Partilha no Facebook
Partilha no Twitter

Ok, pronto, agora que já toda a gente viu o Batman v Super-Homem: O Despertar da Justiça, vamos falar do filme sem andarmos com medo de pisar em spoilers. Porque este filme é muito polarizante! Basta verem na crítica que eu escrevi a semana passada, na qual eu dou uma pontuação de 4/10 e a média das pontuações dos fãs está em 9/10. Isto é uma diferença demasiado grande para não ser significativa. Portanto o meu objectivo com estas discussões é verbalizar as minhas reacções emocionais ao filme enquanto o via e nos dias seguintes enquanto pensava nele.

Vamos começar pelo Batman.

O Batman nunca pareceu tão competente, seguro e confortável no seu papel como neste filme. As cenas de luta dele são das melhores do filme e sentimos que este é um Batman que anda a dar tareias a bandidos há anos e anos. Tenho dificuldade em apontar exactamente o que é que diferencia as lutas deste filme das de outros filmes do Batman, mas há ali uma competência, uma violência brutalmente eficaz que me diz que este é um Batman que poderia ter ganho aos Batmans anteriores. Isto faz sentido de um ponto de vista narrativo, porque se Batman tivesse o mínimo de dificuldade em vencer a bandidos, nunca na vida acreditaríamos que ele pudesse sequer ir contra o Super-Homem.

batman-superman

Por outro lado estamos a ver um Batman que já passou um bocadinho para lá do seu pico. Ben Affleck consegue dar a sensação de um Batman velho e cansado, com cabelos brancos, que já passou por demasiadas coisas, cada vez mais frustrado com um mundo que se recusa a ceder às suas tentativas de o pacificar. Vemos (demasiado) de relance o uniforme do Robin com as palavras “Ha Ha Joke’s on you Batman” que sugere que este Batman sofreu a morte do Robin às mãos do Joker, e isso sem dúvida que o marcou profundamente. É um Batman que apesar de não matar pessoas directamente, não parece particularmente preocupado se elas morrerem indirectamente por coisas que ele faça.

Isso poderá ser parcialmente justificado pelo surgimento do Super-Homem.

Apesar de todas as suas falhas narrativas e de escrita, a sequência inicial do filme mostrando a batalha do Homem de Aço a partir da perspectiva das ruas está excelente. Está muito bem montada, transmite muito bem a sensação de violência e destruição provocada pelo Super-Homem a lutar contra o Zod, e os paralelismos com a destruição das Torres Gémeas no 11 de Setembro de 2001 é interessante no mínimo.

LER
Discussão | Vikings - T04 E08

Ver a reacção do Bruce Wayne ao que se está a passar é igualmente entusiasmante. É um dos primeiros momentos em que vemos o Ben Affleck a ser brilhante como Batman. Quando o vemos a guiar o seu carro pelo meio da cidade e a correr para o centro da destruição com toda a gente à sua volta a correr na direcção oposta, eu acredito genuinamente que aquilo é o Bruce Wayne em modo Batman sem nunca ter o fato vestido. É muito eficaz mostrar o Bruce Wayne assustado e impotente face ao que está a acontecer à sua volta. Serve perfeitamente para estabelecer a personagem do Batman e a maneira como vê o Super-Homem.

nightmare-batman-scene

Mais do que isso, adorei que este seja um Batman visivelmente atormentado pelo seu passado. Este Batman tem pesadelos em que sonha com morcegos monstruosos, e sentimos que há um desequilíbrio mental, uma insanidade subjacente às suas motivações. Este sempre foi um dos meus aspectos preferidos do Batman, e que nunca tinha sido claramente referenciado até este filme.

Aquela sequência de sonho é particularmente boa. O pesadelo distópico que Batman tem acerca de um futuro dominado pelo Super-Homem, com uma resistência contra o Super-Homem, e polícia secreta que se ajoelha quando ele passa. A cena está muito bem montada, os visuais são particularmente poderosos, e a coreografia de acção do Batman a dar porrada a imensa gente num plano de sequência é das melhores do filme. Infelizmente esta cena aparece na narrativa um bocado enfiada a martelo e sem que tenha grande continuidade com o resto do filme.

Ou seja, o Batman de BvS está perdido, começa a desligar-se do seu código moral, começa a abusar cada vez mais do seu poder, começa a tomar medidas cada vez mais drásticas. É a sua interacção com o Super-Homem que o vai redimir e que o vai pôr de novo no caminho da justiça.

BvS poderia ter sido um excelente filme do Batman, acerca do seu declínio, acerca da maneira como reage e percebe o Super-Homem, com um bocadinho de Super-Homem no fim do filme para que a luta pudesse decorrer com mais tempo, mais preparação, e para que no fim a redenção do Batman acontecesse de forma mais natural e menos apressada.

Este é o melhor Batman do cinema?
  • LÊ MAIS SOBRE
  • Henry Cavill
  • Jesse Eisenberg
  • Gal Gadot
  • Discussão
  • Batman v Super-Homem: O Despertar da Justiça
  • Ben Affleck
Partilha no Facebook
Partilha no Twitter
DIZ ALGO SOBRE ISTO!
Este espaço é disponibilizado para comentários sobre o tema apresentado nesta publicação. Respeita a opinião dos outros e mantém a discussão saudável.
Os comentários são moderados de acordo com os Termos de Uso.
É possível deixar um comentário em anónimo. Basta clicar no campo de texto "Nome" e seleccionar a opção "Publicar comentário sem iniciar sessão".