Desenvolvido pelo Berzerk Studio, surge um videojogo sem precedentes. Algo que junta o ritmo e música e torna em algo artístico, no qual deves evitar tocar a todo o custo! Este videojogo é nada mais nada menos do que Just Shapes & Beats.
Just Shapes & Beats baseia-se apenas num único objectivo: Sobreviver até ao fim da música, sem tocar nas formas produzidas por esta. Estas formas surgem sob diversas formas e feitios, mas sempre ao ritmo da música. Falado até pode parecer engraçado e muito fácil, mas assim que jogares vais notar que é tudo intenso e vais deparar-te a perder com frequência.
A história é simples e curta, mas bem divertida, pois até mesmo para acederes a alguns níveis terás que jogar e superar obstáculos. As animações de tudo o que acontece aqui estão soberbas! Acredito que tenha havido muito empenho na criação de cada uma. Não é qualquer um que faz isto de um dia para o outro!
Os controlos são muito simples, pois só precisas de dois botões: um para mover a tua personagem e outro para realizar os dodges. Estes, são cruciais para não perderes, pois com eles consegues escapar-te a tudo por breves instantes. É possível jogar até quatro jogadores, utilizando 4 Joy-Con, o que te ajuda bastante, já que quando um aliado perde, ainda consegues resgatá-lo se fores a tempo de o socorrer.
Algo mesmo bom aqui é a possibilidade de realizar desafios co-op online, tanto com amigos ou com desconhecidos. É uma boa maneira de desfrutar o videojogo no caso de não teres ninguém por perto.
As músicas presentes aqui são muito loucas! São 35 músicas que vêm de diversos artistas por todo o mundo. Todas estão bem construídas e até reconhecerás alguns sons, como saltos de Super Mario Bros. É muito provável que mais músicas estejam a caminho, sendo que no próprio site oficial estão a aceitar pedidos de sugestões para novas músicas.
Como bónus, este videojogo vem com um modo Party. Este modo tem a função de reproduzir as músicas sem perder a partida, podendo deixar a consola ligada e desfrutar das músicas com os amigos.
Amei o Easter Egg que existe na secção de selecção de Idioma do videojogo, onde é possível escolher “Hodor” como língua. Quem conhece a série “Game of Thrones” conhece ao certo a “piada” aqui presente.
Tendo jogado na Nintendo Switch, deparei-me com um problema, onde ocasionalmente, o videojogo bloqueia durante meio segundo. Isso não é nada bom para a natureza da jogabilidade aqui presente, que exige muita concentração e acções rápidas. Porém penso que um futuro patch corriga este problema.
Just Shapes & Beats é um videojogo de mérito. É algo diferente que funciona perfeitamente, seja sozinho ou com amigos. Coloca-te à prova de maneiras bem originais e artisticamente bem animadas, ao mesmo tempo que desfrutas da boa música.
Just Shapes & Beats já está disponível na Steam, e tem lançamento marcado para 11 de Junho na Europa para a Nintendo Switch.