A adaptação cinematográfica de James Cameron da manga cyberpunk Battle Angel Alita tem andado em desenvolvimento há mais de uma década, e depois de todas as remodelações e atrasos parece que ele nem sequer vai realizar o filme – Robert Rodriguez, o realizador de Sin City: Cidade do Pecado e Spy Kids – O Filme, vai ficar com essa honra, enquanto Cameron será produtor.
Renomeado Alita: Battle Angel, o projeto live-action é baseado na popular obra de Yukito Kishiro sobre uma mulher ciborgue que é descoberta no lixo por um cientista; com nenhuma memória sobre a sua vida anterior, exceto pelas suas mortíferas artes marciais, ela torna-se numa caçadora de recompensas, perseguindo criminosos enquanto tenta descobrir a sua verdadeira identidade.
Começou-se a falar que Cameron andava a trabalhar na adaptação desta propriedade por volta do ano 2000, com o cineasta a eventualmente escrever o guião com Laeta Kalogridis de Shutter Island. Mas os constantes testes e limitações tecnológicas – Cameron achava que este projeto necessitava do mesmo tipo de motion capture e cinematografia digital que ele eventualmente usaria em Avatar – continuaram a atrasar o filme.
Depois de ter completado esse último filme o realizador tinha intenções de atacar finalmente Alita, mas esses planos caíram por terra quando Cameron decidiu focar-se nas numerosas sequelas de Avatar.
Mas os dois fazem um bom par, pois enquanto Cameron abriu portas tecnológicas em filmes blockbuster, Rodriguez fez o mesmo para filmes mais pequenos e mais frugais – não só tem o seu próprio estúdio em Texas, como saltou para cenários digitais e filmar em vídeo com Sin City: Cidade do Pecado muito antes de outros grandes cineastas estarem dispostos a fazer o mesmo.
James Cameron disse num comunicado à imprensa:
Robert e eu temos andado à procura de um filme para fazer juntos há anos, por isso eu fiquei excitado quando ele disse que queria fazer Battle Angel. Este projeto é próximo e querido para mim, e não há ninguém em quem confie mais do que Robert, com a sua virtuosidade técnica e estilo rebelde, para assumir as rédeas de realizador. Estamos ansiosos para aprender muito um com o outro enquanto fazemos um magnífico épico.
Battle Angel Alita é conhecida no Japão como Gunnm e foi publicada originalmente entre 1990 e 1995, e teve um prequela – Ashen Victor –, mais duas sequelas – Battle Angel Alita: Last Order e Gunnm Mars Chronicle –, dois episódios em Original Video Animation – intitulados simplesmente de Battle Angel nos Estados Unidos – e também um videojogo RPG para a Playstation – Gunnm: Martian Memory.
Lê mais sobre James Cameron.