Somos todos geeks.
Não sabíamos que éramos geeks, mas éramos já antes de o sabermos.
Quando vimos o Star Wars mais vezes do que as que queremos admitir, quando demos por nós a comprar bonecos dos nossos animes, quando irritámos os amigos com recomendações constantes de BDs obscuras que iam mudar a vida deles.
Só mais tarde nos deparámos com o termo “Geek”. O mais certo é que nas primeiras vezes isso nem fosse uma coisa boa. A maior parte de nós é velho o suficiente para se lembrar dessa palavra como um insulto, ou pelo menos como algo pejorativo.
Não que isso nos desmotivasse!
Pelo contrário, e paradoxalmente, quanto menos estes gostos eram partilhados pelos nossos pares, mais nos embrenhávamos neles.
Quase invariavelmente distanciámo-nos da maioria dos nossos pares. O termo “geek” era usado. Aposto que alguns de vocês até o rejeitavam ao início. Quase inevitavelmente acabámos por abraçar o termo “geek” com orgulho. Lutámos por ele, lutámos pelos nossos filmes e BDs, contra todos. Habitualmente sozinhos.
Todos nós nos lembramos provavelmente da primeira convenção de que ouvimos falar. Para mim foi a E3. Para muitos terá sido a ComicCon, provavelmente.
Existiam estes lugares, lá longe, onde se juntavam os Geeks todos, e durante alguns dias geekavam forte e feio sobre filmes e jogos e BDs e animes e Mangas. Um lugar onde os Geeks podiam estar com outros Geeks e partilhar o seu entusiasmo desmesurado por estas coisas.
Em Portugal, durante muito tempo, não houve Convenções. Restava-nos sonhar e imaginar como seria estar numa convenção a sério.
Não que isso nos desmotivasse, mais uma vez.
Continuámos a geekar sobre estas coisas. Conversamos e debatemos sobre filmes e animes e jogos e BDs, escrevemos sobre eles, pensamos sobre eles, recebemos olhares estranhos à custa deles, mas mantivemo-nos sempre fiéis a eles!
Felizmente quando se juntam Geeks suficientes o entusiasmo torna-se exponencialmente sinérgico e acabam por acontecer coisas. Começam a surgir Convenções em Portugal, umas atrás das outras. Nasce o Manga and Comic Event (MCE), organizado pela Associação Núcleo de Geeks do Algarve (ANGA) e os Geeks algarvios (reconhecidamente os melhores Geeks) têm um lugar onde irem geekar todos juntos.
Nós, aqui, neste Cubo Geek, já andávamos a escrever sobre coisas geeks há algum tempo, a apalpar terreno, a ganhar leitores. De alguma forma, quase surpreendentemente, fomos convidados (!!!) pela ANGA a participar no MCE!
O nosso coraçãozinho Geek lá se aguentou, e pusemos mãos à obra, sem ter muito a certeza de como iam correr as coisas, mas o nosso entusiasmo Geek não nos tinha falhado até agora.
A ANGA deu-nos apoio, e guiou-nos nos nossos primeiros passinhos noobs no mundo das convenções, e no fim conseguimos organizar-nos!
Fizemos um Banner com algumas das nossas personagens preferidas de séries, BD, anime, jogos e filmes, onde outros geeks pudessem vir tirar fotografias connosco, e geekar ainda mais!
Fizemos reportagens fotográficas e de vídeo aos Cosplayers (muitos e bons), às actividades organizadas pelo MCE (divertidas e variadas), às lojas (fantásticas e com mais coisas do que as que conseguíamos comprar) e aos torneios.
Entrevistámos uma data de gente, desde representantes de lojas (CloneTV, KingPin Books, JS Informática), membros da ANGA, cosplayers e até jovens artistas que lá estavam também a lutar pelo seu talento e entusiasmo.
Até nos deram oportunidade de subir a um palco, e passar uma hora e meia a falar para pessoas que estavam genuinamente interessadas em ouvir o que tínhamos para dizer. O nosso painel “Super-Heróis: da BD ao Cinema” teve quase lotação esgotada e uma audiência fantástica que participou imenso e até se riu das nossas piadas!
Foi uma experiência inesquecivel. Passámos de fãs a participantes intervenientes! Deixámos de ser meramente espectadores para passarmos a ser criadores de conteúdo, a quem os fãs dão ouvidos! Anos e anos a pensar e ver filmes e a ler BDs e a jogar jogos; energia e tempo gastos em discussões intermináveis sobre qual dos Star Wars é o melhor, centenas de palavras escritas a criticar e a analisar estes objectos de arte que tanto nos entusiasmam, validados e glorificados em dois dias de divertimento!
As convenções com que sonhámos durante anos e anos não só deixaram de ser um sonho, como tivemos oportunidade de participar numa! Ter participado no MCE foi a nossa cerimónia de graduação para todo um outro nível de geekice!
Aconteça o que acontecer, a partir de agora o Cubo Geek esteve numa convenção, e raios se não nos safámos extremamente bem!
Vamos continuar a criar conteúdo, a partilhar o nosso entusiasmo Geek com todos os outros Geeks, para podermos continuar a geekar todos juntos, e podem contar connosco para o MCE 2016.