Partilha no Facebook
Partilha no Twitter

beauty03

Uma das melhores coisas acerca de navegar as prateleiras de uma loja de bandas-desenhadas – ou fazer scroll num catálogo online – é encontrar algumas gemas que nunca se ouviu falar antes. Pois não interessa o quanto se sabe da indústria, é impossível manter-se a par de todos os títulos que saem à venda, e pode-se perder regularmente muitos livros bons.

Um desses livros chama-se The Beauty da Image Comics, escrito por Jeremy Haun (Constantine, Batwoman) e Jason A. Hurely, com arte de Haun.

É difícil não se ficar impressionado com as páginas de abertura do primeiro fascículo, ao ponto de se querer comprar de imediato todos os disponíveis – o diálogo é tão poderoso que atrai o leitor, e apesar de a início não se perceber bem o tema, foi boa ideia deixar as primeiras páginas servirem de sinopse para a banda-desenhada.

Há dois anos atrás, uma nova doença sexualmente transmissível tomou o mundo de assalto.

Esta D.S.T. era diferente de todas as que vieram antes.

Esta era uma doença que as pessoas realmente queriam.

“Vítimas” desta epidemia eram fisicamente alteradas pelo vírus.

Gordura derretia, cabelo fino regressava, defeitos de pele desvaneciam-se, e as suas feições faciais emagreciam.

Ficou conhecida como A Beleza.

Excelente abertura, não? Não é spoilers – isso vem logo nas páginas seguintes – mas é incontrolavelmente intrigante, uma das melhores aberturas que se pode encontrar em BDs há já muito tempo – normalmente demora um pouco a explicar o que se passa, mas The Beauty revela logo o seu jogo, sabendo que se torna impossível deixar de ler depois disto. Criatividade é sem dúvida a melhor forma de descrever este projeto.

D.S.T.s são assustadoras, toda a gente sabe isso, e para se ter uma boa saúde este é um tópico que é necessário discutir, e tomar alguns passos para se manter a salvo – mas o que aconteceria ao mundo se existisse uma doença que torna a vida das pessoas melhor, pelo menos de um ponto de vista físico? The Beauty desafia a ideia que a sociedade tem em relação à perfeição física, levantando um espelho à sua frente, e obrigando-a a perceber o quão viciados se tornaram em relação à sua aparência.

beauty2

Sinceramente, isto é algo que a nossa sociedade está muito focada e é bom que haja pessoas como Jeremy Haun e Jason A. Hurley, que fazem brilhar uma luz sobre a natureza vã que às vezes consome as pessoas, a sua obsessão com a perfeição e gratificação instantânea. É engraçado como memes sentimentais e palavras de encorajamento se espalham como fogo no Verão nos social media, mas raramente se vê a serem aplicados – é como se as pessoas soubessem qual é a coisa certa a fazer, mas tivessem dificuldade em fazê-la devido às pressões da sociedade. É assustador pensar, mas é inteiramente possível que houvesse muita gente que aceitasse conscientemente esta doença, se esta prometesse fazê-los perfeitos visualmente, não se interessando com os efeitos duradouros e repercussões imprevisíveis.

Este tópico é explorado à medida que os detetives Vaughn e Foster descobrem os mistérios de A Beleza, pois quando mais de 200 milhões da população está infetada, isso começa a tornar-se uma ameaça à segurança nacional – e como se isso não fosse suficiente, existem grupos terroristas que estão decididos em castigar aqueles que tomaram a decisão de tornarem as suas vidas mais fáceis ao ficarem fisicamente perfeitos, e começa-se também a espalhar uma doença mais natural chamada inveja a afetar o resto da população, que não conseguem aceitar que beleza pode ser uma escolha.

Mais uma vez, há muita criatividade neste projeto, e os seus criadores fizeram um excelente trabalho em brincar com o mundo real, o facto de terem conseguido usar as emoções da sociedade, e salpicarem tudo com a intriga que toda a gente tem com sexo – não falta nudismo nesta BD – e doenças foi mesmo de génio. E para os fãs de arte, esta banda-desenhada está cheia de excelentes visuais, figuras bem-feitas e cores usadas na perfeição.

Todos os fascículos têm excelente pacing, e cada um termina com um cliff hanger – os leitores que começarem The Beauty agora vão ficar satisfeitos e aliviados por terem vários fascículos já disponíveis.

O sétimo fascículo estará à venda a 18 de Maio. Os restantes seis podem ser comprados em separado ou num único volume de colecionador a partir de Março.

The Beauty vale o vosso tempo e o vosso dinheiro.

Lê mais sobre Image Comics.

Interessados em descobrir se existe uma cura?
  • LÊ MAIS SOBRE
  • Porque Devias Estar a Ler
  • The Beauty
  • Jeremy Haun
  • Jason A. Hurley
  • Destaques
  • Image Comics
Partilha no Facebook
Partilha no Twitter
DIZ ALGO SOBRE ISTO!
Este espaço é disponibilizado para comentários sobre o tema apresentado nesta publicação. Respeita a opinião dos outros e mantém a discussão saudável.
Os comentários são moderados de acordo com os Termos de Uso.
É possível deixar um comentário em anónimo. Basta clicar no campo de texto "Nome" e seleccionar a opção "Publicar comentário sem iniciar sessão".