Aaaah a Comic Con, aquele evento que nos traz grandes nomes a Portugal mas que podia ser muito melhor se fosse bem organizado. No entanto, descurando esse facto, é incrível que Portugal tenha um evento desta envergadura, algo que nunca pensei que chegasse a este canto da Europa. E no sentido de melhorar e crescer, a Comic Con diz adeus ao Porto e dá as boas vindas a Lisboa, uma decisão há muito evidente.
Em 2018 a Comic Con chega a Lisboa e mais cedo do que o costume. O evento vai ter lugar em Setembro para aproveitar a onda de turistas que invadem a capital todos os verões. A mudança para Lisboa permite ter acesso mais rápido aos visitantes que vêm de fora do país, a uma maior oferta hoteleira e a uma maior capacidade de distribuição e interação.
Tudo isso foi dito por Paulo Santos, CEO da Great Global Events, nova parceira da organização do evento:
É uma mudança natural. Tem a ver com a maturidade ganha pela própria organização ao fazer o evento e com os fatores estruturais. Ao realizarmos este evento em Lisboa criamos uma ponte mais rápida para chegar a espanhóis e outros europeus que queiram vir fazer parte desta festa.
[A vinda para Lisboa] vai criar uma bolsa de entusiasmo e de interação que é importante para um evento desta dimensão. Há maior oferta hoteleira, maior capacidade de distribuição e interação.
A Comic Con também vai passar a dividir-se em pelo menos cinco locais diferentes em vez de concentrar tudo num centro de exposições.
Queremos promover a interatividade e o conceito por temas, além de introduzir uma componente festivaleira.
O que é que isso quer dizer? Paulo Santos pretende introduzir a temática da música, ligada a filme. É um conceito interessante e seria porreiro se pudéssemos ter concertos de bandas sonoras. Isso seria incrível! Só espero que essa dispersão por cinco locais diferentes seja feita na mesma área e não sejam locais espalhados pela cidade.
Depois da edição de 2018, que servirá como um teste, as próximas edições da Comic Con poderão decorrer em várias cidades, com Paulo Santos a sugerir que o evento possa ser dividido entre Lisboa e Porto, por exemplo. O que eu sinceramente espero que não aconteça pois dividir o evento seria destruí-lo!
A edição deste ano da Comic Con Portugal vai decorrer entre os dias 14 e 17 de Dezembro, na Exponor, em Matosinhos, Porto. Entre os vários nomes confirmados, destaque para Dominic Purcell, e Edward James Olmos. Encontramo-nos por lá!
Devias ter vergonha na cara. Querem tudo em Lisboa como sempre, o resto do país se lixe, viva o centralismo!