Este artigo contém spoilers sobre a 1ª temporada de Os Defensores.
Até que enfim! A 1ª temporada de Os Defensores estreou. Os quatro heróis da Marvel que vivem dentro da Netflix encontraram-se e não podia ter sido uma melhor reunião. A história que começou a ser contada em 2015, na 1ª temporada de Demolidor, teve o seu clímax sangrento e explosivo nesta 1º temporada de Os Defensores, que deu grandes lições em como atar de forma perfeita um universo partilhado.
O final da temporada foi realmente explosivo e plantou 3 sementes para o futuro dos heróis e dos seus ajudantes. E vamos agora analisar tudo.
1Matt Murdock hospitalizado “com” a Maggie
No final da 1ª temporada de Os Defensores ficamos a saber que o Demolidor sobreviveu à demolição do prédio e de alguma forma foi parar ao que parece ser um convento de freiras. Matt acorda e uma das freiras pede para chamar a Maggie. Ora, a Maggie não é uma personagem qualquer. Oh não… A Maggie é a mãe do Matt Murdock!!!
É isso mesmo. A mãe do Demolidor vai ser introduzida no MCU. E isso pode levar a duas histórias distintas. Uma mais negra que a outra. Uma das histórias pode ser a Born Again. Nessa história, Karen torna-se uma viciada em heroína e actriz pornográfica. Sem dinheiro divulga que Matt é o Demolidor e isso chega aos ouvidos do Kingpin. Claro que o Kingpin faz a vida negra ao Matt e ele acaba sem abrigo e fica completamente paranóico. Numa noite, depois de ser espancado quase até à morte, Matt é encontrado pela sua mãe, que não via há décadas. A mãe tornou-se freira e cuida dele. A base da história é basicamente essa.
Born Again é um favorito dos fãs e há muito que se especula que irá ser adaptada para série. E isso ganha tracção com o “aparecimento” da Maggie no final da 1ª temporada de Os Defensores e pelo facto de o Kingpin estar cada vez mais intrigado com o Matt. No 10º episódio da 2ª temporada de Demolidor, o Kingpin manda investigar a vida do Matt, dando a entender que desconfia que ele é o Demolidor.
A outra história é bem mais negra. Trata-se da Guardian Devil. Essa história envolve demónios, um bebé que é o anticristo, a morte de uma personagem principal e tem muitas participações de vários heróis e vilões. Viúva Negra, Doutor Estranho, Homem-Aranha, Bullseye, Mysterio, e Mephisto. É uma história muito mais louca que as histórias urbanas das séries da Marvel na Netflix, mas Maggie tem um papel muito mais de destaque e aparece o arqui-inimigo do Demolidor, Bullseye.
O que eu acho que vão fazer? Acho que vão juntar as duas histórias mas o core vai ser Born Again. No entanto, ao contrário das BDs em que o Kingpin contrata Nuke para matar o Demolidor, na série vai contratar Bullseye para o mesmo efeito. Desta forma uma das histórias mais conhecidas da personagem é adaptada e um dos maiores vilões de Demolidor é introduzido.
[irp]
2Misty Knight perde um braço
Outro dos momentos impactantes do episódio final da 1ª temporada de Os Defensores foi quando a Misty Knight perdeu o seu braço. E ao contrário da pista relacionada com o Demolidor, este momento evidencia de forma clara o que vem aí no futuro. Nas BDs, Misty Knight tem um braço biónico e juntamente com Colleen Wing, formam a dupla Filhas do Dragão.
Mas vamos por partes. Ao longo da 1ª temporada de Os Defensores, Misty e Colleen foram-se aproximando, chegando ao ponto de Colleen estar no quarto de hospital de Misty à espera que ela acordasse. Também durante a temporada, Misty afasta-se cada vez mais da NYPD e aproxima-se do lado dos heróis, antevendo que irá sair da policia. E claro que tem o seu braço cortado.
Nas BDs, Misty também tem o seu braço cortado e Tony Stark constrói-lhe um braço biónico. Na televisão esse papel poderá estar a cargo do hospital de alta tecnologia onde Misty está hospitalizada, que sem surpresa pertence a Danny Rand. Depois de ganhar um novo braço, Misty sai da policia e junta-se a Colleen para formar a dupla Filhas do Dragão. As duas formam a empresa de investigação Knightwing Restorations Ltd. e trabalham sob contrato. Na televisão é certo que Misty vai sair da policia depois do eventos desastrosos que aconteceram e dada a aproximação com Colleen, podem muito bem formar a empresa de investigação.
Seria bastante interessante ver a dupla a formar-se na televisão, pois nas BDs está relacionada com a luta contra Davos, que na televisão continua vivo e prometeu matar o Punho de Ferro. As Filhas do Dragão podem aparecer na 2ª temporada de Punho de Ferro, para depois ganharem uma série derivada, tal como aconteceu com o Justiceiro. Aliás, até podemos ter uma série derivada com as Filhas do Dragão e os Heroes for Hire, a dupla composta por Punho de Ferro e Luke Cage. Sonhar não custa…
[irp]
3Punho de Ferro observa Nova Iorque
No final da 1ª temporada de Os Defensores, Danny Rand divulga que Matt pediu-lhe para proteger Nova Iorque e Danny diz que finalmente sente que a cidade é a sua casa. A última cena do herói é ele em cima de um prédio a escutar a cidade, muito ao estilo do que o Demolidor faz. Nesse momento ele aceita abraçar o seu lado heróico e tornar-se no Punho de Ferro que conhecemos das BDs. E há mais. A roupa que ele tem vestida é diferente do habitual, sendo verde com faixas amarelas. O que remete para o uniforme das BDs. Isso dá a entender que na 2ª temporada de Punho de Ferro, Danny vai ganhar um uniforme.