Todas as noites antes de ir dormir vejo as noticias. Faço isso porque durante a tarde, no outro lado do Atlântico, tendem a sair noticias fresquinhas.
E qual não é meu espanto quando, ontem à noite, leio na Variety que um novo filme do Alien foi confirmado e será realizado por Neill Blomkamp. Wow. WOW. Ok, calma, vamos lá analisar tudo isto.
Blomkamp, apoiado por Peter Jackson, saltou para as luzes da ribalta com District 9. Um filme de uma genialidade impressionante. Depois fez Elysium que teve uma história um pouco tremida mas foi bem consistente. Agora irá estrear o seu terceiro filme, Chappie, que parece bem interessante tendo em conta os trailers divulgados.
É seguro dizer que Blomkamp merece ser reconhecido dentro do género Ficção Cientifica.
Durante a pós produção de Chappie o realizador começou a postar no Instagram imagens conceptuais de Alien. Desde Ripley com o fato do Space Jockey, um deformado Hicks, um novo tipo de Xenomorfo, a sede da Weyland-Yutani e muito mais. Os fãs, compreensivelmente, foram à loucura e a esperança por um novo Alien renasceu.
Blomkamp afirmou que a Fox não tinha conhecimento desse processo e que o fez porque é fã de Alien e porque tinha falado imenso sobre os filmes com Sigourney Weaver. A verdade é que a Fox reparou, ficou impressionada, e mesmo sem haver um argumento deu luz verde ao sonho de Blomkamp. E mais, irá ser produzido por Ridley Scott.
Rumores dizem que o filme se irá passar anos depois de Prometheus 2. Isso levante muitas questões. Não sabemos em que época temporal se insere Prometheus 2 mas é bem provável que seja antes do filme Alien porque presumivelmente iremos acompanhar Elizabeth Shaw e o android David na sua busca pelos Engenheiros. Convém relembrar que foi lançada uma graphic novel, Prometheus: Fire and Stone, que tem lugar 100 anos depois de Prometheus. Por isso é seguro especular que o segundo filme terá lugar dentro desses 100 anos e que começará antes de Alien. Não sabemos é onde irá acabar.
Se acabar antes de Alien é improvável que Ripley esteja no filme. No entanto Blomkamp afirmou que gostaria de trabalhar com Sigourney Weaver e as artes conceptuais comprovam que esse desejo sempre esteve nos planos do realizador. Outro ponto de exclamação é Hicks, que também aparece nas artes conceptuais. Em Alien 3 descobrimos que Hicks morreu. Para ele voltar teria de ser um clone ou o jogo Aliens: Colonial Marines teria de ser considerado canon, o que não me parece.
A forma como vejo para que tudo isso se encaixe é o novo Alien desconsiderar os últimos dois filmes da série e ser uma sequela directa de Aliens. Isso seria interessante de se ver porque poderíamos ter, também, a volta de Newt.
Neste momento há muitas duvidas e nos próximos meses irão aparecer muitos rumores. Temos é a certeza de que um novo filme de Alien está a vir e irá ter ligação a Prometheus. A minha esperança é que Ridley Scott não se intrometa demasiado. E que a Fox não mexa no filme. De resto eu espero um grande filme porque em Neill Blomkamp eu confio.