Partilha no Facebook
Partilha no Twitter

“Mad City: New Day Rising”

Amor, para lá das pieguices habituais, é sem dúvida um dos sentimentos mais bonitos que podemos sentir. Seja o amor romântico por uma relação perdida, o amor entre dois jovens distantes, o amor entre dois companheiros de aventuras e desventuras ou o amor fraterno entre irmãos. O amor foi um espírito sempre presente no último episódio de Gotham, conjuntamente com a loucura, a temática que dá o tom a toda essa temporada. Veja-se por exemplo o próprio título da temporada: “Cidade Louca”. O episódio foi dividido em três enredos, a investigação de James Gordon (Ben Mckenzie), os sentimentos de Bruce Wayne e o seu clone (David Mazouz) e a eleição de Pinguim (Robin Lord Taylor). Todos os outros enredos foram arrumados para canto até serem necessários ao desenvolvimento da história.

gotham-7

Jim Gordon continua o seu confronto com o novo vilão de Gotham, o hipnotista Jervis Tetch (Benedict Samuel), também conhecido por Chapeleiro Louco. O enredo do confronto entre o ex-polícia e criminoso foi bastante bem construído. Às cenas em que Alice Tetch (Naian Gonzalez Norvind) é interrogada pelas forças policiais e revela vários segredos sinistro sobre o irmão, seguem-se os momentos em que o hipnotista vai pondo os mecanismo da engrenagem do seu plano em funcionamento para conseguir recuperar a irmã, por quem demonstra ter uma relação de amor pouco saudável e não correspondida. A passagem entre os diferentes momentos até ao confronto final ajuda a criar um ambiente de tensão e constante expectativa. Esta ambiência é ainda mais ajudada pelo conflito interno vivido por Gordon, inconscientemente sob a influência de Jervis Tetch, depois de ter sido hipnotizado no último episódio, o que o leva a quase cometer suicídio várias vezes por ordem do Chapeleiro Louco. Mas como não poderia deixar de ser, no final Gordon consegue escapar à nefasta influência psíquica do criminoso através do amor que sente pela sua anterior apaixonada, Lee (Morena Baccarin).

Gotham tem um novo presidente da Câmara enquanto a ameaça de uma espiral de loucura paira sobre a cidade.

Bruce Wayne Original chato, Bruce Wayne Clone e a Selina Kyle (Camren Bicondova) formam um estranho triângulo amoroso. Em menos de quatro episódios o Bruce Emo consegue sacar uma beijoca consentida à Selina, enquanto o Bruce Original anda há três temporadas a tergiversar. Eu sei que o Bruce nos lê por isso dirijo-me agora directamente a ele. Bruce, amigo, a miúda gosta de ti! Já todos vimos isso! Até eu que sou um inapto social! Posto este pequeno aparte. O enredo dos dois Bruces parece ter bastante interesse após a introdução do Bruce Emo nestes quatro episódios. O confronto entre o Bruce Original e o Bruce Emo, auxiliado por Kathryn (Leslie Hendrix), será um bom motor para a continuação da evolução de Bruce até à sua transformação final em Batman.

gotham-8

Por fim, temos o que ameaça tornar-se o maior bromance da televisão: a relação de amizade entre Pinguim e Edward Nygma (Cory Michael Smith). Talvez até haja bromance a mais, em determinado momento quase parece que iam dar um beijo. O ressurgimento de Nygma serve para desenvolver o enredo de Pinguim, o criminoso mais importante de Gotham. Como em todas as equipas de vilões as diferenças entre eles levam a desentendimentos insanáveis, geralmente consequentes na sua queda diante dos heróis. Ao contrário das personagens heróicas que tendencialmente colocam as suas diferenças de parte para o bem comum e derrota dos inimigos, as diferenças entre os vilões são inultrapassáveis devido aos vilanescos egos levando-os a acabar mal. É aqui que parece entrar Nygma ao entrar em confronto com Butch (Drew Powell), substituindo como braço direito de Pinguim, entretanto eleito presidente da Câmara de Gotham, e criando uma clivagem entre os criminosos.

O final do episódio foi muito bom ao abrir várias portas. A morte de Alice Tetch, embora de uma forma um bocado forçada, com a circulação do seu sangue, capaz de despertar a loucura em quem entrar em contacto com ele, nomeadamente o chefe da polícia Barnes (Michael Chiklis), abre inúmeras possibilidades de confusão, caos e interesse. Certamente o sangue de Alice levará Gotham à insanidade e à concretização do título desta temporada.

Como achas que será Pinguim como presidente da Câmara de Gotham?

  • LÊ MAIS SOBRE
  • DC
  • Gotham
Partilha no Facebook
Partilha no Twitter
DIZ ALGO SOBRE ISTO!
Este espaço é disponibilizado para comentários sobre o tema apresentado nesta publicação. Respeita a opinião dos outros e mantém a discussão saudável.
Os comentários são moderados de acordo com os Termos de Uso.
É possível deixar um comentário em anónimo. Basta clicar no campo de texto "Nome" e seleccionar a opção "Publicar comentário sem iniciar sessão".