SUPER MARIO ODYSSEY | Crítica

Este videojogo é de se atirar o chapéu!

125
Partilha no Facebook
Partilha no Twitter
Por Bruno Dores escritor/a em SOMOSGEEKS.PT
Um fanático por Nintendo, de nome "Nintendista", que procura mostrar ao mundo o lado mágico da empresa que o acompanhou...

Depois de tanto tempo de espera, com o apetite que este videojogo têm-me dado ao longo dos últimos meses, finalmente, o dito cujo saiu! Agora fica a saber o que achei deste videojogo, que anda nas bocas do mundo!

Em Super Mario Odyssey, a estória está muito bem conseguida. Bowser decide raptar a Peach, mais uma vez… mas desta vez obriga-a a casar-se com ele. Mario entretanto decide salvá-la, mas tudo é em vão. Pois Bowser consegue derrotá-lo, deixando Mario numa lástima! É então que entra Cappy, um ser idêntico a um fantasma com chapéu que se junta a Mario, para juntos salvarem Peach e a irmã de Cappy, Tiara, das mãos de Bowser e dos seus Coelhos aliados, que farão de tudo para impedi-los de serem uns fura casamentos.

Para alcançarem Bowser, os heróis necessitam de um meio de transporte, para chegarem aos vários reinos, cujo Bowser anda a destruir só para recolher materiais para o seu casamento. E é aí que entra a nave, Odyssey. Esta nave necessita de melhoramentos, pois está uma lástima e só uma coisa a poderá por a andar: Power Moons!

Estas Power Moons encontram-se por todos os reinos do mundo de Mario! Algumas são fáceis de se encontrar, porém, outras necessitam de um pouco mais de dedicação e esforço para consegui-las. Para se poder alcançar o próximo reino, será sempre necessário um determinado número de Power Moons. Por isso, a base principal do videojogo será essa.

Se te estás a perguntar quantas Power Moons há no videojogo eu não te digo, mas dou-te uma pequena dica. São mais do que se calhar estás a pensar! 999 (Selecciona aqui com o rato se quizeres mesmo saber)

Olhando para os vários reinos, cada um é único, sem excepções! Desde um deserto com esqueletos mexicanos a um reino de comida onde a sopa é lava e a população são garfos falantes! É absolutamente original a imaginação que foi produzida e transferida para cada um dos reinos. Ainda é possível encontrar certos mini jogos como corridas de carros telecomandados, saltar à corda, voleibol de praia, entre outros em que posso participar, a nível mundial, com direito a tabela de recordes!

Em cada reino existe uma loja, onde podemos comprar itens, sendo um deles uma Power Moon ou um coração que dá vidas extra. Para poder comprar algo tenho que usar moedas douradas, as quais qualquer fã de Mario reconhece. Porém, neste videojogo, em cada Reino, existem moedas regionais, que são limitadas. Estas moedas servem para comprar outros tipos de itens. Mas o que mais me agrada nestas lojas não são só os itens, mas sim a roupa!

A possibilidade de comprar roupas para o Mario é altamente! Pois tenho acesso a bastante variedade, desde um fato todo janota a uns boxers para correr na praia com os mamilos ao léu! Mas não é tudo. Posso ainda personalizar a minha nave Odyssey com autocolantes e objectos, para dar um ar mais cool.

Super Mario Odyssey é um dos videojogos mais aguardados de sempre desde o lançamento da Nintendo Switch, logo ao lado de Zelda: Breath of the Wild.

A mecânica nova que foi introduzida neste videojogo, foi a capacidade de Mario conseguir “possuir” outros inimigos ou até objectos lançando o Cappy. Ao possuir algo como por exemplo um peixe, sou capaz de nadar debaixo de água sem me preocupar com oxigénio. Ou ainda posso “possuir” um Tiranossauros Rex e destruir tudo o que me passar à frente. Isto tudo com um simples botão. Esta é a chave para a vitória em Super Mario Odyssey!

Os controlos são muito naturais, especialmente ao se jogar com os Joy-Con em separado, pois podes usar gestos para realizar as acções. Estes motion controls estão muito bem explicados nos menus, aliás, pelas animações e os design, diria que levaram meses a desenvolver só essa parte do videojogo. Não há desculpas para quem disser que não percebe como se joga.

Surpreendentemente, é possível jogar em co-op neste videojogo! Sendo que uma pessoa controla o Mario e a outra o Cappy, é apenas necessário um Joy-Con para cada jogador. O que mais uma vez faz a Nintendo Switch brilhar, com a facilidade que é poder partilhar a aventura em qualquer altura e com quem quiser. Este modo, parecendo que não, ajuda bastante, especialmente contra os chefes.

Como em todos os outros videojogos recentes da Nintendo, o suporte para amiibos está presente neste videojogo. Alguns dos que são suportados dão itens como vidas ou até mesmo roupas. Mas não te preocupes, todos os itens que os amiibos dão poderão ser igualmente obtidos no videojogo.

O facto do videojogo correr a 60 frames por segundo, dá espaço para admirar a magia das animações, que estão lindas. E falando em beleza, os detalhes de certos cenários são absurdamente detalhados! Como a relva por exemplo.

Como gosto às vezes de registar certos momentos no videojogo, tiro sempre algumas fotos, ou videos, já que esta nova funcionalidade ficou disponível com o último update da Nintendo Switch. Mas neste videojogo, há ainda uma coisa melhor até que gravar um vídeo do gameplay. Clicando na seta para baixo do Joy-Con, é possível parar o videojogo e mexer nos ângulos de câmara. Além de puder manipular o ângulo da câmara, é também possível usar filtros, deste Sépia a uns com Efeito de Game Boy e NES! Ideal para partilhar nas redes sociais, aquele momento que mais te marcou!

A música do videojogo está muito bem conseguida, mas dou especial valor à música Jump Up, Super Star! que entra e já não sai do ouvido de ninguém! Depois de terminar o jogo, a possibilidade de escolher a música de videojogo é brutal! Bastando ir ao menu e escolher a música da lista de músicas de sítios onde estive.

Super Mario Odyssey é um videojogo que, na minha opinião, é OBRIGATÓRIO jogar se tiveres uma Nintendo Switch, tanto como Zelda: Breath of the Wild. Tudo neste videojogo é especial em todos os sentidos e eu senti isso em cada minuto que joguei. Diverti-te imenso com toda a experiência e quero ver uma futura sequela, se possível!

Será este o videojogo que fará as vendas da Nintendo Switch dispararem?

1
OMGOMG
0
ADOROADORO
0
VOMITEI-ME TODOVOMITEI-ME TODO
0
YayYay
0
TRISTETRISTE
0
MEHMEH
0
IRRITADOIRRITADO
Voted Thanks!
  • LÊ MAIS SOBRE
  • Nintendo
  • Nintendo Switch
  • Super Mario Odyssey
Partilha no Facebook
Partilha no Twitter
AVISO LEGAL: A opinião expressa neste artigo é da única responsabilidade do seu autor e não representa a do Grupo Cubo Geek. Este artigo foi publicado de forma voluntária usando a plataforma Somos Geeks.
COMENTÁRIOS
Este espaço é disponibilizado para comentários sobre o tema apresentado nesta publicação. Respeita a opinião dos outros e mantém a discussão saudável.
Os comentários são moderados de acordo com as Regras da Comunidade.

DIZ ALGO SOBRE ISTO!

Please enter your comment!
Please enter your name here