Apesar dos grandes estúdios de Hollywood terem capacidade para fazerem grandes produções cinematográficas em relativamente pouco tempo, a verdade é que há filmes que (por variados motivos) entram num ciclo de adiamentos sucessivos na produção que dificultam imenso o seu lançamento (chegando mesmo, nos casos mais extremos, a impedir o seu lançamento por desistência das pessoas que estão ao leme desses projectos).
Um dos exemplos mais recentes deste tipo de casos é Homem-Formiga, filme que iniciou o seu processo de desenvolvimento em 2006 e teve apenas lançamento no ano passado (sendo que já não contou com o seu realizador inicial – Edgar Wright – que abandonou por divergências criativas com a Marvel).
Agora há outro filme baseado em personagens da Marvel que parece ter entrado neste ciclo vicioso de atrasos, levando mesmo a que o seu realizador abandonasse o projecto. Como já deves ter percebido, o filme que estamos a falar é Gambit, o spin-off de X-Men que tem como estrela principal (e grande impulsionador do projecto) o actor Channing Tatum.
O filme encontra-se em desenvolvimento desde Outubro de 2014 e perde assim o segundo realizador desde essa altura. Após Rupert Wyatt ter abdicado da sua posição por conflitos de calendarização, agora é Doug Liman que abandona o seu lugar. Depois do filme ter inicialmente previsto começar as filmagens na Primavera de 2015, foi adiado para a Primavera de 2016 e depois foi novamente adiado para o início de 2017 devido a problemas recorrentes no desenvolvimento do guião.
Agora tudo indica que terá de ser novamente adiado o começo das filmagens a menos que o novo realizador seja encontrado rapidamente, sendo que a procura já começou de modo a tentarem evitar esse desfecho. Mas o mais interessante em todo este processo são os motivos que levaram ao abandono de Doug Liman.
O realizador decidiu avançar com outro projecto que também está ligado a super-heróis da BD mas que não são da Marvel. Como já deves ter percebido, a verdade é que o realizador decidiu aceitar o projecto da DC Entertainment que lhe foi sugerido pela produtora Warner Bros. e vai agora ser o realizador de Justice League Dark.
O enredo da história ainda não é conhecido mas na BD a Justice League Dark é uma Liga da Justiça composta por John Constantine, Swamp Thing, Deadman, Zatanna e Etrigan the Demon. Destes personagens o mais reconhecido pela maioria dos fãs é Constantine dado que já foi adaptado tanto em televisão (na série de 2015 da NBC, interpretado por Matt Ryan e que teve apenas uma temporada) como em cinema (no filme de 2005 estrelado por Keanu Reeves).
O filme tinha originalmente como realizador Guillermo del Toro, antes de ter sido adiado por causa da reorganização do DCEU. Mesmo assim, há muitos indícios de que este filme vai ter um papel preponderante no universo de filmes da DC.