Partilha no Facebook
Partilha no Twitter
Google+
Pinterest

Em 2016, Pokkén Tournament foi lançado para a Nintendo Wii U, e já nesta altura, mesmo tratando-se de um videojogo de luta, senti-me atraído a exprimentá-lo. Na altura o videojogo foi suficientemente satisfatório para jogar ainda algumas partidas, mas agora, um ano depois, Pokkén Tournament ganhou um novo port, para a Nintendo Switch. Este novo port chega-nos com mais conteúdo que a versão anterior, mas será que Pokkén Tournament DX compensa a segunda compra?

Pokkén Tournament DX, basicamente, é um a versão definitiva do original. Com alguns extras e correções que já deviam estar no videojogo original à muito tempo. A grande adição é a introdução de cinco novos pokémon, que são estes o Darkrai, Croagunk, Empoleon, Scizor e Decidueye. A adição destes pokémon traz uma frescura aos combates. Cada pokémon tem o seu próprio estilo de luta, ataques e animações que caracterizam estas espécies.

O bom de tudo é que os 21 Pokémon já estão todos desbloqueados, bem como todos os 16 pares de Pokémon de suporte. Assim tens logo a hipótese de testar cada um, de forma a saberes quais os suportes a que te adaptas melhor, bem como descobrires qual o teu pokémon principal.

As batalhas em Pokkén Tournament foram sempre muito divertidas e emocionantes, mas agora neste novo port, ganham um acréscimo na intensidade. Pois agora é possível fazer batalhas de equipas de 3 contra 3, onde poderás escolher de cada vez qual o pokémon da tua equipa que irás utilizar nesta ronda, ao estilos dos RPGs!

Para além do típico modo de single, localleague battle, agora há um modo de missões, dentro da própria league battle. Cada missão que completares desbloqueia um painel. Este revela parte de uma imagem de um Pokémon, sendo que ganhas dinheiro ou novos items de personalização da personagem no processo.

Outro modo que foi introduzido foi o modo de desafios diários. A cada dia é dado um desafio onde terás de usar um Pokémon específico para lutar contra um oponente pela recompensa de ganhar skill points. Estes servem para aumentar a força, defesa, etc.. dos teus Pokémon. Este modo não foi uma boa adição ao videojogo de todo pelo simples facto de a recompensa não ser nada demais e os oponentes serem mesmo tão fracos que nem acho que a palavra “desafio” não faça aqui sentido. Mais vale continuares a ganhar os teus skill points em qualquer outro modo de combate como fazias até então.

A performance  de Pokkén Tournament DX é idêntica à do videojogo original na Nintendo Wii U. Sendo que na Nintendo Switch, quer seja na dock ou na portátil, a definição do videojogo será sempre 720p a 60 frames por segundo. O que é estranho, pois na dock poderiam ter aumentado a resolução.

Adicionalmente, com apenas dois joycon, é possível jogar uma partida contra um amigo na mesma Nintendo Switch, no ecrã da mesma ou na TV. Ao contrário da versão da Nintendo Wii U, onde um joga na TV e outro no Game Pad da consola. Neste modo de dois jogadores, também é possível escolher se os jogadores preferem jogar em splitscreen, ou todos no mesmo ecrã de jogo. De ambas as formas é possível aos jogadores controlarem confortavelmente as suas personagens. Acrescento ainda aqui que a taxa de frames neste modo de jogo é reduzida para uns miseros 30fps.

Para além de poderes jogar com um amigo na mesma consola, também poderás optar por jogar via conexão local, com duas Nintendo Switch, usando duas cópias do videojogo, no caso de estares num esconderijo sem internet, ou algures no meio do mato. Conveniente? Muito!

Uma das vantagens deste videojogo é, em termos simples, a sua portabilidade. Tudo o que já era bom na Wii U fica ainda melhor quando consigo transportar comigo para todo o lado. Seja numa viagem de comboio ou até mesmo na casa de banho, mas Pokkén Tournament DX é, sem dúvida, um dos videojogos a levar em qualquer viagem.

A nível das partidas online, foram introduzidas as Ranked battles e, melhor ainda, agora também já é possível criar salas online, onde podemos fazer partidas com amigos que também tenham o videojogo. Coisa que faltava no videojogo da Nintendo Wii U.

Como era de se esperar, os amiibos são suportados pelo videojogo. Usando qualquer amiibo, poderás desbloquear itens aleatórios de personalização da tua personagem, um verdadeiro desperdício na minha opinião. Ainda por cima só posso usar até cinco por dia!

Portanto, por ter jogado Pokkén Tournament DX desde a sua primeira versão, noto que ambos os videojogos são ideais para jogares com amigos e não para jogares sozinho. Devido ao seu sistema repetitivo, senti-me muitas vezes frustrado por não estar a desbloquear nada de interessante no videojogo. O meu desejo é que esta versão ganhe mais conteúdo no futuro e não fique esquecida como o caso da sua versão original. Até lá não passa de um jogo de combate a ser jogado em plural.

Se és um fã de videojogos de luta e de Pokémon, e ainda não jogaste a versão da Nintendo Wii U, então mete este videojogo na tua lista de próximas aquisições! Caso já o tenhas jogado antes e não foste muito à bola com o videojogo, então esta versão não te vai fazer mudar de opinião.

Gostarias de participar em torneios de Pokkén no futuro?

  • TAGS
  • Nintendo
  • Nintendo Switch
  • Pokkén Tournament DX
Partilha no Facebook
Partilha no Twitter
Google+
Pinterest
Por Bruno Dores escritor/a em SOMOSGEEKS.PT
Um fanático por Nintendo, de nome "Nintendista", que procura mostrar ao mundo o lado mágico da empresa que o acompanhou...

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here