BOX OFFICE EUA | Estão As Pessoas Cansadas De Tanto Star Wars?

Fim de semana com poucos pontos positivos.

107

Foi fim de semana grande nos EUA, com o Memorial Day a ser celebrado no dia 28 de Maio. No entanto, ao olhar para o fim de semana, poucas são as evidências disso mesmo, com o público americano a procurar outras opções fora das salas de cinema para passarem o fim de semana extenso. Estes são os resultados do fim de semana de 25 a 27 de Maio nos EUA.

Han Solo: Uma História de Star Wars era a grande estreia da semana. Um novo Star Wars a estrear num fim de semana grande, o que pode correr mal? Em 4.381 cinemas arrecadou $83.33 milhões. Um resultado medíocre num filme com um orçamento bastante elevado, na casa dos 250 milhões.

Comparativamente a outros filmes da saga, Han Solo: Uma História de Star Wars teve um fim de semana de estreia de 4 dias abaixo do dia de estreia de Star Wars: Os Últimos Jedi ($104.68 milhões em Dezembro do ano passado), só para se ter a noção do quão baixa é esta estreia. Mais, quando olhamos para Rogue One, o outro derivado Uma História de Star Wars, este estreou com $155.08 milhões no Natal de 2016. Um resultado que esmaga o conseguido por Han Solo.

[irp]

Mas há ainda problemas maiores para Han Solo: Uma História de Star Wars. Os resultados internacionais são um enorme alerta vermelho para a Disney e a Lucasfilm. O novo filme da saga Star Wars estreou em todos os mercados mundiais excepto o Japão e arrecadou uns míseros 65 milhões. Resta agora saber se consegue chegar aos 200 milhões internacionalmente, mas parece altamente improvável. Tudo aponta para um resultado mundial abaixo dos 450 milhões de dólares. Por comparação, Rogue One: Uma História de Star Wars arrecadou $1.056 milhões mundialmente há apenas 1 ano e meio.

É difícil encontrar uma resposta para o que correu mal. É possível que a marca esteja a sentir alguma fatiga, pois este é o quarto filme em 2 anos e meio. É também aquele que estreia com menos distância do antecessor, apenas 6 meses (Star Wars: Os Últimos Jedi foi lançado há pouco mais de 1 mês no mercado homevideo). Esse mesmo filme, Star Wars: Os Últimos Jedi, teve uma recepção fraca por parte do público geral o que também nunca ajudaria o seguinte filme da saga, especialmente com apenas 6 meses de distância entre ambos. Por último, o marketing nunca foi particularmente excitante nem ofereceu nada de novo.

Há muitas questões para o que isto significa, e veremos como o próximo filme da saga principal, que estreia em Dezembro de 2019, se vai portar. Terá entre si e o filme anterior o maior espaçamento desde que a Disney começou a lançar filmes da saga Star Wars, o que pode ajudar a marca que começa a mostrar bastante desgaste pelo público. No que toca aos derivados Uma História de Star Wars, é altura de repensar se valem mesmo a pena (alguém quer ver um filme do Bobba Fett? Tenham dó!) ou se não são simplesmente uma forma de gastar a marca ainda mais depressa aos olhos do público.

Deadpool 2 caiu para segundo lugar, mas não aproveitou em nada o fim de semana grande, ao afundar 66% (por comparação, o primeiro filme caiu 57% no segundo fim de semana). Arrecadou $42.70 milhões este fim de semana, e leva $207.41 milhões acumulados em 10 dias. Que é um grande sucesso é, pois apenas custou 110 milhões, mas vai acabar abaixo do primeiro filme e demonstra ter uma carreira muito pior em sala com quedas grandes. O efeito de novidade parece ter passado e muita gente não quis regressar para uma segunda vez. Veremos o que a Disney fará com a franquia no futuro.

Em terceiro temos Vingadores: Guerra do Infinito, que parece ter hipotecado qualquer chance que tinha de passar Black Panther no mercado americano, ao cair 44% este fim de semana. O blockbuster da Marvel arrecadou $16.49 milhões este fim de semana e soma mais de 620 milhões de dólares (passou também este fim de semana Star Wars: Os Últimos Jedi no top dos mais rentáveis de sempre).

Book Club e Life of the Party fecham o top 5, com $9.45 milhões (-30%, $31.83 milhões acumulados 10 dias) e $5.12 milhões (-33%, $39.10 milhões acumulados após 3 semanas em cartaz) respectivamente.

A próxima semana é uma semana de pausa no box office americano, com um conjunto de estreias (À Deriva, Action Point e Upgrade) que pouco ou nenhum impacto vão ter, deixando novamente Han Solo: Uma História de Star Wars e Deadpool 2 no top 2, mesmo com as quedas alargadas que ambos deverão ter.

Achas que Han Solo: Uma História de Star Wars merecia mais?