“Defection”
Antes do final de temporada ficamos a saber o que Hank Crawford realmente quer, e é que um massivo oleaduto seja construído no seu território acabadinho de comprar. Para isso, os líderes de Kambezi e Odan têm de morrer, e está claro que é esse o plano que Roman tem de executar neste episódio.
Portanto que melhor maneira de matar os líderes desses países? Uma bomba nas Nações Unidas, claro! Ou assim parece. Roman, sempre meticuloso, tem tudo bem estudado e sabe o que acontece quando há uma ameaça de bomba nas Nações Unidas. Os líderes dos países são levados para um local especifico.
Neste caso em particular, é para um hotel nas redondezas, onde Roman tem um quarto alugado… e é por isto que desarmadilhar a bomba é tão fácil para Reade e Tasha. Mas, tal como no flashback mostrado em que Roman e Jane são crianças e Jane derrotava sempre Roman, o plano de Roman não irá correr tão bem como este espera com Jane no caminho.
Este flashback que refiro, que também envolve o regresso de Shepherd, demonstra bem que aquilo que há entre Roman e Jane é mais profundo do que parece. O irmão sempre ficou atrás da irmã, nunca conseguiu derrotá-la e isto começa a afectá-lo psicologicamente e emocionalmente. Todos estes pequenos jogos de criança começam a espelhar-se na realidade atual, em que Jane continua a levar a melhor sobre Roman.
Shepherd também aparece na atualidade, pedindo a Jane durante um interrogatório que não mate o irmão, e parece-me que pode mesmo estender o seu papel para o episódio final da temporada. Shepherd, apesar de tudo, é mãe, e é compreensível que não queira ver os seus filhos a tentarem-se matar um ao outro.
Dois coisas grandes saltam à vista para o final de temporada. A primeira é uma nova tatuagem activada que leva os protagonistas até um site onde Roman desafia Jane para um jogo final. A segunda é mais grave e gira em torno de Tasha e da sua sempre sinistra personagem, que parece sempre estar a esconder algum segredo da equipa do FBI.
Tasha rouba o telemóvel de um dos presidentes e diz ter sido Keaton a mandar. Também diz que o entregou a este, mas Keaton desmente tudo e despede Tasha. Foi bastante estranho ver isto tudo, e coloca Tasha numa posição estranha. Será que a personagem estará mesmo prestes a dar outra facada nas costas dos seus supostos amigos? O final da temporada promete reviravoltas chocantes como já é usual em Blindspot, e veremos o que prepara para a próxima temporada.