Este post contém SPOILERS, mas todos os que sejam referentes a coisas que tenham acontecido este ano, nomeadamente a segunda metade da segunda temporada de AoS e do Age of Ultron, vão estar devidamente identificados.
Em primeiro lugar há algo a ser dito acerca do amor dos fãs pelas suas personagens preferidas:
Contrariamente ao que se possa pensar, uma das personagens centrais da série, e provavelmente a mais reconhecível, o Phil Coulson, não surge em nenhuma banda-desenhada, sendo uma criação exclusivamente dos filmes.
À semelhança Harley Quinn, que entretanto se tornou uma das personagens mais populares do universo DC depois de ser criada para a da série animada e que à custa da devoção e interesse dos fâs, foi adoptada como personagem oficial das bandas desenhadas; também a personagem do Phil Coulson aparece pela primeira vez no Iron Man (2008) tendo sido criado apenas para fazer uma piada acerca do nome demasiado comprido da S.H.I.E.L.D.
No entanto, a personagem tornou-se tão popular entre os fãs, que voltou a merecer pequenas aparições nos filmes subsequentes da MCU, depois em algumas curtas-metragens, até que tem o seu principal papel no grande ecrã no filme Avengers (2012).
A personagem dá a volta completa quando aparece como personagem oficial nas bandas desenhadas
.
Eu podia escrever um artigo inteiro sobre a personagem do Phil Coulson, mas vou limitar-me a explicar que a personagem é adorável porque consegue transmitir verdadeiramente a ideia de um super-agente-espião de uma organização ultra-secreta que começou a sua carreira com um trabalho de secretário a arquivar papéis.
O Phil Coulson é a personagem normal num mundo de super-heróis, e a perspectiva dele é um reflexo da nossa, fazendo dele um substituto da audência. Também de forma semelhante à sua audiência, o Phil Coulson é um geek e admira os super-heróis, coleccionando cromos vintage do Capitão América.