X-Men: Apocalipse: 5 Diferenças entre a BD e o Filme

627
Partilha no Facebook
Partilha no Twitter
Por Priscila Sousa escritor/a em SOMOSGEEKS.PT
Designer de dia, geek à noite. Louca por banda desenha, aficionada com Guerra dos Tronos e Senhor dos Anéis. Devoradora...

O filme chegou, as opiniões geraram-se. Embora estas não sejam unânimes, uma coisa temos a certeza: a fasquia era elevada para esta produção e a caracterização das personagens, novas e não só, era uma das principais preocupações entre os fãs da saga. No final, alguns apontaram o filme como um sucesso, para outros tornou-se mais um dissabor. Mas hoje, vamos concentrar-nos num grupo específico que está representado neste filme. E não, não será a equipa de mutantes mais conhecida no mundo…

1 – Os papeis dos Quatro Cavaleiros do Apocalipse

Os cavaleiros do Apocalipse, mais conhecidos pelo seu papel Bíblico como fazendo parte da terceira visão profética de João, na história dos X-Men tratam-se de quatro mutantes escolhidos e geneticamente alterados para servir um mutante antigo, Apocalipse, por vontade própria ou não. Nas histórias na banda desenhada, estas personagens seguem mais de perto o folclore mitológico tendo cada uma delas um papel próximo daquele que é descrito para cada cavaleiro na Bíblia: morte, fome, peste e guerra.

O mesmo não aconteceu com cada mutante escolhido no filme  – ou, pelos menos, isso não foi abertamente indicado. Ao invés de adoptar os títulos designados para cada cavaleiro, estes continuam a usar os seus nomes originais (ou nomes de mutante). A escolha de Apocalipse parece quase aleatória, ou simplesmente ligada ao poder do mutante escolhido e como este pode beneficiar o seu plano mestre. De certeza que se pensarmos um bocadinho, talvez consigamos encaixar cada personagem num dos papeis de Cavaleiro como descrito na mitologia, mas não existem evidências que a sua escolha e o papel que têm como cavaleiros esteja de alguma forma relacionados.

Embora na banda desenhada em certas alturas os seguidores de Apocalipse sejam um grupo relativamente maior, os Quatro Cavaleiros continuam a ser utilizados na frente de batalha como o seu grupo de elite.

2665138-avengers__2___page_21

2 – Submissão a Apocalipse

Na banda desenhada, não foi apenas por uma vez que Apocalipse escolheu um cavaleiro que não se quis submeter à sua vontade. No entanto, isto nunca pareceu ser um problema para o mutante mais antigo. Quando alguém desafiava a sua soberania e se recusava a lhe servir, Apocalipse programava a mente do mutante escolhido como cavaleiro, ou fazia-lhe uma lavagem cerebral, para que este se submetesse ao seu comando. Ainda que alguns, mais tarde, consigam quebrar esta programação, no decorrer da sua história, constatamos que as marcas e o trauma causados pela lavagem e pelos seus actos como cavaleiros ficam bastante presentes na sua mente.

No caso do filme, todos os cavaleiros juntam-se ao Apocalipse com relativa facilidade (no caso de Psylocke, até demasiada facilidade). Até o Anjo, que ao inicio parecia querer ser simplesmente deixado em paz, após lhe ser oferecida a reconstituição das suas asas, parece contente por se juntar aos Cavaleiros.

3 – Magneto

Um dos principais choques nesta nova escolha de Cavaleiros talvez passe por Magneto. Nas histórias de banda desenhada, o mutante amigo de Charles Xavier nunca se submeteu ao comando e aos poderes de Apocalipse.

No filme isto acontece após um evento trágico na sua vida. Num ponto onde tudo parece ter-lhe sido arrancado dos braços, Magneto parece desafiar Deus, chegando a gritar: “O que Queres de mim?” Apocalipse, então, chega e toma um papel divino perante Erik Lensherr, tratando-o até por ‘filho’, cheio de piedade e com promessas de um mundo melhor onde todos os mutantes de maior poder podem viver em paz – ou, pelo menos, em paz debaixo do seu comando soberano.

Para os fãs de Magneto, de longa e curta data, ver este mutante escolher seguir um grupo e servir outro mutante é um conceito estranho. No entanto, e devido ao desenrolar da sua história de vida e aos eventos que levam à sua rebelião, consegue tornar-se compreensível.

gallery-moviesx-men-apocalypse-michael-fassbender

4 – Wolverine

Existe, no entanto, outro grande nome na história dos X-Men que, na banda desenhada a certa altura, adoptou uma posição entre os Quatro Cavaleiros. E sim, é esse mesmo: James “Logan” Howlett, melhor conhecido como Wolverine.

Este tornou-se Cavaleiro da Morte após ter sido raptado por Apocalipse e forçado a lutar contra Sabertooth para ganhar este título. Como recompensa, Apocalipse voltou a ligar adamantio ao esqueleto de Wolverine e ainda tornou este resistente a magnetismo impedindo que Magneto, por exemplo, o conseguisse dominar em batalha.

5 – En Sabah Nur

O passado de Apocalipse no filme é desconhecido. É-nos apenas mostrado um ponto na sua vida no qual ele decide transferir o seu consciente para outro corpo: um mutante com poderes de regeneração e cura muito similares aos de Wolverine.

Na banda desenhada, a história do seu passado é mais desenvolvida. Apocalipse nem sempre foi visto como um Deus, ou uma entidade de poderes divinos. Em criança ele foi abandonado pelos membros da sua tribo, no Egipto antigo, pela sua aparência estranha de pele cinzenta e riscos azuis que lhe cobriam a cara. Ele foi visto como uma aberração e uma malformação humana e foi deixado ao seu destino no deserto escaldante. Mais tarde, um grupo de assaltantes dizima a tribo de origem desta criança e o seu líder, Baal, adopta-o e cuida dele como seu próprio filho, dando-lhe o nome de En Sabah Nur que significa “O Primeiro”.

Xmen-Apocalypse-4-Horsemen

As histórias dos X-men que contêm detalhes sobre Apocalipse e os seus Cavaleiros são imensas. É impossível apontar apenas um volume no qual o filme se tenha baseado, mas ainda assim, a mitologia e história por detrás de cada personagem são bastante interessantes.

E tu, o que achaste desta adaptação?
0
ADOROADORO
0
OMGOMG
0
VOMITEI-ME TODOVOMITEI-ME TODO
0
YayYay
0
TRISTETRISTE
0
MEHMEH
0
IRRITADOIRRITADO
Voted Thanks!
AVISO LEGAL: A opinião expressa neste artigo é da única responsabilidade do seu autor e não representa a do Grupo Cubo Geek. Este artigo foi publicado de forma voluntária usando a plataforma Somos Geeks.
COMENTÁRIOS
Este espaço é disponibilizado para comentários sobre o tema apresentado nesta publicação. Respeita a opinião dos outros e mantém a discussão saudável.
Os comentários são moderados de acordo com as Regras da Comunidade.

DIZ ALGO SOBRE ISTO!

Please enter your comment!
Please enter your name here