Na meia noite de dia 30 para 31 de Julho decorreu na Livraria Lello, no Porto, o lançamento de Harry Potter and the Cursed Child, oitava aventura do feiticeiro mais famoso do mundo.
Chegados ao Porto na manhã de dia 30 tivemos de nos dirigir aos Armazéns do Castelo, loja próxima da Livraria Lello, onde se realizava a pré-venda do livro. A intenção era desviar da livraria a grande quantidade de fãs de Harry Potter que se esperava, permitindo o funcionamento da loja, já bastante apinhada por naquele dia a entrada ser gratuita devido à inauguração da fachada restaurada. Os Armazéns do Castelo estava repletos de livros, em várias edições e línguas, e algum merchandising, como por exemplo uma caixa com as bolas de Quidditch que fez as maravilhas de todos os fãs de Harry Potter e nos fez ponderar no gasto de mais algumas dezenas de euros.
Na posse do talão carimbado e com o pormenor de dizer que a pré-venda fora feita pelo próprio Harry Potter, só nos restava aguardar pelas 22 horas, momento em que seria dado início às festividades associadas ao lançamento, e pela meia-noite, hora em que seriam abertas as portas da livraria. Ao longo da tarde a fila para a aquisição do livro começou a alongar-se. Os primeiros membros da fila tinham chegado no dia anterior, 29 de Julho, e montado um verdadeiro acampamento com cadeiras e mantas para enfrentar as longas horas de espera. Após várias dúvidas acerca do função da fila também nós nos juntámos a ela por volta das 16 horas. A organização distribuiu água, bolachas e inquéritos de satisfação acerca do evento e passámos as longas horas de espera em amena cavaqueira com quem esperava junto a nós ou a analisar os inúmeros cosplayers que passavam junto a nós, desde membros de Gryffindor, Slytherin, Ravenclaw e Hufflepuff, até uma bastante realista Beatrix Lestrange.
Nove anos após o lançamento de Harry Potter e os Talismãs da Morte, a capacidade do jovem feiticeiro em mobilizar milhões mantém-se.
Às 22 horas, conforme prometido, iniciaram-se as festividades oficiais. Houve actores portugueses a interpretar várias personagens da saga Harry Potter, alguns pendurados na fachada da livraria, houve distribuição de poções coloridas bebíveis, a apresentação de uma coruja verdadeira e a presença de vários adereços semelhantes aos dos filmes. Infelizmente, também foi neste momento que se começou a gerar grande contestação, como foi possível ver nas inúmeras queixas na página do Facebook do evento. Entre as críticas mais repetidas surgia a fraca qualidade do espectáculo, a dimensão do espaço do evento ser demasiado pequeno para receber tal afluência e a fila para adquirir o livro ter sido colocada num local de onde a esmagadora maioria dos presentes – inclusivamente nós próprios – não conseguia assistir ao espectáculo.
Ao som das doze badaladas a assinalar o início de dia 31 de Julho alguns fãs decidiram cantar os parabéns a Harry Potter e JK Rowling (o lançamento do novo livro foi propositadamente marcado para o dia de aniversário da autora e da personagem). A Livraria Lello abriu as suas portas e os primeiros fãs puderam adquirir o tão aguardado Harry Potter and the Cursed Child, especialmente carimbado a assinalar que o livro foi comprado naquele evento. Por entre os apelos da policia para nos despacharmos e dos funcionários da livraria conseguimos rapidamente adquirir um dos 3000 exemplares vendidos naquela noite.
Enquanto saia da livraria aproveitei para ler a sinopse:
It was always difficult being Harry Potter and it isn’t much easier now that he is an overworked employee of the Ministry of Magic, a husband, and father of three school-age children.
While Harry grapples with a past that refuses to stay where it belongs, his youngest son Albus must struggle with the weight of a family legacy he never wanted. As past and present fuse ominously, both father and son learn the uncomfortable thuth: sometimes, darkness comes from unexpected places.
Harry Potter and the Cursed Child não é um romance, o que apanhou muitos fãs de surpresa, mas sim um guião de uma peça de teatro, cuja estreia decorreu na noite de dia 30 de Julho no Palace Theater em Londres. O peça da autoria de Jack Thorne parte de uma história criada por J.K. Rowling, John Tiffany e pelo próprio Thorne. Dividida em duas partes a narrativa decorre 19 anos após a derrota de Lord Voldemort e segue as aventuras de Albus Severus Potter, filho de Harry.
Após um dia cansativo de espera em longas filas, seguiu-se para muitos fãs, uma noite de insónia a devorar a última aventura de Harry Potter.