Mais um bomba caiu no meio do fãs, vinda directamente da Lucasfilm. Depois dos recentes despedimentos dos realizadores do derivado de Han Solo, foi a vez de Colin Trevorrow ser corrido de Star Wars: Episódio IX. O realizador tinha sido contratado em 2015.
A relação de Trevorrow com Kathleen Kennedy, presidente da Lucasfilm, estava bastante tremida há já algum tempo. Os argumentos escritos por Colin Trevorrow e Derek Connolly foram repetidamente recusados, fazendo com que a dupla tivesse que estar constantemente a escrever novas versões. Tudo culminou, no entanto, com a contratação por parte da Lucasfilm em Agosto, de Jack Thorne para escrever o argumento do filme.
Essa manobra fez estalar o verniz e a consequência chegou ontem através de um comunicado da Lucasfilm:
Lucasfilm e Colin Trevorrow escolheram mutuamente ir por caminhos separados em relação a Star Wars: Episódio IX. Colin foi um colaborador maravilhoso ao longo do processo de desenvolvimento, mas chegámos todos à conclusão de que as nossas visões para o projecto diferem. Desejamos o melhor para Colin e compartilharemos mais informações sobre o filme em breve.
[irp]
Esta é a quarta vez que que um filme de Star Wars tem problemas com realizadores. Josh Trank foi despedido de um filme derivado de Star Wars (rumores dizem que era sobre Boba Fet) devido ao seu comportamento durante as filmagens de Quarteto Fantástico; Gareth Edwards foi substituído por Tony Gilroy em Rogue One, o que levou a refilmagens extensas do terceiro acto; Phil Lord e Chris Miller foram despedidos em Junho, do filme derivado de Han Solo, quando faltavam apenas três semanas para concluir as filmagens (Ron Howard está a finalizar o filme); e agora foi a vez de Colin Trevorrow.
Informações dizem que o preferido para substituir Colin Trevorrow é Rian Johnson, que está neste momento na pós-produção de Star Wars: Os Últimos Jedi. O nome de J.J. Abrams, que realizou Star Wars: O Despertar da Força, também é falado.
Star Wars: Episódio IX continua com estreia prevista para o dia 24 de Maio de 2019.