“The Fall”
Chegámos ao fim da temporada com um episódio bem sólido. Não tenho nada a apontar de mal. Obviamente que está diferente dos livros mas a essência está la. Faz sentido dentro da série e deixa um bom gancho para a próxima temporada.
Palmer, Setrakian e companhia juntam-se para um último e definitivo ataque ao Mestre. Não percebo qual é a cena do Fet ao implicar tanto com o Eph. Ya o Eph roubou o Lumen, mas isso já lá vai. Já enjoa. Já chega de fazeres birra oh Fet! Gostei que não tivessem engonhado com o planeamento do plano (peço desculpa pela redundância) e tivessem logo avançado para a acção.
Confesso que não estava à espera que o Mestre possuísse o Palmer. Não estava mesmo nada à espera porque pensava que ele iria ter o mesmo destino que tem os livros. Mas ficou muito porreiro na série e faz sentido. Palmer sempre quis a vida eterna e teve o que sempre quis. Pode não ter sido realmente como queria mas teve. A vida é irónica. Pelo lado do Mestre faz todo o sentido possuir o Palmer pois ele tem uma rede gigantesca de influências, bastante dinheiro e conhecimento.
Zach está cada vez mais do lado dos strigoi, cada vez mais está longe da sua humanidade. Mas as cenas dele com o tal strigoi cego são sempre muito boas. Gosto da relação deles os dois. Mas já lá vamos ao Zach. Por outro lado, não há forma do raio do Thomas Eichorst morrer. O gajo não morre. Mas foi muito porreiro vê-lo como um strigoi, sem todo aquele disfarce que ele usa todos os dias. E é seguramente o seguidor mais fiel do Mestre. Ver que o Mestre possuiu uma pessoa que ele odiava profundamente, não deve ter sido fácil. Mas ele engoliu em seco e aceitou. É o seu Mestre!
A luta com o Mestre foi boa mas quando apareceu o Quinlan tudo ficou mais badass! Foi pena ter sido muito luta curta mas foi uma boa luta. Claro que algo teria de acontecer, a história não ia acabar neste episódio, mas senti uma sensação de desfecho quando conseguiram prender o Mestre dentro do caixão. Foi muito boa a cena em que o Eichorst deixa de ouvir o Mestre. Notou-se perfeitamente o pânico no seu olhar.
Mas a melhor parte do episódio ainda estava para vir. Zach encontra Eph, mas não é um encontro feliz. Zach já está distante, irremediavelmente distante. Claro que com Zach vem Kelly e finalmente Eph conseguiu fazer aquilo que já há muito tempo tentava. E depois, depois aconteceu o momento em que Zach se torna uma personagem muito maior do que tinha sido até agora, muito maior do que o Zach dos livros. O facto de ter detonado a bomba devido ao pai ter matado a mãe, foi mais do que uma vingança para com Eph. Foi uma vingança para com os Humanos, foi o abandonar da sua humanidade. Zach é strigoi, nada mais.
Apesar de ter acontecido o mesmo que acontece nos livros, a bomba explode, a forma como isso acontece foi totalmente diferente. Mas a mudança serviu para fazer crescer a personagem do Zach. A meu ver, foi uma excelente mudança, como todas as mudanças nas adaptações devem ser.
A explosão foi completamente brutal!! O apocalipse começou e o grupo ficou dividido definitivamente. De um lado Fet, Duth (que neste momento é uma clara cópia da Nora dos livros), Setrakian e Quinlan . De outro lado Eph, sozinho. E ainda falta o Gus mas, depois de ver como as coisas se desenrolam, questiono-me se ele voltará a aparecer na série.
Foi um final bastante bom para uma temporada muito medíocre. Foi uma season finale que fez jus ao nome The Strain e mostra o que a série poderia ter sido se os padrões de qualidade tivessem tão altos como tiveram neste episódio.
Agora só nos resta esperar um ano para ver como tudo acaba. A quarta temporada será a última e nós estaremos aqui para discutir tudo!