Facebook
Twitter
Google+
Pinterest

Duas das mais marcantes iniciativas a nível da indústria nacional no campo dos videojogos, são sem dúvidas os programas Playstation First, e Playstation Talents Aliança! A Playstation não deixa margem para dúvidas de que quer projectar um futuro para os nossos criativos nacionais. Como tal, este ano lançou a 3ª edição do seu concurso que procura premiar os talentos nacionais através destes programas que incentivam assim desde os criativos mais profissionais aos mais amadores, a produzirem conteúdos para a PS4. Para um projecto participar neste concurso, ele tem de pertencer a um desses dois programas, sendo que Playstation First se desenvolve ao nível universitário, ao passo que Playstation Talents Alianças se desenvolve ao nível profissional em estúdios consolidados em terreno Ibérico.

Playstation First é, como disse, um programa já integrado nos cursos de criação de videojogos, por isso se de alguma forma estás interessado em tirar um curso nesta área, fica a saber que este programa abrange o Instituto Politécnico de Leiria (IPL), Escola de Tecnologias, Inovação e Criação (ETIC) e a ETIC Algarve. Neste programa os estudantes têm acesso a um laboratório chamado GameNest, onde podem desenvolver os seus projectos com recurso às ferramentas oficiais de desenvolvimento de videojogos para a plataforma PS4. Isto sob a supervisão dos profissionais da empresa da Sony Interactive Entertainment.

“PlayStation First é o único programa ativo para o desenvolvimento de jogos para consolas. Não sabemos como vai ser a realidade das consolas daqui a uns anos, por isso para nós é muito importante apostar na formação de profissionais nesta área – Nuno Fonseca (Coordenador no IPL)

Deste programa surgem projectos muito interessantes que terão a oportunidade de competirem pelo pódio dos Prémios Playstation, como ARTs&Lisa e In Light que este ano chegaram às finais e que por isso estiveram presentes no evento Lisboa Games Week. A final está agora ser disputada entre os 10 melhores projectos dos programas deste ano:

  • Obscuria uma aventura no subconsciente do estúdio Insidious Games;
  • Ganbatte uma peculiar aventura gastronómica da Mimicry Games;
  • Iteration  o puzzle na primeira pessoa para realidade virtual da Those Kids;
  • Nameko a missão de Ko para salvar todos os planetas da Green Kiwi,
  • Out of Line um videojogo de plataforma e acção da Duckling Studios,
  • Hover Shock da Can Play,
  • Lux Tenebrae para realidade virtual da Atom3 Games,
  • Rise of Denial um videojogo de ação numa cidade futurista da Noble Quade,
  • Bifrost Spire a demanda de um viking para se tornar um deus de Valhalla da Pink Dogs
  • Apex Arena um videojogo multijogador da Cake Collective.

Os Prémios PlayStation são uma iniciativa inédita em Portugal de apoio ao desenvolvimento de videojogos, que desafia jovens portugueses a apresentarem projectos para a PS4, o que significa que o vencedor poderá ver o seu título chegar a mais de 60 milhões de consolas em todo o mundo. O grande vencedor da categoria de Melhor Jogo será anunciado na cerimónia de entrega dos Prémios PlayStation, em Janeiro de 2018.

Gostavas de ver a Nintendo e a Microsoft a seguirem o exemplo desta iniciativa?

FONTECubo Geek
  • TAGS
  • Playstation
Facebook
Twitter
Google+
Pinterest
http://joanasvsousa3.wixsite.com/joanasousa
A minha paixão pelo Cinema e Videojogos levou-me pelos caminhos da Animação e Pós-Produção e a cobrir essas áreas aqui no Cubo Geek.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here