O filme Perdido em Marte de Ridley Scott, com Matt Damon interpretando um astronauta encalhado no planeta vermelho, pode estar a receber excelentes críticas, mas está agora a ser processado.
O argumentista Russo Mikhail Raskhodnikov está a processar o filme por alegado plágio.
Raskhodnikov apresentou uma ação contra a 20th Century Fox em que afirmava que o estúdio plagiou partes do seu guião chamado Marsianin, que se traduz para The Martian, o título em inglês de Perdido em Marte.
O advogado de Raskhodnikov diz que o guião foi escrito em 2008 e andou por vários estúdios à procura de comprador. O advogado também diz que o seu cliente está convencido de que o seu guião chegou até à sede da Fox e que o enredo e «alguns detalhes» do guião foram usados em Perdido em Marte.
Parece tudo um pouco duvidoso – o Perdido em Marte de Scott tirou a sua história do livro com o mesmo nome de Andy Weir, sendo adaptado para cinema por Drew Goddard da série Daredevil da Netflix. Como Weir publicou ele próprio o livro em 2011 antes da Crown Publishing ter comprados os direitos e voltado a publicá-lo em 2014, talvez então Raskhodnikov tenha mais sorte em processá-lo a ele.
Perdido em Marte conta a história de Mark Watney, um astronauta botânico que fica sozinho em Marte depois de uma poderosa tempestade de areia, e é obrigado a usar os seus conhecimentos de ciência e botânica para produzir a sua própria comida enquanto espera pela equipa de resgate.
Matt Damon (Mark Watney), Jessica Chastain (Melissa Lewis), Kristen Wigg (Annie Montrose), Jeff Daniels (Teddy Sanders), Chiwetel Ejiofor (Vincent Kapoor), Kate Mara (Beth Johanssen), Michael Peña (Rick Martinez), Sean Bean (Mitch Henderson) fazem parte do elenco. Ridley Scott é o realizador.
Lê mais sobre Ridley Scott.