O realizador e argumentista Quentin Tarantino é uma das pessoas mais conhecidas na indústria cinematográfica devido à sua grande contribuição em diversos filmes de culto, sendo que as obras que lhe colocaram na ribalta foram os sucessos Cães Danados e Pulp Fiction.
Após esses filmes, Tarantino continuou a criar um legado de filmes com um cunho bastante próprio e característico que têm uma ligação lógica entre si, criando uma narrativa contínua que muitos caracterizam como o “Universo Cinematográfico de Quentin Tarantino” (numa clara alusão ao MCU), com personagens bastante trabalhadas e originais.
Como tal, foi com alguma surpresa que o realizador afirmou à EW que uma das suas criações suplanta todas as outras por ele criadas – para ele, a personagem de Hans Landa em Sacanas Sem Lei (interpretada pelo actor Christoph Waltz) é a melhor personagem que ele criou, sendo que na sua concepção ele não se tinha apercebido da sua grandeza e genialidade.
De facto, Tarantino estimava tanto a personagem que começou a desesperar na procura de um actor capaz de a interpretar na sua plenitude:
Eu estava a começar a ficar preocupado e a menos que eu encontrasse o actor perfeito eu ia cancelar a produção do filme. Eu decidi gastar mais uma semana nesta procura antes de cancelar o filme e foi nessa altura que o Christoph Waltz apareceu e era óbvio que ele era a pessoa certa – ele conseguia fazer tudo, era incrível, e foi graças a ele que pudemos fazer este filme.
Apesar do realizador ter no seu portefólio um conjunto de personagens que se tornaram icónicas, a sua apreciação pelo vilão nazi acaba por não ser um espanto total dada a espectacular performance do actor e a sua importância no filme em geral.