“A Bride. A Box. A Body.”
E com este episódio dizemos adeus a um dos homens mais desagradáveis que já pisou a Inglaterra (e a Escócia, e a França…), o devorador de Rainhas, o galã incomparável, Gideon Blackburn. Posso passar a ser a pessoa mais odiada de sempre, não quero saber, vou dizê-lo na mesma: finalmente! Já se adivinhava que algo assim ia ter que acontecer – a série está quase a acabar e a Elizabeth e o Gideon não podiam viver felizes para sempre.
Agora que a Elizabeth casou em segredo com o amor da sua vida, que lhe morreu nos braços poucas horas depois, de certeza que vai pôr de lado o seu manipulador noivo loirinho e adoptar a lenda da “rainha virgem” para sempre. Sempre disse que não gosto nada da personagem de Elizabeth – e não gosto mesmo, acho-a a típica princesa mimada, sem coragem, sem força de vontade, e com muitas poucas ideias próprias. Mas tenho que admitir que a Rachel Skarsten esteve muito bem na cena da morte do Gideon.
É exactamente como acharíamos que aquela personagem insípida, com a sua vidinha tão confortável, iria reagir a uma perda tamanha de uma pessoa que não teve a capacidade de apreciar nos últimos tempos. Quando será que o Narcisse (ou seja, a pessoa contratada pelo Narcisse) o começou a envenenar? Provavelmente enquanto ele esteve em França, ou terá aproveitado a viagem dele a França para colocar um agente junto a ele no navio. É claro que o Gideon já estava em declínio quando voltou a Inglaterra.
A vingança do Narcisse foi brutal em todos os sentidos, cruel e exacta. À Elizabeth, que ordenou a execução da Lola, tirou-lhe a única pessoa que ela amava; ao Knox, que não amava ninguém, tirou-lhe a sua masculinidade. Não fiquei com pena absolutamente nenhuma; depois do que ele fez à mulher, do que ele tentou fazer à Mary… Um homem que teme tanto as mulheres só deveria ter um fim destes. Se bem que não é ainda o seu fim, claro. O Knox vai esconder este segredo terrível até ao fim, mas penso que vai ser o suficiente para acabar com as suas ideias de fomentar uma insurreição contra a Mary.
A bondade da Mary está a toldar-lhe a visão outra vez. A revelação da loucura do Darnley foi… Inesperada. Não me parece que se encaixe muito bem quer na série quer nesta personagem, ou talvez tenha sido a interpretação pouco inspirada de Will Kemp que não me convenceu. De qualquer maneira, sim, temos mais um Rei louco, só que afortunadamente este não tem muito poder régio! Quando a Mary perceber o que se está a passar, e vai ter que percebê-lo eventualmente, vai ter que arranjar uma maneira menos legítima de se ver livre dele. Fiquei estupefacta quando ela desistiu do Bothwell por aquele camelo, mas ainda não vou desesperar – de certeza que os dois vão acabar juntos! A Mary e o Bothwell, o Darnley e o fantasma da Keira, a Greer e o James, a Elizabeth e… Uhm, pois…
A Mary, apesar de revelar novamente a sua falta de visão nas suas relações mais pessoais, começou este episódio com uma grande demonstração de coragem. Quem não ficou encantado ao vê-la aparecer à cabeça do seu exército, grávida como tudo, enquanto os conspiradores ainda pensavam que ela estava presa no castelo? Foi uma imagem linda, e um bom momento para resumir toda a personalidade desta Rainha.
Só num episódio tão decisivo como este poderia ter deixado o Henri para o fim. Ele é tão querido! Quem diria que esta personagem aparentemente tão calculista e ambiciosa tinha um aspecto tão vulnerável da sua personalidade. A autenticidade do Henri seduz ainda mais a Nicole, e o espírito aberto da Nicole acaba por seduzir o Henri, que já se tinha decidido a ver-se livre dela… E agora que estes dois amantes finalmente estão de acordo, Charles decide fazer de Nicole a Rainha e provocar a ira de Espanha!
Algo drástico vai ter que acontecer muito em breve. Cá para mim, a cabeça da Nicole vai ter que abandonar o seu pescoço antes do final da série. Após esta nova desfeita, a Espanha vai apoiar novamente o Henri, e já sabemos que as ambições deste não se resumem só a brincos bonitos… Se bem que, como ele próprio disse, muitos Reis usam jóias! Prepara-te – já só faltam dois episódios!