Partilha no Facebook
Partilha no Twitter

Aviso: Este artigo contém spoilers dos livros e da sexta temporada da série A Guerra dos Tronos!

Comecemos por situar-nos relativamente a Benjen Stark, que é, por vezes, uma personagem algo esquecida, especialmente devido a ter desaparecido logo na primeira temporada e nunca mais ter dado sinais de vida!

branep2

Benjen é o filho mais novo de Lord Rickard Stark e Lady Lyarra Stark. Estes tiveram quatro filhos: Brandon, Eddard, Lyanna e Benjen. Brandon, lamentavelmente, morreu às mãos de Aerys II Targaryen, juntamente com o pai. Enquanto um deles era queimado vivo, o outro foi preso com uma corrente ao pescoço, o que fez com que se enforcasse a si mesmo enquanto tentava salvar o primeiro. Este acto atroz, juntamente com o alegado rapto de Lyanna por Rhaegar Targaryen, fomentou o ódio de Ned pela dinastia reinante e reforçou a sua aliança com Robert Baratheon.

Mas o que se passava entretanto com o jovem Benjen? Estava em Winterfell, a assegurar o seu bom funcionamento, enquanto o irmão travava uma guerra. Assim que Ned regressou, tendo já dois filhos (um legítimo e um menos legítimo), Benjen parece ter decidido que o legado da família já estava assegurado, que o seu papel já estava cumprido, e partiu para Castelo Negro para se juntar à Patrulha da Noite, o que parece sempre ter sido a sua ambição.

Na Patrulha da Noite, Benjen destacou-se pela sua coragem e pelas suas capacidades, tanto como guerreiro, quanto como cavaleiro e estratega. Ascendeu rapidamente a Primeiro Patrulheiro, uma posição de grande honra e responsabilidade. Era respeitado por todos, sendo um dos pilares mais importantes da Patrulha aquando da entrada de Jon Snow na mesma, razão pela qual o seu desaparecimento numa expedição foi um choque tão grande para a instituição. Este foi também o primeiro sinal de que algo de verdadeiramente sinistro estava a acontecer para lá da Muralha, um facto que agora é mais do que comprovado.

coldhands1

Sabemos agora qual foi o destino de Benjen. Atacado por Caminhantes Brancos durante a sua expedição, foi salvo por um Filho da Floresta instantes antes de se transformar e passar a fazer parte integrante do exército dos mortos. De modo a estancar esta transformação, os Filhos tiveram que inserir um pedaço de “vidro de dragão” (obsidiana) no seu coração, um processo que não deve ter sido menos do que torturante. Depois de toda esta dor e de ter estado tão perto de perder a sua alma, de morrer verdadeiramente, Benjen parece ter criado uma ligação mística com o Corvo de Três Olhos, ouvindo os seus apelos e indo para onde este o dirigia.

children of the forest ep55-ss07-1920

Esta nova personagem na qual Benjen se transformou é conhecida, para aqueles que já leram os livros, pelo nome de “Colhands”, o “Mãos Frias”. Ele foi uma parte extremamente importante da sobrevivência de Samwell Tarly e de Gilly na sua fuga da Fortaleza de Craster.

Nos livros, personagem apresenta-se como uma figura encapuçada e sombria. A sua montada não é um cavalo, mas sim um alce gigante – uma espécie que, tal como os lobos gigantes dos Stark, existe apenas para lá da Muralha. Veste o negro característico da Patrulha da Noite, e dirige-se a Sam como “irmão” quando o chama pela primeira vez. As suas mãos são negras e frias como as dos mortos ressuscitados pelos Outros, mas salva o casal e o seu bebé de um ataque por parte do exército dos mortos, e estes não têm outra opção que não seja juntar-se a ele. Ele leva-os em segurança para a Muralha, para um castelo desguarnecido chamado o Forte da Noite. Porém, Coldhands não consegue ultrapassar a Muralha devido à magia que esta contém, o que nos revela que realmente foi afectado e parcialmente transformado pelos Outros. Coldhands diz ao casal que encontrarão um grupo de viajantes no castelo e que devem indicar-lhes como encontrá-lo. Esses viajantes são Meera Reed, Jojen Reed, Brandon Stark e Hodor.

coldhands2

Seguindo a indicação de Sam e Gilly, Bran e os companheiros encontram Coldhands, que serve como seu guia e protector, levando-os até à caverna onde reside o Corvo de Três Olhos. De outra maneira, como é que eles teriam conseguido encontrar a caverna? E como se poderiam ter protegido contra ataques por parte dos Caminhantes? Mera sorte? Não me parece que a história, como aparece na série, seja tão perfeita e plausível como a dos livros, mas isso é apenas a minha opinião. Coldhands também se vê incapaz de entrar na caverna onde vivem os Filhos da Floresta e o Corvo, pois esta está protegida com forte magia.

É assim que conhecemos o Coldhands nos livros: um protector, um guia, um homem de poucas palavras, que não sente o frio nem a fome, mas parece ter uma bússola interior que o guia e o leva a proteger aqueles que precisam de protecção contra as forças da Escuridão, mesmo aqueles que, como o Sam, não parecem ter um destino glorioso a preencher. A revelação da sua verdadeira identidade já era há muito antecipada. Benjen Stark, sempre um homem do Norte, não poderá jamais voltar à sua terra natal, e terá, certamente, perdido muito da sua identidade e personalidade. Porém, continua a lutar por aquilo que considera correcto, como sempre fez, e a ajudar a sua família.

Screen_Shot_2016-05-29_at_9.42.34_PM.0

Que poderemos esperar desta nova personagem na série? Como já vimos, tem armas ardentes que podem repelir os mortos-vivos dos Outros. Manterá, certamente (assim esperamos!), o Bran e a Meera em segurança até que estes cheguem onde quer que tenham que chegar – revelação que certamente será dada a ver ao Bran no momento certo.

nightsking

O que achaste desta nova personagem?
  • LÊ MAIS SOBRE
  • A Guerra dos Tronos
  • Por dentro d’A Guerra dos Tronos
Partilha no Facebook
Partilha no Twitter
DIZ ALGO SOBRE ISTO!
Este espaço é disponibilizado para comentários sobre o tema apresentado nesta publicação. Respeita a opinião dos outros e mantém a discussão saudável.
Os comentários são moderados de acordo com os Termos de Uso.
É possível deixar um comentário em anónimo. Basta clicar no campo de texto "Nome" e seleccionar a opção "Publicar comentário sem iniciar sessão".