A produção de Doctor Strange da Marvel começou oficialmente, com filmagens em Nepal e outros locais para uma estreia em 2016. Fãs da personagem estão excitados, já que a estrela Benedict Cumberbatch ficou com o papel do Feiticeiro Supremo do MCU, enquanto outros famosos atores como Chiwetel Ejiofor, Tilda Swinton, Rachel McAdams e Mads Mikkelsen também fazem parte do elenco.
Enquanto a antecipação da versão realizada por Scott Derrickson está em alta, há outra visão do filme que foi supostamente oferecida à Marvel – com Neil Gaiman e Guillermo del Toro por detrás dela. Acreditava-se que a razão por que o filme não se concretizou foi porque a agenda de del Toro estava como sempre muito preenchida, mas agora é possível que tenha havido outras razões que têm mais a ver com os planos da Marvel para a personagem.
Num post no Twitter, Gaiman afirmou que a Marvel simplesmente não estava interessada na versão do duo.
@KurtBusiek I still wish Marvel had been interested in a @RealGDT & me Dr Strange movie, because I wanted to write Clea so badly after 1602.
— Neil Gaiman (@neilhimself) 27 novembro 2015
Eu ainda desejo que a Marvel estivesse interessada num filme de Dr Strange meu e de [Guillermo del Toro], porque eu queria tanto escrever Clea depois de 1602.
Gaiman já tinha mencionado estar em conversações, expressando à Marvel o seu interesse em trabalhar na personagem, mas a morte do projeto foi atribuída ao facto de del Toro estar demasiado ocupado para encaixar o projeto na sua agenda de realizador. Agora parece que o estúdio estava interessado em seguir numa direção diferente, criativamente.
Marvel 1602 foi publicada entre Novembro de 2003 e Junho de 2004, por isso pode-se usar isso como referência temporal para quando Gaiman e del Toro possam ter colaborado na ideia para o filme. Os direitos para Doctor Strange foram comprados pela Paramount em Abril de 2005 como parte do plano original de desenvolver o Universo Cinematográfico da Marvel, e ficaram nas mãos da Miramax na altura que 1602 estava a ser escrita – e enquanto Doctor Strange ficou num limbo de desenvolvimento durante vários anos depois disso, na altura que Gaiman estava interessado em trabalhar nele, a Marvel estava provavelmente a seguir com a sua própria visão da personagem, enquanto tentava resolver os primeiros passos do seu universo partilhado.
Claro que é possível que o nível de desenvolvimento da ideia tem sido exagerado ao longo dos anos – enquanto Gaiman e del Toro confirmaram terem falado sobre o projeto, del Toro disse a Collider em 2012 que os dois praticamente não discutiram sobre tentarem realmente fazer o filme.
Quando Neil Gaiman estava a visitar Hellboy II, ele literalmente disse, “Não seria fixe fazer Dr Strange juntos?” e eu disse, “Yeah isso seria fixe.” (risos) Isso foi a extensão da discussão, e então quatro ou cinco semanas depois foi tipo “Neil Gaiman e Guillermo Desenvolvendo Dr. Strange para Marvel,” e a Marvel nunca ouviu sobre esse desenvolvimento e nem eu.
Ainda assim, é difícil de imaginar uma melhor combinação de escritor-realizador para Doctor Strange, que sem dúvida usariam elementos muito mais estranhos e sobrenaturais na personagem – mas é um daqueles projetos que estão condenados a serem lembrados como «o que poderia ter sido».
Doctor Strange faz parte da Fase 3 do MCU tem estreia para 3 de Novembro de 2016, e é realizado por Scott Derrickson com um guião de Jon Spaihts, Joshua Oppenheimer e Thomas Dean Donnelly.
Lê mais sobre Doctor Strange.