A bomba de todas as bombas caiu inesperadamente esta semana e o mundo ficou do avesso. Os realizadores Phil Lord e Christopher Miller foram despedidos a três semanas do fim das filmagens! Há quem concorde, há quem não concorde. Mas a realidade é que o filme do Han Solo ficou órfão. Mas não por muito tempo.
Era conhecido que a Lucasfilm tinha reunido uma lista de três realizadores para sucederem a Phil Lord e Christopher Miller, constituída por Ron Howard, Lawrence Kasdan, e Joe Johnston. Só faltava tomar uma decisão, e como tínhamos dito anteriormente, tal decisão deveria ser tomada ainda esta semana. E foi isso que aconteceu. O escolhido é, sem surpresa, Ron Howard.
Kathleen Kennedy, presidente da Lucasfilm, disse:
Na Lucasfilm, acreditamos que o maior objectivo de cada filme seja encantar, levando adiante o espírito da saga que George Lucas começou há quarenta anos. Com isso em mente, estamos entusiasmados em anunciar que Ron Howard intervirá para realizar o filme do Han Solo, ainda sem título. Temos um roteiro maravilhoso, um elenco e equipa incríveis, e o compromisso absoluto de fazer um óptimo filme. As filmagens serão retomadas no dia 10 de Julho.
Ron Howard reagiu à oportunidade no Twitter:
I'm beyond grateful to add my voice to the Star Wars Universe after being a fan since 5/25/77.
— Ron Howard (@RealRonHoward) June 22, 2017
Estou extremamente agradecido por juntar a minha voz ao universo Star Wars depois de ser fã desde 25 de Maio de 1977.
I hope to honor the great work already done & help deliver on the promise of a Han Solo film.
— Ron Howard (@RealRonHoward) June 22, 2017
Espero honrar o excelente trabalho já feito e ajudar a entregar o prometido com o filme do Han Solo.
A questão que se impõe, no entanto, é saber quem será creditado como realizador do filme. Não é algo nada fácil de solucionar porque o sindicado dos realizadores dos EUA, tem regras bastante rígidas em relação a estes casos. Segundo as regras, um realizador não pode ser afastado de um filme depois de começarem as filmagens, a não ser por um curto período de tempo devido a emergências. Se de facto um realizador é afastado definitivamente de um filme, o crédito da realização não pode ser dado a ninguém. A Lucasfilm tem duas hipóteses aqui. Ou credita os três realizadores ou não credita ninguém.
No entanto isso é o menos importante. O importante é saber se o trabalho de Phil Lord e Christopher Miller vai ser aproveitado, ou se vai tudo começar do zero. O tempo dirá.
O filme solo de Han Solo irá passar-se antes de Star Wars: Episódio IV – Uma Nova Esperança. A estreia continua marcada para 25 de Maio de 2018, nos EUA.