YOKU’S ISLAND EXPRESS | Crítica

Este videojogo é muita fruta!

39
Partilha no Facebook
Partilha no Twitter
Por Joana Sousa escritor/a em SOMOSGEEKS.PT
http://joanasvsousa3.wixsite.com/joanasousa
A minha paixão pelo Cinema e Videojogos levou-me pelos caminhos da Animação e Pós-Produção e a cobrir essas áreas aqui...

Já tive o prazer de experimentar a obra estreante do estúdio Villa Gorilla! Yoku’s Island Express já chegou a todas as plataformas, distribuído pela Team17. Esta distribuidora não te será de todo desconhecida. Mesmo que não tenhas muita cultura de videojogos, é bem provável que conheças a sua franquia mais clássica, Worms, que marcou gerações com a sua grande estreia em ‘95. Com isto, cada novo videojogo a ser lançado por esta equipa tem mostrado igualmente um boa qualidade, e já aqui temos acompanhado as suas obras mais recentes como My Time At Portia, Forged Batallion e The Escapists 2.

Yoku’s Island Express, trouxe consigo o hype agregado a esta distribuidora e os sonhos do seu estúdio desenvolvedor. Esperando proporcionar aos jogadores uma experiência única e muito original, este videojogo vem reinventar o género pinball com uma aventura revigorante à mistura. Neste videojogo, controlas a personagem de Yoku. Um pequeno escaravelho muito fofinho que chega à Ilha de Mokumana para tomar o seu lugar como carteiro, uma vez que o velho pterodáctilo acabou de se aposentar do serviço e quer gozar da sua reforma. 

Yoku mal entrou de serviço e já se viu embrulhado numa aventura sem precedentes! Logo no seu primeiro dia, a ilha acordou aterrorizada ao se deparar com a entidade protectora da ilha, fragilizada após ter sido vítima de um ataque de um vil inimigo. Cabe então ao carteiro da ilha, conseguir fazer chegar as mensagens de convocatórias para uma reunião dos chefes que deverão unir forças para salvar a mítica criatura e descobrir o malfeitor. Nisto, Yoku vê-se numa grandiosa aventura que reflecte bem um certo espírito Aloha que vemos embutido nos seus cenários e na suas personagens animalescas. Um detalhe que não posso deixar escapar, é que com base neste estilo de vida, tanto a própria vida do personagem como a economia da ilha funciona à base de fruta. 

Yoku’s Island Express oferece a esta história com uma vibe muito havaiana, num mundo aberto labiríntico imenso que terás de explorar aos poucos para desbloqueares e desvendares todo o seu mapa. Neste, à uma forte vertente de pinball empregue que utilizas para te deslocares. Nisto cheguei a pensar que o videojogo pudesse afastar alguns jogadores menos fanáticos deste género, mas felizmente este é um videojogo que vejo agradar a pessoal de todas as idades com diferentes tipos de backgrounds. Isto porque a mecânica de pinball aqui presente foi mesmo muito bem repensada desde o seu primeiro rascunho e empregue de uma forma sólida e exemplar. É uma versão eficaz e simplificada dos modelos físicos com que estamos familiarizados, e ainda assim confere uma experiência deliciosamente desafiante! Uma verdadeira reinvenção do género que com muito gosto vejo renascer aqui e com boas perspectivas futuras de aplicação noutros videojogos.

Com isto, os controlos implementados não podiam deixar de ser muito intuitivos e reflectir o balanço perfeito que se procurou em termos de mobilidade da personagem, tendo em conta a complexidade deste mundo. A simplicidade dos controlos da personagem resume-se à sua deslocação, que o só podes controlar andando horizontalmente ou através dos gatilhos dos flipper bats que te fazem disparar pelo campo. Para acrescentar uma certa dificuldade ao videojogo, há  três variantes de flipper bats: os azuis, os amarelos e os mistos. Cada cor é controlada com um gatilho em específico. Para além do botão que te mostra o mapa, também tens um botão para assoprares uma buzina e outro para aspirar umas certas lesmas que estão a infestar a ilha e a bloquear os seus caminhos.

A nível artístico, o videojogo é extremamente eye candy! O seu visual cartooninsta de duas dimensões é composto por cores atractivas e por fundos em pintura digital. Ao longo da aventura de Yoku, o jogador viaja por cenários cheios de uma intensa personalidade e que vão deste os terrenos mais áridos aos terrenos mais gélidos, passando por pântanos e ambientes subaquáticos, até chegar a florestas vibrantes. Esta Ilha de Mokumana consegue mesmo conter todo um globo de ambientes! Em termos de animação, esta é fluída e apesar de entrar em poucos pormenores, é competente.

A primeira vez que abri este videojogo e ouvi a sua música começar a tocar foi extremamente relaxante. A sua vibe transporta-te para o Hawaii e acompanha calmamente todo o videojogo com as suas faixas a adaptarem-se ao ambiente envolvente.

Yoku’s Island Express é sem dúvida uma surpresa dentro do seu género que não podes deixar de experimentar. Garantindo uma experiência extremamente agradável e divertida, consigo ver jogadores de todas as idades a desfrutarem desta aventura e do que ela nos ensina com todo o cuidado que foi empregue na sua estrutura. Um óptimo videojogo para levares contigo nos tempos mortos, ou para relaxares e te viciares após um longo dia de trabalho.

Yoku’s Island Express já está disponível para Steam, Xbox One, Playstation 4 e Nintendo Switch.

Quando foi a última vez que jogaste pinball?

0
ADOROADORO
0
OMGOMG
0
VOMITEI-ME TODOVOMITEI-ME TODO
0
YayYay
0
TRISTETRISTE
0
MEHMEH
0
IRRITADOIRRITADO
Voted Thanks!
  • LÊ MAIS SOBRE
  • Nintendo Switch
  • Playstation 4
  • Steam
  • Team17
  • Villa Gorilla
  • Xbox One
  • Yoku's Island Express
Partilha no Facebook
Partilha no Twitter
AVISO LEGAL: A opinião expressa neste artigo é da única responsabilidade do seu autor e não representa a do Grupo Cubo Geek. Este artigo foi publicado de forma voluntária usando a plataforma Somos Geeks.
COMENTÁRIOS
Este espaço é disponibilizado para comentários sobre o tema apresentado nesta publicação. Respeita a opinião dos outros e mantém a discussão saudável.
Os comentários são moderados de acordo com as Regras da Comunidade.

DIZ ALGO SOBRE ISTO!

Please enter your comment!
Please enter your name here