“The Good Samaritan”
Parou tudo! PAROU TUDO!! Este episódio foi absolutamente brutal! Porquê? Apareceu o Ghost Rider original. Whaaaaaaaaaaaaaaaat?! Acalma-te Daniel, acalma-te. Vamos lá por partes.
Eu sabia que cheirava a podre pelos lados do Eli Morrow. Afinal aconteceu tudo por culpa dele. Mas a revelação de que ele é o verdadeiro vilão tirou toda a força à Lucy. Muito das suas acções ficaram sem sentido. Porque é que “matou” o marido? Porque é que tinha um espírito tão violento? Não se percebe. Nos flashbacks fica provado que quem estava a ficar demente era o seu marido, não ela. Enfim, o Ghost Rider purgou o seu espírito e a Lucy já lá vai. Quem será, então, o Eli Morrow? A sua identidade distanciou-se completamente da BD e não estou a ver que personagem ele possa interpretar agora. Mas eu não sou muito conhecedor da mitologia da Marvel. Se sabes quem ele é, diz nos comentários.
Adorei a referência a Agent Carter. Adoro como tudo está interligado. Um único fio que liga tudo. Delicioso. E claro que a referência a Star Wars foi do mais nerd possível. Mais uma vez o Coulson a ser a voz do espectador.
Para onde será que o Mace enviou a Jemma, daquela maneira tão secreta? Não me parece que a vá por em perigo mas o facto de ser tão secreto deixa-me intrigado. A senadora Nadeer pediu algo em troca para não divulgar o video da missão na cadeia. As minhas emoções para com o Mace são bastante instáveis. Às vezes parece que está a esconder algo, outras vezes é bastante compreensível. Não é uma personagem estável e isso deixa-me nervoso. Só sei que algo nele não bate certo.
É sempre engraçado ver o Mace e o Coulson a interagir. O choque entre os dois é sempre inevitável. E a analogia que o Coulson fez com Star Wars é verdade. Coulson foi Director da S.H.I.E.L.D. numa época em que a organização era clandestina, não prestava contas publicamente e durante muito tempo não prestou mesmo contas a ninguém. É normal que ele esteja habituado a trabalhar sem amarras. O Mace por outro lado é Director da S.H.I.E.L.D. numa época em que a organização voltou a ser pública e é escrutinada minuciosamente sobre tudo o que faz. É normal que ele tente controlar as coisas, fazer tudo certinho e não correr riscos. Percebo os dois lados. E os dois lados estão certos.
O Ghost Rider conseguiu arrombar a porta do contentor (ou como raio aquilo se chama). Já para não falar de que consegue se transformar lá dentro. O que isso significa? Bem, o contentor funciona com base na ciência. É por isso que os Inumanos não conseguem usar os seus poderes lá. Parto do principio então que os seus poderes não podem ser explicados cientificamente. Estamos, portanto, perante algo puramente mágico. Mas o Thor disse que a magia é ciência que não compreendemos… Hum. E será que ele é o ser mais poderoso que já apareceu em Agents of S.H.I.E.L.D.? Nunca ninguém conseguiu arrombar o contentor, no entanto ele conseguiu com relativa facilidade.
E finalmente vimos como o Robbie Reyes se tornou no Ghost Rider. Sempre pensei que iam aguentar essa revelação por mais alguns episódios, mas já sabia que isso ia acontecer neste episódio devido aos teasers. E foi uma revelação bombástica!! Mas vamos por partes. Ficou explicado porque é que eles foram alvo de um ataque. Gostei e fez sentido. Gostei também de ver os dois irmãos a interagir antes de tudo acontecer. Quando estávamos a assistir à história contada pelo Gabe e apareceu a mota fiquei branco. Não queria acreditar no que isso poderia significar. Pensei que seria apenas uma referência, que de facto era algum motard normal a ajudá-los, mas foi muito mais do que isso!! O ataque foi muito bem feito, a cena em que o Robbie está no ar a pedir que a vida do irmão seja salva foi ÉPICA. E depois aconteceu. Aconteceu aquilo que todos os fãs estavam à espera, aconteceu o realizar de todos os nossos sonhos. Um Ghost Rider sai da mota e passa todos os poderes para o Robbie. Será que é o Johnny Blaze? Será que o Johnny Blaze faz parte do MCU?! Ashdfjifdhdjfbdjfbdjsbfjsd!!! OMG!!!!!!!!
Ok, ok. Não sabemos se de facto é o Johnny Blaze mas vamos ser honestos, é o raio do Johnny Blaze. Só pode ser o Johnny Blaze!!! E o que isso pode significar para o futuro da série? Muita coisa. Primeiro, é inédito um Ghots Rider passar os poderes para outra pessoa. Isso terá de ser explicado. Robbie acha que ele é o demónio, portanto sempre que ele dizia que estava possuído pelo Demónio da Vingança é falso. Já vimos que não foi o demónio a dar-lhe os poderes. Na BD é comum haverem vários Ghost Riders e é provável que Agents of S.H.I.E.L.D. siga esse caminho. Depois da ameaça do Eli Morrow estar neutralizada, faz todo o sentido que Robbie e Daisy partam em busca do “demónio” que deu os poderes a Robbie. Será que esta temporada não é sobre o Robbie mas sim sobre o Johnny Blaze, o verdadeiro Ghost Rider? Atenção, eu digo verdadeiro porque foi com ele que a personagem começou (se não contarmos com o Phantom Rider), mas existiram Ghost Riders antes do Johnny Blaze.
Será que vamos ser apresentados a fundo à mitologia do Ghost Rider, com Mephisto a ser mencionado e tal? Mephisto é o nome do demónio que possuiu Johnny Blaze, sendo ele portanto, a origem do Ghost Rider. Será que isso nos vai levar às múltiplas e infinitas dimensões de Doutor Estranho? Se no sexto episódio temos uma revelação bombástica como esta, o que nos reserva o futuro? Nunca estive tão entusiasmado com Agents of S.H.I.E.L.D.. Esta temporada tem tudo para ficar na história como a melhor temporada de sempre de uma série de super-heróis.
E ainda falta falar do cliffhanger do episódio. Quando Eli Morrow liga a máquina, uma onda de energia é libertada. Quando tudo acalma não é possível ver ninguém nas instalações. Para onde foi todo o mundo? Gostava de acreditar que foram transportados para outra dimensão, porque transformarem-se em fantasmas não seria lá muito empolgante.
O nosso mal agora vai ser esperar quatro semanas pelo próximo episódio. Digo já que, da minha parte, a ressaca vai ser muito grande!