Denis Villeneuve provou nos últimos anos que consegue mudar de géneros sem quaisquer problemas – com Raptadas, O Homem Duplicado, e Sicario – Infiltrado este ano. O que faz com que a sua ambição de entrar no franchise de James Bond não seja só plausível como um ótimo passo para se tomar.
Enquanto falava sobre o seu actual thriller sobre tráfico de droga, Villeneuve deixou uma pista perfeita sobre a sua candidatura como realizador de Bond 25.
Eu fui criado com James Bond. Eu adoro filmes de James Bond. Eu adoraria fazer um filme de James Bond um dia. Ação é muito cinemática. Eu não sou alguém que adora diálogos – eu sou alguém que adora movimento. Ação se for bem feita pode ser poética e significante.
Com o seu trabalho até agora, Denis Villeneuve mostrou um jeito especial para filmes lindos visualmente que transcendem os limites do seu género e entretém um grande leque de audiências e críticos. Raptadas de 2013 espantou toda a gente e rendeu-lhe uma grande base de fãs.
Até na forma como revela o seu interesse em realizar um filme de James Bond, ele mostra a sua ambição com subtileza mas entusiasmo – e ao mesmo tempo liga a forma como vê o seu ofício e como seria a sua versão do icónico legado de 007.
Se Spectre realmente for o último final de Sam Mendes como este diz que é, então ter outro realizador já pronto é uma boa ideia para manter o franchise a fluir, e Denis Villeneuve seria um bom trunfo na manga e uma garantia aos fãs que a série cheia de ação estaria em boas mãos.
Mas há um pequeno problema – o envolvimento de Villeneuve com a sequela de Blade Runner que está em desenvolvimento mas à qual ainda falta uma data de estreia oficial. Considerando o quão grande este filme produzido por Ridley Scott é, até Denis Villeneuve terá problemas em balançar outro projecto – mas visto ele ter conseguido realizar o filme de ficção-cientifica Story of Your Life com Jeremy Renner e Amy Adams a tempo de chegar às salas de cinema já no próximo ano, talvez ele tenha o que é necessário para passar de Deckard para Bond num piscar de olhos.
Sicario – O Infiltrado estará nas salas Portuguesas a partir de 15 de Outubro.
Lê mais sobre 007.