Esta temporada de The 100 foi um misto de emoções! Para mim, foi aquela que deu o melhor episódio da série até agora, mas mesmo assim fica um sabor agridoce na boca. Toda esta 4ª temporada foi feita de altos e baixos. Não começou propriamente da melhor maneira, com episódios bastante fracos e repetitivos, mas começou a ficar bom, mesmo muito bom. O final é apoteótico, mas não é representativo de toda a temporada. Esta não foi, de todo, a melhor temporada, mas trouxe-nos dos melhores momentos de toda a série. Para além disso, foram introduzidas novas personagens bastante interessantes e outras ganharam um protagonismo já merecido.
A verdade é que já toda a gente deve estar um pouco farta do protagonismo pouco merecido de Clarke (Eliza Taylor) e Bellamy (Bob Morley), que são dos piores actores da série. Infelizmente, este é um departamento que não é muito famoso nestes lados. Quem escolheu os actores escolheu-os porque são bonitos e mais nada. Talento é quase nulo. Há alguns que se vão escapando, é verdade. Mas também não são muitos. Destacam-se, por exemplo, Richard Harmon, Isaiah Washington ou até Lindsey Morgan.
Estes três actores interpretam Murphy, Jaha e Ravan, respectivamente. Penso que não é à toa que existe uma forte aposta nestas três personagens, na 4ª temporada. Ou talvez até seja, porque o que a The CW (rede de televisão de The 100) quer menos saber é da qualidade de actores que empregam. O que realmente me chateia em The 100 é que mesmo conseguindo ser muito mau em algumas ocasiões (estou a ser brutalmente honesta, aquilo às vezes é uma merda), o conceito da série é fantástico e tem imenso pano para mangas.
O problema é que quem pegou na série foi a The CW, que são autênticos peritos a encher chouriços. Até há rumores que em breve vão abrir uma fábrica de enchidos. Brincadeiras à parte, The 100 é daquelas séries que me irrita profundamente. Porquê? Porque, e estou a ser o mais verdadeira possível, se não fosse da The CW podia ser uma das melhores séries da actualidade. Pronto, já disse. Muito honestamente, esta série já me proporcionou dos melhores momentos e das melhores cenas que já vi em televisão. A escrita é inteligente e os guiões são bem escritos, sem qualquer tipo de dúvida. Mas tem aqueles dois grandes problemas: os fillers e um péssimo elenco.
Tirando isto, a série é boa de se ver. Muitas vezes torna-se demasiado maçadora, sim, mas quase sempre os episódios finais de cada temporada valem IMENSO a pena. Não sou nada daquelas pessoas que recomenda este tipo de série às pessoas, mas recomendaria The 100 só mesmo porque, às vezes, consegue ser mesmo incrível. Em termos de televisão, é dos conceitos que me dá mais pena não ser melhor aproveitado. Este conceito nas mãos da HBO ganhava asas. No entanto, também não é totalmente desaproveitado… parece-me só que foi parar às mãos erradas.
A pós-produção, o CGI, o próprio vestuário, tudo isso é bom e está bastante bem feito. Só faltava mesmo um bom elenco. Foram vários os momentos em que me deparei a rir em supostos momentos de drama intenso porque a representação era tão má. O gajo que faz de Bellamy então… mesmo muito mau. Depois temos Clarke e companhia. Monty e Jasper. Personagens que são tão boazinhas e tão sonsinhas que até metem nojo. Ah, e mais um reparo. A tentativa de fazerem do Jasper um badass foi só das coisas mais ridículas que já vi. Muito mau mesmo. Por isso, até foi bom terem dado mais protagonismo a outras personagens nesta temporada. Já mereciam.
Esta não foi a melhor das temporadas, mas também não foi o pior. Tenho imensa pena que a temporada não tivesse mais cedo partido para o rumo que o final tomou. Os primeiros episódios são demasiado fracos e não percebo mesmo como é que alguns foram aprovados a serem passados na televisão. É que ver um episódio inteiro de 40 minutos (que não é assim tão pouco) sem haver um acrescento de uma única ideia nova ou algo que faça avançar a história é, simplesmente, faltar ao respeito ao espectador.
O problema é que já se sabe que o final é sempre tão bom, que temos que nos ir agarrando a estes episódiozinhos de merda até chegar ao que realmente queremos. É, sem dúvida, uma pena que The 100 tome o rumo que por vezes toma, porque se não fosse assim, acho mesmo que poderia ser uma das melhores séries a passar neste milénio.
Como a serie pode ser bem escrita e ter otimos guiões e ao mesmo tempo ser maçante e cansativa? acho q essa critica tem a mesma controvérsia da própria serie… Eu pessoalmente procurei algo que me animasse a continuar vendo a serie, por isso vim ate aqui… pq estou na metade da 3 temporada e já sem vontade de perder meu tempo vendo the100… pela enrolação, personagens que se perdem durante o desenvolvimento da historia, mudando completamente tudo que acreditavam e representavam (começou com o Finn e a doença se espalhou como um cancer para todo o elenco) Uma pessoa mudar sua maneira de ser até é possivel, mas todo mundo? aí já é demais… e faz com que o que te fazia gostar daquela personagem tambem desapareça com suas mudanças… Para concluir, achei q em algum momento a serie poderia melhorar e por isso vi ate onde vi… mas depois da sua critica e sabendo q a merda simplesmente vai continuar … foi o suficiente pra eu dizer BASTA…
Série lixo.
critica sem pé nem cabeça, sua critica ficou igual o que você acha da serie, só que sem o final incrível. opinião honesta 😀