darth Vader contigo para casa!
Se deres uma vista de olhos bem atenta podes encontrar sítios com negócios bem porreiros como por exemplo bandas desenhada com alguma idade por apenas 1€. Ou por exemplo uma action figure com um preço mais acessível do que encomendares pela internet. Ou aqueles snacks japoneses que gostarias de experimentar mas nunca soubeste onde arranjar. É bem provável que vás encontrar lá. Outra dica importante, ser espontâneo é ótimo mas se puderes organizar as atividades que vão decorrer com as atividades que existem por lá nos stands, consegues aproveitar muito melhor o dia. Por exemplo sabes que os painéis dos teus atores favoritos começam a uma determinada hora, então antes disso tenta aproveitar as atividades que são fixas nos pavilhões.
A Liga da Justiça veio visitar a Comic Con Portugal
Por exemplo na área do cinema e televisão havia várias atividades bem engraçadas, como por exemplo um videojogo em realidade virtual do filme Liga da Justiça. Uma atividade super divertida e como deves imaginar com filas super grandes também. Ou se calhar gostarias de tirar uma foto com o rei do Norte Jon Snow ou sentar-te no lugar do Sheldon no seu apartamento. Podias até ter marcado uma tatuagem no local da FOX, Tattoo Studio, e assim levavas uma prenda (as tatuagens eram grátis) da Comic Con Portugal inspirada na tua série favorita. Hora da dica, convém marcares rápido antes que as vagas se esgotem e além disso se nunca fizeste uma tatuagem, se calhar pensa bem se estás preparado, havia uma moça ao meu lado que quis fazer a primeira nas costelas e passou o tempo todo a espernear-se. Ouve o que te digo jovem!
O mesmo se aplica na parte dos videojogos. Convém varreres todos os que te interessam logo de manhã cedo, porque senão ficas ali naquelas filas grandes à espera para experimentá-los. Se fores um dos que está a jogar há meia hora e não deixas os outros jogar, então eu odeio-te e espero que ganhes escorbuto.
Segundo ano em que as tatuagens da FOX são um sucesso na Comic Con Portugal
Eu digo manhã cedo porque depois vem uma parte difícil que é decidir qual das atividades agendadas queres assistir. Não vais perder o painel do Dominic Purcell ou uma paródia improvisada sobre A Guerra dos Tronos só para jogares Call of Duty, quer dizer, a não ser que o teu interesse seja só mesmo a parte dos videojogos. Mas mesmo assim, acredita que o resto é tão porreiro de se ver. Nos dias em que estava mais gente é quando dava mais piada passear pelos diferentes pavilhões. Ver famílias inteiras a divertirem-se e no caso de alguns, completamente mascarados das suas personagens favoritas. Assim como os grupos de cosplayers que aparecem do nada ou o ocasional Deadpool que aparece para te dar um abraço.
É um feeling muito agradável. Pelo menos duas ou três vezes dei por mim a ser abordado por alguém aleatório e a ter uma conversa com eles ou até um membro do staff ou os voluntários do evento. O pessoal está predisposto a socializar e não se vê isso em muito lado. Por isso dá para perceber como muitos deles se conhecem de edições anteriores ou de outros eventos mesmo. Em termos de ambiente, no que toca à parte da organização, apesar de haver bastantes espaços preenchidos com atividades ou bancas, havia bastantes espaços vazios também. Isso corta um pouco a ilusão de ser um evento muito cobiçado. Nos painéis as salas raramente enchiam (se é que encheram alguma vez) ou por exemplo nas zonas de eSports havia alturas em que aquelas cadeiras estavam muito vazias, até mesmo durante o torneio.
E durante o evento, não havia assim nada de interessante a acontecer no meio do público. Eu estava à espera de ver uma marcha imperial, mas apesar de ter saído um novo filme de Star Wars, o espaço dedicado a este estava um pouco fraco. Será que não poderiam ter arranjado mais uns soldados para estarem por lá? Ou passearem pelo evento a interagir com as pessoas? Quem diz de Star Wars também diz doutro filme ou série. Por exemplo, houve uma altura em que pessoal vestido de personagens de Middle-Earth: Shadow of War andava a passear pelo evento e junto ao local das tatuagens da FOX existia um único zombie a interagir com as pessoas. Só um, o que é um pouco estranho porque decerto a organização percebe o quanto o público ia adorar ter vários zombies a pregar alguns sustos por ali.
Reparei foi num espaço que teve imensa adesão por parte do público mais novo que foi um pequeno spot na área dos videojogos que era dedicado a youtubers portugueses. E já na área da FNAC tinha sido igual com a presença do Alexandre Santos a atrair bastante pessoal jovem. O que deixa a questão no ar, se não houvessem eSports nem youtubers, será que o evento tinha tido aquele pessoal jovem todo no domingo?
Bem, o que é certo é que gostei bastante e agora com esta conversa do evento mudar-se para Lisboa fiquei bastante contente por ter tido a oportunidade de ter participado este ano. Espero é que as coisas melhorem um pouco, porque é algo que tem bastante potencial, apesar de eu também só ter ido dois dias e isso pode influenciar a minha opinião. Diz-me tu qual a tua opinião sobre o evento e aquilo que gostavas de ver diferente.