Lembram-se quando a uns anos atrás o psicólogo Quintino Aires insultou a comunidade gamer? Bem esta semana o comediante Jimmy Kimmel voltou a fazer o mesmo, mas foi mais além, não só insultou o que é ser gamer, como injuriou os nossos hábitos, serviços e indústria no geral. Tudo começou no início desta semana quando o serviço Youtube Gaming foi estabelecido, e Jimmy faz um paródia deste novo meio de streaming no seu programa.
Kimmel defende que um gamer ver outros gamers a jogar é uma perda tempo. Rapidamente iniciou-se uma guerra no Youtube entre o próprio e a comunidade gamer. Pensavam que Jimmy ficava por aqui? Enganam-se. Ontem a noite atira mais lenha para a fogueira lendo alguns comentários no seu próprio programa, e insulta tudo e todos ligados a este meio de entretenimento.
Eu defendo que um bom humorista deve acima de tudo ser um bom sábio, quantos mais conhecimentos tiver, melhor o seu humor será. Veja-se o exemplo dos Gato Fedorento que apostaram num humor social e de grande qualidade, catapultando-os para o seu sucesso. Claramente vê-se que Jimmy não tem noção do que fala, ainda vê gaming como um experiência arcade, quando temos videojogos que rivalizam com blockbusters de Hollywood, como é o caso da ultima aventura de Snake, Metal Gear Solid V: The Phantom Pain. Aqui temos um caso de libertinagem de expressão. Devido ao facto de podermos falar o que quisermos, não nos dá o direito de insultarmos alguém, ainda mais quando tocamos num universo tão fervoroso como são os gamers. Desta maneira estás mesmo a pedir para te queimares. Para finalizar deixo-os um ultimo reparo: A mais inocente das piadas pode ser um insulto se não sabes como e com quem estás a lidar.