Lembras-te daquela excitação antes da estreia do primeiro filme d’Os Vingadores? Lembras-te daquela sensação de expectativa e de ansiedade por ver o primeiro filme onde os vários super-heróis da Marvel se iam juntar? Parece que aconteceu há uma eternidade mas a verdade é que apenas se passaram quatro anos desde esse grande evento.
Oito anos depois da estreia do Homem de Ferro e depois de vários filmes onde os heróis se juntaram, a Marvel cimentou uma posição de destaque em Hollywood. Os seus filmes têm uma narrativa que os une e que cria um sentimento de crescendo que perdura desde o início do MCU, mas a verdade é que o culminar de toda esta construção está cada vez mais perto.
Esse culminar acontecerá no final desta fase com a chegada dos dois próximos filmes dos Vingadores – Avengers: Infinity War e a sua ainda intitulada sequela -, mas a verdade é que ainda são reduzidas as informações que temos sobre esses filmes.
Enquanto promoviam o lançamento do Blu-ray/DVD de Capitão América: Guerra Civil (lê aqui a crítica) os irmãos Russo revelaram que esses dois filmes serão o culminar de tudo o que aconteceu no MCU até essa altura.
Eu não posso entrar em muitos detalhes acerca de quem vamos introduzir, mas estes dois filmes serão o culminar de tudo o que aconteceu no MCU desde o primeiro Homem de Ferro. Ao serem um culminar, estes filmes serão, de certa forma, o fim de certas coisas e, de outra forma, irão iniciar outras coisas.
Apesar desta dupla de realizadores já ter trabalhado anteriormente com grandes elencos, a verdade é que os próximos filmes dos Vingadores irão ter um elenco muito superior ao normal e irão colocar dificuldades com que estes ainda não se tinham deparado.
Um dos problemas que advêm deste tipo de filmes é ter o maior número de personagens possível e que permitam dar momentos para todas elas se mostrarem de forma relevante (um desafio que foi suplantado com sucesso no último filme do Capitão América), situação que está a dificultar muito o processo de selecção das personagens que irão aparecer.
Tu tens de assegurar que as tuas escolhas fluem organicamente de acordo com a história que queres contar e, para tal, tens de estruturar uma forma para que exista necessidade para elas aparecerem. Tu tens de precisar delas pois, caso contrário, elas não devem aparecer no filme. Tens que balançar o desejo de ter o máximo de personagens no filme e o processo de integrá-las de forma a ilustrar a melhor história que podes contar
Apesar de ainda faltar mais de um ano para o início das gravações, a fase preparatória já está a desenrolar de forma a que tudo esteja preparado para os nove meses de filmagens que são esperados, os quais vão ter não só o maior elenco de sempre como também a maior equipa de produção de sempre, dos filmes da Marvel.