Não conseguimos não falar d’A Guerra dos Tronos. A nossa vida não faz sentido sem essa série. Se acompanhaste a sexta temporada d’A Guerra dos Tronos lembras-te que no oitavo episódio, “No One”, Sansa enviou uma carta a Blackfish através de Brienne. A carta serviria para pedir ajuda ao tio-avô para recuperar Winterfell, pedido que foi declinado porque Riverrun estava sobre cerco das Casas Frey e Lannister.
Na série não foi mostrado o que estava escrito na carta mas a HBO divulgou-a na íntegra, no seu blog. Fica com uma transcrição completa da carta:
Eu, Lady Sansa Stark de Winterfell, apresento-lhe a minha fiel serva, Lady Brienne de Tarth. Por favor, trate-a com cortesia e respeito, pelo que, como minha enviada, ela exclama com a minha voz.
Querido tio,
Eu era apenas uma pequena criança quando me viu pela última vez. Não sou mais essa criança. Os Boltons que assassinaram o meu irmão e a minha mãe – a sua irmã – cruzam agora os seus corredores, comem à sua mesa, e dormem nas suas camas. Convoco assim, os laços Família, Honra, Dever, e rogo que lide cada homem seu, rumo ao Norte, para nos ajudar a vingar a nossa família e recuperar o lar que os nossos inimigos roubaram.
Lady Sansa Stark de Winterfell
Encontraste algumas incongruências na carta? Há duas. É estranho que Sansa se refira à mãe como irmã de Blackfish, sendo que ele é tio de Catelyn Stark. Podemos conjecturar que a carta era para ser entregue a Edmure, tio de Sansa e irmão de Catelyn. Mas não faz muito sentido porque na conversa que Petyr Baelish teve com Sansa, ele nunca mencionou Edmure. Temos de ter em conta, também, que o titulo da publicação, no blog da HBO, é “Check Out Sansa’s Letter to the Blackfish”. O outro erro não é tão grave. Na carta, Sansa cita o lema da casa Tully, mas o lema está errado. Não é “Família, Honra, Dever” mas sim “Família, Dever, Honra”.
Podemos dizer que os erros são da própria Sansa, já que ela pouco conhece sobre a família da mãe. Tais erros podem ter sido inseridos para a carta ficar mais natural e plausível. Mas acho que o erro foi mesmo da produção. Com tantas personagens e linhas narrativas é difícil acertar em tudo.
A sétima temporada d’A Guerra dos Tronos estreia em 2017, em Junho ou Julho.