Crítica | Himouto! Umaru-chan

    1091

    Himouto! Umaru chan a Dra Jeckly e Mrs.Hyde do universo anime!
    12048493_10153349479504652_1805526959_n

    Este pequeno diálogo acima actua como uma sinopse a Himouto! Umaru Chan.

    Serializada na revista Shounen Young Jump e criada por Sankaku Head ,relata do dia-a-dia da Umaru uma estudante que vive com o seu irmão num pequeno apartamento. O Taihei tem um papel mais de pai do que irmão. Desconhecemos o paradeiro dos seus pais, e o Taihei sozinho faz de tudo para educar a sua irmãzinha, isto claro dentro das paredes do seu apartamento. Porque a Umaru lá fora é o sonho de qualquer rapaz adolescente, e o ideal de qualquer rapariga. Alta, de longos cabelos dourados, olhos castanhos, voz doce, bem-educada e desprendendo uma aura de princesa com o seu simples caminhar. Como se não bastasse é uma aluna exemplar e uma atleta dotada.

    Ao chegar a casa, e à boa maneira do naturalista David Attenborough (caminhando no meio de arbustos), vamos analisar este fenómeno e a sua espécie. Quando a Homo-Umarus chega ao seu habitat natural, assistimos a mais do que uma mudança…uma autêntica metamorfose! A sua estatura diminui drasticamente, veste umas calças rosa, uma blusa branca, coloca uma capa de urso (que daqui a pouco contarei a sua origem) e sorri o tempo todo, mas a maior das mudanças são os seus maneirismos. Esta versão da Umaru adora tudo ligado à cultura geek, aqui para nós acho que no Cubo Geek não acham que devia ser a nossa musa? A Umaru passa o tempo todo a ler mangas, ver anime, navegar na Internet e jogar videojogos (a Umaru é uma gamer nata) enquanto se alimenta de snacks, tais como batatas fritas e chocolates, seguidos de longas doses de Coca-Cola, fazendo o personagem de One Piece Franky corar de vergonha.

    Então qual das duas Umarus é a verdadeira? Numa nota mais pessoal eu penso que será esta Umaru – atendendo a vários factores abaixo – que como confia e acima de tudo adora o seu irmão mostra-lhe o seu verdadeiro lado. Sejamos sinceros, vocês em casa junto dos vossos familiares comportam-se de maneira diferente pelas mesmas razões acima. Lá fora a conversa é diferente claro, ou pelo menos só mostram-no aos vossos amigos mais chegados. E aqui temos um ponto muito escondido desta obra, que embora não o transmita, numa análise mais profunda chegamos a esta conclusão.

    [youtube url=”https://www.youtube.com/watch?v=oYnrSFRC4MI”]

    A Umaru fora das suas quatro paredes desenvolve personas que a ajudam a mascarar a sua verdadeira personalidade. Imaginem a rapariga ideal que descrevi acima ser uma geek de primeira categoria; certamente para a sociedade destrói aquele quadro perfeito. Num modo muito, muito leve, a Umaru-chan ensina-nos que numa sociedade todos usamos máscaras, algumas vezes pelo ideal que queremos ser, outras vezes pelo ideal que desejam que devemos ser. No entanto por muito que a Umarun (o possível nome que a Umaru atribuiu a sua persona) tente, a Umaru vem por vezes ao de cima e tem de escondê-la de imediato.

    A Umaru tem um “medo” terrível que descubram a sua verdadeira personalidade. Este facto torna-se mais evidente quando outra das suas personas sai à rua, a U.M.R, ou seja a Umaru gamer, que até usa uma máscara! Lembram-se de acima ter mencionado uma capa de urso? Pois bem essa capa é um item do jogo Space Scream Fighter IV, (refêrencia ao popular jogo da Capcom Street Fighter IV) e a Umaru (como U.M.R) tem uma grande reputação e até participa em torneios, encontrando lá a sua amiga e rival Sylphinford Tachibana (representada por Yukina Furukawa) que deseja mais do que tudo ganhar de forma limpa a justa à Umaru.

    Em Himouto! Umaru-chan temos um sem fim de linguagens visuais e verbais dentro do mundo geek; não vão faltar referências ao universo dos videojogos e anime (algumas bem hilariantes) como One Piece, Neon Genesis Evangelion, Naruto, DanganronpaCapcom, Pokémon, Hatsune Miku e Monster Hunter. Ainda entrado por maneirismos populares entre a nossa comunidade como o célebre “perdi a minha rede WI-FI o que faço agora? Estou desligado do mundo!”, também sinto que no seu pequeno paraíso muitas das atitudes que a Umaru teve, foram para demonstrar que adora o seu irmão. A única forma de transmitir esse sentimento foi de certa forma fazer ouvidos de mercador e ser irresponsável.

    Como podem ver, o grande valor de Himouto! Umaru-chan está no choque destas personalidades, como esta as esconde e vive o seu dia-a-dia. Porém ainda podemos considerar a obra de Sankaku Head mais do que um anime de comédia? Talvez, mas devido a dois grandes factores, um para cada irmão. Por vezes no segmento de alguns episódios vimos como foi o dia de trabalho do Taihei. Este, outrora semelhante à sua maninha, foi um estudante de sucesso; nos dias de hoje trabalha num escritório na companhia de alguns dos seus colegas de escola. Infelizmente gostava de ver o passado do Taihei melhor representado. Do segundo apenas tivemos um breve olhar, mas pelo que parece a Umaru nem sempre foi assim, algo ou alguém despertou este seu lado geek. Tínhamos aqui duas mini histórias que ajudariam a colocar elementos e enriquecer mais as suas personagens, no entanto como o foco principal é a comédia, percebo o motivo.

    Também, para terminar este capítulo evidentemente que a Umaru super deformed é uma metáfora imaginária, que, sejamos sinceros, ajudou a transmitir mais carisma e humor. 

    O estúdio de animação que deu vida à nossa adorável Umaru foi o Doga Kobo, um estúdio já habituado a obras deste género. Admito que foi mais generoso do que foi com Yuru Yuri, tivemos simples mas boa animação dentro deste género, quer no departamento de arte, quer nas proporções das personagens e ambientes.

    Já a nível sonoro, como é característico neste tipo de séries, toda a banda sonora é composta por temas de personagens. Neste ponto, antes de passar à abertura e encerramento, reparem como cada tema tem um instrumento predominante e adaptado à sua personagem. O que achei mais interessante foi o do colega do Taihei, o Bomber. O seu tema musical é todo composto por um clarinete, muito devido à atitude sonolenta e despreocupada deste.

    Agora sim, podemos falar da adorável abertura de Himouto! Umaru-chan: a sua letra relata tudo o descrito aqui nesta critica, enquanto temos um tema muito contagiante cheio de referências, inclusive uma que achei muito curiosa. Antes de surgir a Umarun, então não é que ouvimos aquele Urghh que Mario faz em Super Mario Bros antes de perder uma vida? Pode passar muito muito despercebido mas achei um pormenor deveras engraçado, ainda mais quando associamos a letra. O seu encerramento mostra a Umarun junto das suas amigas, muito característico neste tipo de séries. Reparem até como a abertura e encerramento demonstram o contraste entre Umarus. 

    Himouto! Umaru chan foi uma agradável surpresa nesta temporada de Verão. É uma serie que cresceu connosco semana após semana, mostrou-nos que um conceito simples pode permanecer simples e muito divertido. Ao contrário de muitas séries não parodia ou promove excessivamente a cultura otaku (como vimos com Watamote), simplesmente refere-a como um estilo de vida alternativo. Também ainda não referido e antes de fechar esta crítica, no título a palavra Himouto é um jogo de palavras entre Hime (princesa), Imouto (irmã) e finalmente a mais notória Hikkikomori (termo japonês paraa uma pessoa que vive fora da sociedade, isolando-se em casa); estes três conceitos juntos demonstram todas as facetas que a nossa querida Umaru é dentro e fora de casa. 
    Por isso entra no teu quarto e desperta a Umaru-chan que há em ti!

    12003330_465301516985019_5141163634416110146_n

    Também vive uma Umaru dentro de ti?
    • TEMAS
    • Aimi Tanaka
    • Doga Kobo
    • Himouto! Umaru-chan
    • Kenji Nojima
    • Oota Masahiko
    • Sankaku Head

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here