O universo cinematográfico da Marvel já nos deslumbrou com vários filmes de qualidade, no entanto, houve fãs que não se conformaram com o que viram e decidiram levar a história mais além, desenvolvendo as suas teorias em relação aos acontecimentos de cada filme. Passemos ao que interessa!
20. Obadiah Stone pertencia à HYDRA
Obadiah Stone era um dos melhores amigos de Tony Stark, até ao dia em que a ganância lhe subiu à cabeça, mas terá subido assim tanto para que se aliasse com a Hydra? A existência da HYDRA apenas foi confirmada no filme Capitão América: O Soldado do Inverno, no entanto esta teoria sugere que o aparecimento da instituição remonta ao filme de 2008, Homem de Ferro, onde supostamente Obadiah viria para a Stark Industries com o papel de espião infiltrado na empresa de Tony. Visto que a Stark Industries não influenciava a política, a HYDRA iria permiti-la continuar a revolucionar o mercado das armas. Quando Tony começa a preocupar-se com o rumo que a empresa está a levar, Obadiah encomenda um assassinato após o término do seu melhor projecto, o míssil Jericho.
Alguns dos fundamentos para esta teoria são frases proferidas por Obadiah como por exemplo, “Armas que ajudarão a retomar o rumo do mundo” ou “colocar o balanço do poder nas nossas mãos, as mãos certas!”. Nada discreto Obadiah…
19. A HYDRA é que juntou os Vingadores
No filme Capitão América: Soldado do Inverno ficamos a saber que a HYDRA tem localizado pessoas potencialmente poderosas durante anos através de um projecto chamado Insight, tendo mesmo localizado Dr. Stephen Strange, bem antes de ele ter viajado para Kamar-Taj e ter aprendido sobre as artes místicas (se ainda não viste Doutor Estranho vai ver, é brutal). A HYDRA já tinha tentado eliminar o Capitão nos anos 50, e, se as teorias estiverem de facto correctas, tentaram também eliminar o Homem de Ferro. Com ainda mais heróis no radar, a HYDRA decidiu lidar com todas as ameaças ao mesmo tempo, usando o projecto da S.H.I.E.L.D. para juntar os Vingadores.
No Marvel One Shots, The Consultant, vemos Jasper Sitwell, que sabemos agora ser um agente duplo da HYDRA, ajudar a reunir os super-heróis. Após os eventos de Thor, a HYDRA trabalhou com Loki de forma a planear a invasão Chitauri em Nova Iorque, enviando para lá os Vingadores apenas para lhes atingir com um míssil. Mesmo com a proibição de Nick Fury, um desertor da S.H.I.E.L.D. (ou seja, agente da HYDRA) tomou conta do assunto usando um jacto.
18. Loki perdeu contra os Vingadores de propósito
Temos perante nós o Deus das travessuras, um verdadeiro manipulador e estrategista, então porque é que tudo o que ele faz em Vingadores é tão pragmático e inconsciente? Deixa-se capturar quando se encontra no meio de uma multidão. E para piorar, deixa-se capturar sem qualquer tipo de resistência. Os Vingadores percebem então que ele queria ser capturado para mandar o Hulk num ataque desenfreado, algo que lhe saiu pela culatra pois apenas criou maior união no grupo.
Loki tornou muito claro em Thor que não tem qualquer interesse no nosso planeta, quer apenas governar Asgard. Então porque é que se deu ao trabalho de nos tentar escravizar e manipular? Somos uns zés-ninguém ao pé dos asgardianos. Loki utilizou o ceptro para incitar Selvig a colocar uma artimanha no portal, para que os Vingadores pudessem fechar o portal, obter o Tesseract e enviá-lo de volta para Asgard com o Thor e Loki a reboque. Com mais uma Jóia do Infinito em Asgard, juntamente com a Manopla do Infinito (que foi revelada em Thor), Loki encontra-se no lugar certo e à hora certa para tomar controlo do reino de Asgard. E Thanos fica com a Manopla do Infinito (como vimos em Vingadores: A Era de Ultron) e assim conquistar a Terra.
16. Caveira Vermelha está vivo
Porque raios havia a Marvel de matar uns dos melhores vilões do Capitão América? A última vez que o vimos estava na posse do Tesseract, sendo que este o dissolveu através de um portal. Sabemos que é um portal e não um feixe de luz pois não há abertura no topo do avião quando o raio se apaga. Porquê gastar dinheiro num raio feito em CGI em vez de fazer com que Caveira Vermelha expluda? Aqui há gato… Na primeira cena de Vingadores, o Tesseract é descrito como um portal, sendo que este até transporta Thor e Loki para Asgard A teoria proposta é que o Caveira está a ajudar a HYDRA e Thanos a tomar conta do planeta Terra.
15. Pepper Potts está morta
Onde raios anda Pepper Potts desde Homem de Ferro 3? Já se passaram quatro anos e oito filmes desde a sua última aparição no universo cinematográfico da Marvel, sendo que a sua ausência é sempre descrita por Tony como “está ocupada”. Apesar de sermos levados a acreditar que Tony e Pepper terminaram a sua relação, isto seria incomum, pois Tony não tem vergonha de nada, logo não há motivos para não revelar o que aconteceu, a não ser o trágico desfecho desta teoria.
A teoria diz que Pepper morreu devido à Extremis e Tony tem tentado manter as aparências, chegando a marcar e cancelar eventos para ocultar a sua morte. É uma melhor explicação para o porquê de ele voltar a ser Homem de Ferro depois de destruir todos os fatos no final de Homem de Ferro 3, do que a pouco plausível explicação de que está viciado nas batalhas.
14. Heimdall tem a última Jóia do Infinito
O MCU gira à volta das seis Jóias do Infinito. Já conhecemos cinco, Espaço (Tesseract), Mente (Visão), Realidade (Éter), Poder (Esfera) e Tempo (Olho de Agamotto), e a última? Esta é a verdadeira questão, onde está a Jóia da Alma? A teoria sugere que Heimdall teve-a este tempo todo. Em Guardiões da Galáxia, a Jóia tem uma cor laranja, a mesma cor dos olhos do Heimdall, coincidência? Pensamos que não!!
Em Thor, Loki explica que Heimdall tem um poder que mais ninguém tem em Asgard, o que explica o porquê de ele ser o guardião dos nove reinos. Isto fortalece-se quando Heimdall explica a Thor (em Thor: O Mundo das Trevas) que consegue ver nove reinos e dez triliões de almas. Para finalizar, as localizações das Jóias do Infinito parecem estar predispostas de acordo com o seguinte acrónimo: Tesseract, Heimdall, Aether (Éter), Nexus (Olho de Agamotto), Orb (Esfera) e Scepter (Visão) = T.H.A.N.O.S.
12. A Jóia da Realidade vai ser usada para mudar o elenco
Uma das perguntas mais colocadas em relação ao MCU desde o início tem sido: como irá continuar? Podemos criar as batalhas que quisermos mas a certa altura vai-se tornar arroz, os actores vão envelhecer e querer elevar as carreiras ao próximo patamar, então como mudar isto? Com a quantidade enorme de heróis que existe, não se alcança a mesma preponderância entre todos. Ou seja, um filme do Agente Americano não vai ter o mesmo impacto que um filme do Capitão América. Mas os fãs encontraram a solução.
Nas bandas desenhadas, a Jóia da Realidade tem como principal poder dar controlo sobre a realidade, o que pode fazer com que se criem várias realidades. A teoria em questão diz que a Jóia da Realidade será usada no quarto filme dos Vingadores, servindo como um reboot ao universo.
11. A invasão Chitauri foi apenas uma distracção
A invasão Chitauri pareceu desde o início estar condenada ao falhanço. Loki colocou o portal no meio de uma das cidades mais populadas do mundo, onde sabia que iria encontrar resistência assim que mostrasse qualquer sinal de ameaça. Ao invés de procurar um sítio onde pudesse usar o portal como bem entende (o que vem corroborar a teoria de que Loki perdeu contra os Vingadores de propósito!). Mesmo que os Vingadores estivessem a jogar bowling nós sabemos que a S.H.I.E.L.D., assim que notasse uma anormalidade, deixava cair um míssil no meio da cidade, o que levanta a questão: qual era a sua estratégia?
E se esta invasão foi uma distracção para a Invasão Secreta? A Invasão Secreta nas bandas desenhadas é planeada pelos Skrull que invadem a Terra e tomam o lugar de vários heróis e figuras importantes da política. No entanto, os direitos sobre os Skrull são detidos pela 20th Century Fox, o que pode impedir que sejam utilizados no MCU. Ainda assim, na versão Ultimate, os Chitauri têm também a habilidade de se metamorfosear. Talvez, enquanto toda a gente se focava em Nova Iorque, um exército secreto estava-se a infiltrar na Terra e a aumentar os seus números para a vinda de Thanos. Veremos o que acontece em Avengers: Infinity War.
10. Peggy Carter é a mãe biológica de Tony Stark
Foi claro para todos os que viram Capitão América: O Primeiro Vingador que Peggy Carter e Howard Stark se envolveram antes do Capitão aparecer. A sua amizade, como vemos ao longo da série Agente Carter, mostra que Howard tem em Peggy o seu pilar de confiança mais do que qualquer outra pessoa. Além de que no início de Homem-Formiga descobrimos que eles ainda trabalham em conjunto após o casamento de Howard. Sabemos também que Howard Stark foi um galã e Steve Rogers em Capitão América: Guerra Civil até diz, “nem acredito que o Howard se casou”.
No entanto, as pessoas crescem e Howard pode ter conhecido a mulher certa e ter assentado, mas esta teoria não se baseia na sua infidelidade. A teoria sugere que Maria não era capaz de engravidar, o que levou a que Howard contactasse a sua amiga mais próxima para poder servir de barriga de aluguer. O que explicaria o facto de Tony não se parecer minimamente com a sua mãe.
8. Groot é imortal e faz parte da Yggdrasil
Na cena de abertura de Capitão América: O Primeiro Vingador, à medida que Caveira Vermelha procura o Tesseract, este olha para uma árvore esculpida na parede e diz, “Yggdrasil, a árvore do mundo. Guardiã do conhecimento e do destino.” Parece uma frase meio aleatória tendo em conta a cadeia de acontecimentos, no entanto, ainda antes disso, Thor descreve Yggdrasil, em Thor, como a árvore que liga os nove reinos. Em Thor: O Mundo das Trevas podemos ver que Heimdall tem Yggdrasil esculpida na armadura. E no trailer de Thor: Ragnarok a Yggdrasil pode ter aparecido a arder.
Em Guardiões da Galáxia foi-nos explicado que qualquer pedaço do Groot, quando preservado, eventualmente se iria regenerar (à la Deadpool e Wolverine) para um Groot saudável, o que nos indica que ele viverá para sempre. Esta teoria sugere que Groot foi retirado de um pedaço da Yggdrasil plantado no plano Terrestre para servir como Guardião. O que explica o porquê de no filme nunca ninguém ter visto nada que se assemelhasse ao Groot e o porquê da sua descrição na Nova Corps dizer, “Origem: X”.
7. Capitão América vai morrer em Avengers: Infinity War
Uma das principais críticas ao MCU tem sido o constante evitar em matar qualquer uma das personagens mais icónicas dos Vingadores. O que nos leva a pensar que eles estão a guardar uma morte a sério para quando menos esperamos, ou para o grande final da Fase 3 em Avengers: Infinity War. A primeira pista baseia-se na visão de Tony Stark em Vingadores: A Era de Ultron, onde este vê os Vingadores mortos, focando-se especialmente no Capitão, cujo escudo se encontra partido.
Também em Vingadores: A Era de Ultron, a Feiticeira Escarlate transmite uma visão a Steve Rogers dele próprio a ter uma dança com Peggy Carter, em que ela diz: “a guerra terminou finalmente Steve. Podemos ir para casa”. Poderá isto ser um indício de que Steve está morto e encontrou a paz? Para culminar, Chris Evans já só tem um filme no seu contracto com a Marvel e nem se ouve falar em renegociação. Kevin Feige já disse que não podem revelar o título de Vingadores 4 pois é um spoiler de Avengers: Infinity War. Poderá isto sugerir que o título remete para a história que matou o Capitão América na banda desenhada? Falamos de Avengers: Fallen Son.
6. As Jóias do Infinito vão ser usadas para ressuscitar vilões
Outra grande crítica apontada ao MCU é em relação aos pessimamente desenvolvidos e facilmente dispensáveis vilões, antes que possam ter qualquer tipo de impacto nos filmes, falamos de Caveira Vermelha, Monge de Ferro, Malekith, entre outros. A teoria que se apresenta aqui é que a Marvel mata-os facilmente para que possam voltar como soberanos em filmes futuros.
Aliás, eles estarão todos de volta em Avengers: Infinity War, através da Manopla do Infinito. A Jóia da Alma tem o poder de ressuscitar pessoas e a Jóia da Realidade permite a manipulação da própria realidade. Quão maquiavélico seria vermos os Vingadores serem superados pelos inúmeros vilões com que pensavam já ter lidado anteriormente?
4. Nick Fury é vidente
Fury parece ter sempre um plano dentro de um plano, com planos de reserva para os planos de reserva. Falamos do melhor estrategista de todos os tempos (calma Batman, é um universo diferente!) ou estará ele a esconder um super poder? Esta teoria sugere que Nick Fury consegue prever qualquer acontecimento. Vejamos então, este homem consegue juntar uma equipa de super heróis momentos antes de Nova Iorque ser invadida, tem bunkers em caso de ataques, antes do seu agente preferido ser abatido desenvolve um plano para ressuscitar pessoas. Parecem ser muitos fundos a serem usados em projectos alucinantes!
Mas não falamos de mera preparação. Em Vingadores: A Era de Ultron, Fury aparece na casa de campo de Gavião Arqueiro horas antes do encontro, onde apenas Barton sabia para onde ele se deslocava. Parece também saber tudo sobre a situação de Ultron tendo em conta que ele não tem colaborado com a S.H.I.E.L.D. ultimamente. Não precisamos de falar em fingir a própria morte pois não?
3. A Mão está a criar vampiros
Na primeira temporada de Demolidor, Stick é enviado para eliminar Céu Negro, portador de sombras, mais concretamente “o tipo de arma que não queres no teu mundo”. No entanto, quando lá chega, depara-se com uma criança. Será esta a arma? Na segunda temporada, a Mão conta a Elektra que ela é a Céu Negro. Todavia, mesmo sendo esta uma arma incrível, Elektra morre no episódio seguinte, o que sugere que Céu Negro é mais do que o que nos foi mostrado. Serve para ser o progenitor de um exército de vampiros.
Tanto em Demolidor como em Punho de Ferro, a Mão suga o sangue das pessoas, que pelo que percebemos é usado para ressuscitar pessoas num sarcófago cerimonial. Outra pista é o facto de Stick especificamente treinar Matt por ser cego. Quem tem vantagem contra criaturas que caçam durante a noite? Alguém que não se fia na luz. Em cima disso, Céu Negro é uma alusão à noite e a Mão treina para esconder o batimento cardíaco. O que dá jeito quando se tem de lidar com criaturas sugadoras de sangue. A teoria diz também que é através destes eventos que Blade vai ser introduzido no MCU.
2. Stan Lee é Uatu, O Vigilante
Falamos de uma das mais antigas teorias do MCU, sobre o homem das participações especiais, o próprio Stan Lee! Apareceu em todos os filmes do MCU até à data, que até mesmo fãs casuais que nem sabem que a Marvel e a DC são universos diferentes se apercebem da constante presença do “velhote”!
A teoria baseia-se portanto no facto de Stan Lee ser Uatu, O Vigilante. Se não conheces, Uatu é um extraterrestre destacado para observar a Terra e o seu sistema solar. Este tem a habilidade de espreitar e navegar por outras realidades, explorando o famoso “e se?”. O que explica o porquê de Lee aparecer em filmes da Marvel que são propriedade de outros estúdios. E esta teoria foi mais ou menos confirmada. Em Guardiões da Galáxia Vol. 2, Stan Lee aparece junto dos Vigilantes, apesar de não ser claramente um deles. Mas é certo que tem uma relação bastante próxima aos Vigilantes e parece estar a trabalhar para eles. O próprio Kevin Feige já confirmou esta teoria. Stan Lee trabalha mesmo para os Vigilantes!