Se perguntarmos aos fãs de Star Wars, qual é a sua personagem favorita, muitos irão responder Han Solo. O contrabandista com mais inimigos da Galáxia coleccionou seguidores desde os filmes originais e nunca mais parou. Um filme sobre a juventude de Han Solo começou as filmagens em Fevereiro e tudo parecia correr bem.
Até agora. A bomba de todas as bombas caiu inesperadamente e o mundo ficou do avesso. Os realizadores Phil Lord e Christopher Miller foram despedidos a três semanas do fim das filmagens! Esta é uma situação muito rara de acontecer. Decisões drásticas como esta não se tomam de ânimo leve.
Kathleen Kennedy, presidente da Lucasfilm, disse em comunicado:
Phil Lord e Christopher Miller são talentosos realizadores que reuniram um incrível elenco e equipa, mas ficou claro que temos visões criativas diferentes neste filme, e decidimos separar-nos. Um novo realizador será anunciado em breve.
Phil Lord e Christopher Miller também emitiram um comunicado:
Infelizmente, a nossa visão e processo não estavam alinhados com os nossos parceiros neste projecto. Normalmente não somos fãs da frase “diferenças criativas”, mas desta vez esse cliché é verdadeiro. Estamos orgulhosos do incrível trabalho doe nosso elenco e equipa.
Fontes dizem que a real razão para o despedimento dos realizadores é que entraram em conflito com o argumentista do filme, o lendário Lawrence Kasdan (O Império Contra-Ataca, Os Salteadores da Arca Perdida). Ao que parece os realizadores não estavam a cumprir o argumento e estavam a improvisar demasiado. As mesmas fontes dizem que os realizadores estavam a desenvolver Han Solo como se fosse uma personagem cómica, o que não tem nada a ver. Han Solo é sarcástico e muito longe de ser cómico.
Os dois realizadores mudaram-se para Londres com as respectivas famílias para filmar o filme e souberam do despedimento na segunda-feira. Os conflitos entre os realizadores e o argumentista eram conhecidos desde o principio das filmagens, em Fevereiro, mas pensou-se que era possível gerir tudo. Tal não se verificou.
A Lucasfilm já reuniu uma lista de três realizadores para sucederem a Phil Lord e Christopher Miller. Ron Howard, Lawrence Kasdan, e Joe Johnston. A decisão deverá ser tomada ainda esta semana.
Alden Ehrenreich (Tetro, Criaturas Maravilhosas, Salve, César!), um actor em clara ascensão em Hollywood, irá protagonizar um Han Solo mais jovem e terá os olhos de meio mundo virados para ele. Woody Harrelson será Garris Shrike, mentor de Han Solo. Donald Glover (Community, Perdido em Marte, Atlanta) irá protagonizar Lando Calrissian e ele parece ter nascido para este papel. Já Emilia Clarke não teve a sua personagem divulgada.
O filme solo de Han Solo irá passar-se antes de Star Wars: Episódio IV – Uma Nova Esperança. A estreia continua marcada para 25 de Maio de 2018, nos EUA.