O Toronto International Film Festival (TIFF) está aí à porta e o Cubo Geek sabe que a programação deste ano promete grandes sensações cinéfilas, a começar pela apresentação ao público norte-americano de duas produções do português Paulo Branco, as novas obras de Wim Wenders (The Beautiful Days of Aranjuez) e de Benoît Jacquot (À Jamais), ambas na secção Masters, dedicada aos mestres do cinema contemporâneo (estas duas obras integram também a selecção oficial do Festival de Veneza).
The Beautiful Days of Aranjuez, primeiro filme de Wim Wenders rodado em França e realizado a partir da obra homónima do escritor Peter Handke, é encabeçado pelos actores Reda Kateb (vencedor de um César como Melhor Actor Secundário em 2015) e Sophie Semin. No elenco destacam-se ainda o actor Jens Harzer e a participação especial do músico Nick Cave. A direcção de fotografia está a cargo do conceituado Benoît Debie, responsável pela cinematografia de filmes como Spring Breakers: Viagem de Finalistas (2012), de Harmony Korine, O Rio Perdido (2014), de Ryan Gosling e Tudo Vai Ficar Bem (2015), de Wim Wenders.
Quanto ao filme À Jamais, o novo projeto de Benoît Jacquot, será também apresentado em estreia norte-americana. Esta nova obra do realizador de Adeus, Minha Rainha, 3 Corações e Diário de Uma Criada de Quarto, rodada integralmente em Portugal, é protagonizada por Mathieu Amalric, Julia Roy e Jeanne Balibar. À Jamais, que adapta o romance de Don Delillo, The Body Artist (na edição portuguesa, O Corpo Enquanto Arte), conta com a participação dos actores portugueses Victoria Guerra, José Neto, Elmano Sancho e Rui Morisson.
Um dos maiores destaques da edição deste ano do Toronto International Film Festival será, no entanto, a estreia mundial do filme O Bosque, a continuação do célebre filme de 1999, O Projeto Blair Witch, que tem estreia prevista para Portugal a 27 de Outubro. Nesta sequela, o ator James Allen McCune representa o irmão da personagem protagonizada por Heather Donahue no primeiro filme e parte atrás dela para descobrir o que realmente aconteceu na floresta de Black Hillsassim.
O outro grande destaque é a exibição em primeira mão de The Turning Point, documentário sobre questões ambientais produzido por Leonardo DiCaprio e Martin Scorsese.
Referência ainda para a estreia de The Bad Batch, um filme sobre canibalismo com Jason Momoa, Keanu Reeves e Jim Carrey e para o filme de abertura do festival, Os Sete Magníficos, remake do célebre western dos anos ’60, dirigido agora por Antoine Fuqua e que conta com Denzel Washington, Chris Pratt, Ethan Hawke e Vincent D’Onofrio no elenco.
A edição deste ano do Toronto International Film Festival decorre de 08 a 18 de Setembro em Toronto, no Canadá.