As lealdades das Casas nobres do Norte de Westeros estão a assumir crescente importância na série. O Norte, como sabemos, é o maior dos Sete Reinos, acabando por constituir mais de um terço do continente (se assumirmos que este acaba na Muralha, é claro). Sendo assim, é normal que esta área tenha mais famílias importantes do que as outras, e que todas estas famílias se baralhem nas nossas cabeças de vez em quando. Vamos analisá-las uma a uma, e tentar compreender para que lado podem pender!
Excluímos, claro, os Stark, e acrescentamos que muitos destes pormenores são diferentes nos livros – este artigo é referente especificamente à série.
Umber
Os Umber têm a sua fortaleza na Última Lareira, assim chamada por ser a última fortaleza antes da Muralha e de Castelo Negro. São pessoas rudes, temperadas pelo clima agreste, e com mais características dos Selvagens do que dos senhores do sul. O seu brasão, exemplificado abaixo, é um gigante em castanho segurando correntes quebradas sobre um fundo vermelho. Historicamente, os Umber foram reis no tempo dos Primeiros Homens, sendo depois reduzidos à condição de vassalos dos Stark. Pela sua proximidade à Muralha, sofrem muitos ataques de Selvagens e são muitas vezes chamados pela Patrulha da Noite para ajudarem a defender o Reino. Um Umber que conhecemos foi Lord Jon, conhecido como Greatjon pelo seu tamanho, que acompanhou Robb Stark na sua guerra (imagem em baixo). Este Umber era ferozmente leal aos Stark. Lamentavelmente, o seu filho, o Smalljon, já não o é, e entregou recentemente Rickon Stark às garras dos Bolton, revelando ao mesmo tempo a morte do seu pai.
Karstark
Esta é uma casa em relação à qual não precisamos de especular – Robb Stark pôs fim às relações de amizade quando cortou a cabeça de Lord Rickard Karstark, apesar de as suas famílias seres parentes de sangue, como os nomes dão a entender. Apoiam agora os Bolton. Harald Karstark é o jovem que vemos presentemente a apoiar Ramsay, e que observou impavidamente o assassínio de Roose Bolton. Provêm de Karhold; o seu lema é “O Sol do Inverno”, e o seu brasão é um sol branco em fundo negro. Historicamente, provêm de Karlon Stark, a quem foi dada uma fortaleza pela sua bravura em batalha. A esta fortaleza foi dado o nome de Karl’s Hold, eventualmente indo dar Karhold, e alterando o nome da família para Karstark de modo a diferenciá-los.
Cerwyn
Pouco mencionados quer na série quer nos livros, os Cerwyn estão entre as famílias mais poderosas do Norte, e o Castelo Cerwyn é aquele que se encontra mais perto de Winterfell. O seu brasão é um machado de dois gumes negro sobre branco; as suas palavras são “Afiado e Preparado”. Na série, Lord Medger Cerwyn mantém-se leal aos Stark, recusando-se a pagar impostos a Ramsay Bolton, até que este o esfola vivo a ele e à mulher. O seu filho Cley, seu sucessor, submete-se aos Bolton. (Esta informação é dada por Ramsay ao seu pai na quinta temporada.) Jon Snow conta os Cerwyn como uma das Casas que poderão ainda ser persuadidas a defender os Stark, e tem nisso toda a razão.
Glover
Residentes do Bosque Profundo, ou “Deepwood Motte”, os Glover são uma casa poderosa e leal, descendente de reis dos Primeiros Homens. O brasão é uma manopla sobre um fundo vermelho. Quando os seus homens, liderados por Lord Robett Glover, partem para o sul para assistir Robb Stark na sua guerra, a invasão das Ilhas de Ferro chega a Bosque Profundo, que é tomado por Yara Greyjoy. Yara deixa uma guarnição no Bosque, que é chacinada pelos Glover quando regressam após o final da Guerra dos Cinco Reis. Outros membros desta família que são mencionados são a primeira mulher de Jorah Mormont, que morreu após dez anos de casamento, e Ethan Glover, que morreu a ajudar Ned Stark na Torre da Alegria. Jon conta também esta casa entre aquelas que podem ainda oferecer-lhe lealdade.
Bolton
Todos já sabemos o suficiente (ou demasiado) sobre os membros actuais desta casa. Oriundos do “Dreadfort”, ou Forte do Pavor, são descendentes dos Primeiros Homens. O seu brasão é um homem esfolado sobre um fundo rosa, por vezes com gotas de sangue. Foram desde sempre inimigos dos Stark, chegando a ter o seu próprio reino no Norte e chamando aos seus soberanos “Reis Vermelhos”. Estes reis chegaram até a tomar Winterfell por duas vezes, sendo de ambas as vezes repelidos. O costume macabro de esfolar vivos os inimigos e de vestir as suas peles como capas torna-os temidos mesmo no Norte; juraram abandonar este costume quando dobraram o joelho aos Stark, há mais de mil anos atrás. O seu lema oficial, apesar de não ter aparecido em livros nem série, é “As Nossas Lâminas são Afiadas”. Permanecem a segunda Casa mais poderosa do Norte.
Hornwood
A Casa Hornwood, residente numa fortaleza do mesmo nome, sofreu perdas graves na Guerra dos Cinco Reis. Lord Halys Hornwood (na imagem em baixo) e o seu filho Daryn morrem a defender o Rei no Norte. Apesar de esta Casa não ter sido largamente mencionada na série, sabemos que Hornwood é agora provavelmente controlada por Lady Donella, a viúva de Lord Halys. Sendo que as suas terras fazem fronteira com as terras dos Bolton e dos Manderly, os Hornwood têm tanto rivalidades antigas como ligações familiares a ambas estas famílias. O seu brasão é um alce castanho sobre laranja escuro, e o seu lema, embora não apareça ainda nos livros, é “Justo na Fúria” – “Righteous in Wrath”.
Manderly
Esta é uma das mais importantes e poderosas Casas do Norte, com o seu assento em “White Harbor”, ou Porto Branco. Curiosamente, não são uma família do Norte, e são vistos muitas vezes como os forasteiros deste reino. Provêm das margens do rio Mander, na Campina, a zona onde agora a família mais importante são os Tyrell. Devido a uma guerra de sucessão, os Manderly foram expulsos da Campina, e foram subsequentemente aceites pelos Stark como seus súbditos. Os Stark outorgaram-lhes as terras do rio Faca Branca e a antiga fortaleza conhecida como a Caverna do Lobo. São a Casa mais rica do Norte, devido ao comércio, à pesca e à simples latitude. Têm um grande poderio militar, mas ainda não declararam lealdade a nenhuma causa desde a morte de Robb Stark (e de Wendel Manderly, na imagem em baixo, o herdeiro às terras, morto no Casamento Vermelho). São comandados pelo Lord Wyman. O seu brasão é uma sereia macho com cabelos e cauda verde escuros num fundo azul esverdeado.
Tallhart
A Casa Tallhart é soberana da Praça de Torrhen, uma formidável fortaleza com muralhas de dez metros de altura. Apesar de esta família não ser mencionada na série, sabemos que Lord Helman Tallhart e o seu filho Benfred morreram durante a Guerra dos Cinco Reis, e que a Praça de Torrhen pertence agora à filha de Helman, Eddara. Sofreram também um ataque dos Homens de Ferro, que debilitou o seu poderio militar. O seu brasão são três pinheiros sobre castanho, e o seu lema, “Orgulhosos e Livres”.
Mormont
Os Mormont da Ilha do Urso são um povo feroz, moldado pelas incursões frequentes de Selvagens. Apesar de serem uma das poucas Casas a ainda possuírem uma espada de aço valiriano (Garra Longa, que o Comandante Mormont, da Patrulha da Noite, oferece a Jon Snow quando este lhe salva a vida), são uma Casa empobrecida devido à falta de recursos naturais da sua ilha. Reza a lenda que um rei Stark ganhou a Ilha do Urso num concurso de braço de ferro ao rei das Ilhas de Ferro que a possuía, tendo-a oferecido aos Mormonts. Como sabemos, os homens Mormont não têm passado muito tempo em casa: Lord Jeor abdicou para se juntar à Patrulha, tendo-se tornado Comandante, e Jorah foi expulso de Westeros por Eddard Stark devido à venda de escravos (prática abolida nos Sete Reinos). Porém, as mulheres da casa Mormont são guerreiras exímias: Lady Maege Mormont e a sua herdeira Dacey seguem Robb Stark na sua Guerra, acabando por morrer. A Ilha é agora protegida por Lyanna Mormont, filha de Maege, uma criança com dez anos, que recusa o pedido de ajuda de Stannis Baratheon dizendo que os Mormont obedecem apenas a ordens dos Stark. O seu brasão é um urso negro sobre uma floresta verde, e o seu lema, “Here We Stand” – “Aqui Permanecemos” na tradução ao português.
Reed
Com a sua fortaleza impenetrável na Atalaia da Água Cinzenta (“Greywater Watch”), os Reed são uma das Casas mais interessantes do Norte. O seu povo são os Cranogmanos, que parecem ser uma raça diferente, homens pequenos que vivem nos pântanos daquela zona e utilizam dardos envenenados para se defender. São derrogatoriamente chamados “comedores de sapos”, e têm uma forma de lutar específica, que inclui um tridente e uma rede. Esta Casa tem tido imenso destaque: a ela pertencem Jojen e Meera, os companheiros de Bran, que atestam certamente para a estranheza deste povo e para a sua ligação às raízes mágicas do Norte que passam pelos Filhos da Floresta e pela adoração dos Deuses Antigos. Outro membro famoso desta família é Howland, o pai de Jojen e Meera, que salvou a vida de Ned na Torre da Alegria. Apesar de não se terem juntado a Robb na sua Guerra, defenderam o Norte de invasores da sua posição vantajosa. No geral, preferem manter-se afastados da política dos Sete Reinos. O seu brasão é um lagarto-leão (uma criatura do Gargalo, onde vivem) preto num fundo verde acinzentado.
Que famílias achas que vão ter o principal papel no apoio à causa Sansa Stark?
-
Priscila Sousa